Devem lembrar-se dos inúmeros posts sobre realidade aumentada que tenho escrito aqui no blog. Algo comum a todos eles é a existência de um "marcador" ou "padrão" que é reconhecido pelo programa e que é normalmente substituido pela representação digital aumentada.
Pois bem... esses marcadores podem tornar-se desnecessários a curto prazo. Ora vejam este exemplo a correr num iPhone que utiliza realidade aumentada sem qualquer tipo de marcadores, mas sendo mesmo assim capaz de reconhecer as superfícies e permitindo animar objectos virtuais com a câmara em movimento. (vejam até ao fim do vídeo, para verem o Darth Vader a correr pela mesa. :)
As possibilidades para os futuros aparelhos mobile são... infinitas.
2009/06/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Espectacular! Estou a imaginar um jogo de "tabuleiro" com uma cena assim onde poderíamos fazer a nossa própria pista de carros e definir o trajecto / relevos / etc com objectos do dia a dia!
ResponderEliminarMUITO fixe mesmo! he he he ;o))
Parece apropriado falar deste vídeo com um nvidia:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=cNu4CluFOcw
Esse projecto Ahrrr já está agendado para um post futuro há algum tempo. :)
ResponderEliminarSabes que nesta altura, tem que se ir agendado algumas coisas para dar para o período de férias. :)
Boas,
ResponderEliminarEncontrei isto, muito Fixe!!!
Casa Sapo lança realidade aumentada para Android e iPhone
http://casa.sapo.pt/News/Detalhe.aspx?ID=9311
Obrigado pelo link. :)
ResponderEliminarOlá Carlos Martins,
ResponderEliminarFico feliz de encontrar um blogger portuguÊs que não se limita a já ter ouvido falar mas que realmente está por dentro e interessado nisto da Realidade Aumentada.
Andei aqui a vasculhar no blog mas não encontrei referências a algo que tenho procurado nos ultimos tempos.
Já vi dezenas de videos onde mostram a AR em funcionamento.
Mas por exemplo para telemóveis não consigo encontrar nenhuma app que (com os marcadores) reproduza algum tipo de realidade aumentada.
Se souber de alguma e puder partilhar agradecia muito.
Aproveito para partilhar este opensource que funciona com base em flash e por isso está limitado a computadores (a maioria dos tlm, não suportam flash).
Eles fornecem o code (para quem dominar)
mas (para quem não domina programação)
fornecem uma aplicação simples que permite a qualquer pessoa sem conhecimentos desenvolver uma Realidade Aumentada simples.
Muito interessante para quem quer ver isto da AR ao vivo em funcionamento.
http://www.ezflar.com/gen/
@Miguel
ResponderEliminarEm primeiro lugar, obrigado pelo comentário.
A realidade aumentada está cada vez mais em voga, se bem que na maior parte dos casos é utilizada apenas como "curiosidade" e/ou ferramente de marketing, sem grandes aplicações práticas efectivas.
Na maior dos casos, baseiam-se em Flash, para que sejam o mais cross-platform possíveis e pouparem nos custos de desenvolvimento.
Quanto a Apps específicas para telemóveis, torna-se mais complicado, pois o esforço de desenvolvimento para este tipo de utilização (publicidade/marketing) faz com que deixe de ter grande interesse (face a uma versão mais generalista feita em Flash.)
Com o Flash 10.1 completo nos Android 2.2, espero que esses equipamentos possam usufruir disso (mas tenho que esperar que alguém confirme ou desminta.)
De qualquer maneira, é bem provável que existam Apps específicas para os telemóveis, mas... é difícil estarmos a par de tudo o que existe. :)
Já estou a ver um "micro machines" baseado nesta tecnologia para quem se lembra das pistas era mesmo brutal!!!
ResponderEliminar