2009/06/29

Frameworks de Animação em Javascript

Com o Firefox 3.5 quase a chegar, o Javascript começa a tornar-se ainda mais importante do que tem sido até aqui.

Aqui ficam algumas frameworks que simplificam o processo de criar animações em javascript sem necessitarem de qualquer plugin externo.


1. $fx

$fx

De tamanho reduzido (apenas 3.7 KB) e de fácil  aprendizagem, este $fx é uma opção interessante para criar animações aos vossos projectos web. Vejam os examplos e dêem uma olhada no seu manual para saberem o que podem conseguir.

2. jsAnim

jsAnim
Criada por Kevin Dolan, jsAnim é uma framework para animação em JavaScript que vos permite criar animações sem sacrificar os standards ou as boas normas de programação e design.

3. scripty2

scripty2
scripty2 ainda é bastante novo e experimental (está na sua fase alpha), mas demonstra já as suas capacidades - como poderão ver na scripty2 demo page.

4. GX

GX
GX, criado pelo italiano Riccardo Degni, foi construída sobre jQuery e bastante influenciada pelo MooTools. Vejam os GX Demos para ficarem a par das suas capacidades.

5. Glimmer

Glimmer
Glimmer é feita sobre popular jQuery e vem com vários assistentes para vos facilitar o trabalho. Vejam, por exemplo, o Image-Sequencer demo.

6. Animator.js

Animator.js
Animator.js permite criar efeitos de animação baseados em classes, para uma manutenção simplficiada seguindo os prinícpios OOAD.

7. Scriptio.us

Scriptio
Scriptio.us. Novamente, o mais simples é espreitarem os Scriptio Examples para ficarem com uma ideias das suas capacidades.

8. Processing.js

Processing.js
Processing.js é a versão Javascript do popular projecto open-source Processing, e foi criada pelo criador do jQuery, John Resig. Uma das mais potentes e mais bem implementadas: visitem o Exhibits para saberem o que poderão fazer.
(Nos quais se inclui um jogo estilo Tower Defense unicamente em javascript.)

9. Run

Run
Run é uma das frameworks de mais fácil implementação e com documentação para todos os gostos. Espreitem os exemplos.

10. Burst Engine

Burst Engine
Burst Engine is utiliza animação vectorial sobre o novo element Canvas do HTML5 e demonstra bem as capacidades que tanto amedrontam os demais "plugins". Até mesmo animações em 3D são possíveis, e num browser como o Chrome, diz-se que será possível implementar um emulador da primeira Playstation... Portanto, já imaginam o caminho que isto irá levar no futuro próximo.

3 comentários:

  1. Carlos o nome é mm Scriptious e n Scriptio eheh

    e o http://script.aculo.us/ ? n tem direito?

    ResponderEliminar
  2. Estas são mais vocacionadas para a "animação"; o script.aculo.us/jQuery/etc. são frameworks mais genéricas - embora também permitam fazer animações. (Aliás, algumas destas que mencionei funcionam sobre algumas dessas frameworks "base")

    ResponderEliminar