2009/06/26

Internet Internacional

Ah... a Internet... a terra da liberdade, onde todos são iguais... mas onde - como sempre - uns são mais iguais que outros.

Refiro-me mais concretamente aos casos cada vez mais frequentes de existirem conteúdo restringidos geograficamente.

Dizem-nos que vivemos num mundo cada vez mais próximo e unido... mas sempre que me aparece algo com uma janela de vídeo do Hulu, é este o resultado:


... pois, apenas pode ser visto nos Estados Unidos... Como se isso evitasse alguma coisa! Não faltam montes de artigos a explicar como ultrapassar esta limitação; mas a minha questão é... porque razão não se alteram as regras "base", para começar a considerar o planeta como um único local, e não como uma manta de retalhos onde existem alguns privilegiados de um lado e "desgraçados" do outro.

A Internet possibilita que toda a informação seja instantaneamente partilhada para todo o mundo, façam o favor de não a limitar artificialmente com base em regulamentações obsoletas de épocas passadas.

4 comentários:

  1. é por causa da globalizaçao que existe a crise financeira no planeta por isso discordo disso.

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho que a culpa seja da globalização...
    Tem mais a ver com a ganânicia de empresas e indivíduos, que com a globalização em si.

    (Basta analisar as causas dos crashs económicos que têm acontecido nos EUA... e ver que não tem nada a ver com a globalização, são sim causas "internas" que depois arrastam meio mundo atrás delas.)

    Mas, voltando à parte tecnológica, que é que um vídeo poder ser visto em todo o mundo em vez de estar restringido a um único país tem a ver com a crise? :)

    ResponderEliminar
  3. por razoes de direitos, digamos que ha um video o conan o'brian que queres ver no hulu mas nao da neste país, o porquê disso é que alguma empresa televisiva digamos por exemplo a sic, tem os direitos exclusivos neste país de transmitir conan e o hulu protege os direitos nessas ocasioes. sao coisas deste genero. e sim a ganancia faz parte do negocio, os crash nos usa directamente ou indirectamente tem haver com a globalizaçao. a globalizaçao levou a uma moeda unica na europa e previa-se uma queda no mercado por causa disso, e isso esta a acontecer..

    ResponderEliminar
  4. Devia-se criar outro modelo para as redes, sem que existam os "Service Providers" e que garantam um livre acesso a toda a comunidade.
    Alguém deveria fazer uma concorrência a este modelo de internet, que com o decorrer dos tempos está a ficar cada vez mais burocrática e cheia de politiquismos.
    Globalização é o problema da crise? Deixa-me rir. Então se a globalização foi a solução da crise agora é o problema? É conforme o tempo? Está sol ou está chuva? A culpa é dos POLÍTICOS e das POLÍTICAS! Esses que muitas vezes nem sabem onde votam e fazem um normal seguidismo político familiar. Não sabem os fundamentos da Esquerda ou da Direita e ainda mandam uns bitaites para o ar.
    O mundo é de TODOS. Não se esqueçam que todos vão para baixo da terra e não vão ficar com nada.
    Liberdade para a internet SEMPRE! Força PPP!

    ResponderEliminar