Eram prometidas muitas novidades, e todas elas cumpriram com o prometido.
O update correu quase sem incidentes... se bem que algumas pessoas tiveram problemas na hora de terem o seu iPhone activado novamente - sem dúvida face à enorme avalanche de pedidos que ocorriam na mesma altura.
E na hora a que escrevo isto, a App Store está com uma lentidão que a torna inutilizável.
Mas adiante... Que tal está o novo OS 3.0 do iPhone?
Está bastante bom e recomenda-se!
Finalmente temos o copy-paste, que funciona até com imagens! Podemos reencaminhar SMS, copiar um número de telefone de um contacto, enviar um contacto para outra pessoa, etc. etc Coisas simples mas que até à data eram impossíveis ou requeriam uma App para o efeito.
Ah, os MMS só me apareceram depois de ter feito um reboot após o upgrade - portanto, não se assustem se não os virem imediatamente.
As notificações Push também pareciam desaparecidas, até as ter activado no jogo TapTap Revenge, e a partir desse momento já aparecerem nos settings do iPhone (embora o que se queira é o Push associado ao Gmail, por exemplo.)
O interface foi claramente optimizado estando agora mais fluido que nunca, e a existência do novo ecrã de pesquisa - que mostra rapidamente os contactos, emails, apps, tarefas, etc.
Requer alguma habituação, depois de um ano a andar para trás e para a frente entre os diversos ecrãs, mas será algo que se tornará instintivo dentro de poucos dias.
Incompreensivelmente a Vodafone parece ter ficado para trás no tethering, algo que a Optimus já permite(?). Esperemos que esta situação seja rapidamente resolvida.
Ao tentar descarregar uma qualquer App, somos "obrigados" a aceitar as novas condições da App Store:
Resumo das Alterações ImportantesSeguido de muito mais paleio (daquele tipo que ninguém lê.)
As alterações que fizemos aos termos e condições incluem as seguintes:
- Os termos e condições estabelecem agora que alguns produtos e serviços podem ser comprados ou geridos apenas através do seu computador, enquanto outros requerem diversas etapas para a sua compra ou gestão no seu iPod touch ou iPhone.
- Clarificámos que a informação propriedade da iTunes e seus licenciadores inclui o uso de interface de utilizador e de scripts e software utilizado para implementar o serviço.
- Os termos da loja App incluem agora disposições referentes às compras In App, relativamente a algumas das quais apenas se pode fazer download uma vez e não podem ser transferidas entre dispositivos. O Fornecedor da Aplicação é o único responsável pelas compras In App.
A câmara App está também bastante mais rápida, e os primeiros testes parecem demonstrar que efectivamente as fotos tirada com baixa luminosidade saem melhores.
Infelizmente, confirma-se que as capacidade de vídeo e voz presentes no novo iPhone 3GS não estão disponíveis no 3G.
Fico a aguardar que com o jailbreak fiquemos a descobrir se o hardware do "antigo" iPhone é ou não capaz de suportar essas funcionalidades!
Vejamos agora como este update se comporta ao longo de alguns dias de uso intensivo para atestar a sua estabilidade.
Como meros pormenores, interrogo-me porque razão os icones das Apps do relogio e do estado do tempo não são dinâmicos como o do calendário? Não seria difícil actualizar o estado do tempo actual a cada "X" horas, e o relógio a cada hora... (eu sei que são "paneleirices", mas são o tipo de "paneleirices" a que a Apple nos habitua. :)
Agora a questão que permanece: será este update suficiente para aguentar os actuais utilizadores dos iPhone 3G... ou será o 3GS uma tentação irresistível?
[update]
Para uma análise mais detalha sobre as novidades, recomendo um salto ao iPhoneblog.
Para mim o 3GS está a ser uma tentação quase irresistivel. Não sei se vou conseguir resistir ao apelo...
ResponderEliminarBem vindo ao clube... eu também já estou a começar a contar os trocos para juntar os 600 (+/-) euros para o 3GS... :)
ResponderEliminarA aplicação que apresentaram na primeira conferência, para o messenger era o beejive? aquele que dava as notificações no momento !
ResponderEliminarPor agora a única app que tenho a suportar o Push é o TapTap; espero bem que rapidamente surjam outras que usem as notificações de forma mais interessante.
ResponderEliminarPois, mas acho que vou para um contrato, ficando mais barato no inicio e mais caro uns 20 euros no final dos dois anos.
ResponderEliminar@Marco
ResponderEliminarVamos ver que tal são os preços e planos na Vodafone.
No ano passado as diferenças eram bem mais "puxadas", com os contratos a ficarem mais de uma centena de euros mais caras ao fim do tempo de permanência.
Mas... é algo que quando soubermos os novos preços, voltarei a abordar aqui no blog.