Com o novo iPhone 3GS já nas lojas (infelizmente por cá ainda teremos que esperar por mais umas semanas) sem as "loucuras" das filas intermináveis a que assistimos nos anteriores lançamentos (mesmo assim tendo sido vendidos cerca de 750k unidades durante o fim de semana de lançamento - ou 1 milhão se acreditarmos na Apple) começam a chegar os primeiros testes comparativos entre os diferentes modelos.
O consenso geral é de que o 3GS merece o "S" de Speed, como pode ser visto neste comparativo do Anandtech.
Em que demonstra que o novo iPhone 3GS é cerca de 128% mais rápido que o 3G, e cerca de 22% mais veloz que o seu mais recente concorrente o Palm Pre a navegar na web.
Mas, mesmo no funcionamento geral, a abrir várias aplicações... o iPhone 3GS não tem problemas em ser comparado com os concorrentes ou o anterior modelo:
É 14%-71.5% mais rápido que o anterior iPhone em tarefas como abrir o web browser, Google Maps, Email, câmara, ou o dialer. Destacando-se ainda mais dos demais concorrentes (Palm Pre, Android G1) que eram mais lentos que o anterior 3G.
Resta-nos aguardar pelos primeiros testes que confirmem que este aumento de performance não se reflecte de forma negativa na autonomia da bateria; e a única questão que permanece será sobre se estas melhorias justificam o seu custo acrescido...
Com o Palm Pre esperado a cerca de 400 Eur, e novos modelos Android anunciados para breve também a preços competitivos... este novo iPhone não vai ter a vida facilitada para vender de forma tão "astronómica" como os anteriores.
P.S. E se estão a preparar-se para comprar um 3GS, parece que não estão imunes aos problemas comuns a modelos novos. Há relatos que o novo iPhone 3GS tem problemas com o som, emitindo um som de alta-frequência durante alguns segundos após tocar qualquer som.
2009/06/23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É o factor WAF... testes de velocidade... mais vale realmente arranjares o iPhone 3G S para teres sossego.
ResponderEliminarEste novo 3GS é realmente mais rápido que o 3G mas também não se pode dizer que o 3G é lento. Afinal, até aqui era de eleição... no entanto talvez o OS 3.0 o tenha atrasado na velocidade com mais sobrecarga de funcionalidades.
Cá para mim, o iPhone 3G continua perfeito e se calhar quem os tem não deve mudar já mas sim esperar a geração seguinte ao 3G S. Talvez além do video já tenha video-conferência com camera frontal, seja ainda mais rápido com processadores multi-core para telemóveis, 64Gb de espaço, talvez um OS 4.0 full, e (mais interessante até) um novo design exterior, etc.
E claro... já com tudo o que é novidade do 3GS (video, bússola, comandos por voz, etc).
O "sossego" só chegará quando soubermos exactamente as condições (preços) que vão praticar cá em Portugal - e depois então tomar uma decisão.
ResponderEliminarComo tu dizes, é preciso não esquecer que no próximo ano cá estará novo modelo (certamente ainda mais apetecível) e - pelo menos eu - não estou com muita disposição de andar a gastar centenas de euros anualmente para ir actualizando o iPhone.
Por outro lado, é a primeira vez que o iPhone leva uma remodelação de hardware; e vamos lá ver como é que o mercado das Apps se vai segmentar, se vão começar a surgir apps específicas só para o 3GS, etc. etc.
Por agora: a decisão acertada para quem já tiver um 3G é realmente esperar.
Espero é que o factor "desejo" não venha fazer mudar de ideias e dar mais uns trocos ao Steve Jobs! :)