2009/06/19

Vodafone: Roubos e SMS no iPhone em Português

Venho aqui deixar dois avisos, que embora não se possam dizer que são desconhecidos, são algo que acho que vale a pena lembrar em alto e bom som.


O primeiro tem a ver com a Vodafone (mas provavelmente aplica-se a serviços semelhantes de outras operadoras.)

Ora... quem andar a passear pelos menus de serviços disponibilizados pela operadora no iPhone, vai deparar com um ecrã deste tipo:


Um menu cheio de opções inocentes, certo?

Não! Nada disso!
Este menu, na realidade, deveria ser assim:

É que ao mínimo toque acidental para saber que raio de serviço é aquele, verão imediatamente subtraídos 0,68 Euros à vossa conta !!!


Uma chamada cara para os dois segundos que demorou a cancelar a chamada, não?

Como haveremos nós de adivinhar quais são os serviços pagos e quais são gratuitos?
Quando muito, até que o serviço fosse explicitamente activado, deveria ser uma chamada gratuita, com uma mensagem a indicar o utilizador que o serviço é pago, e se quer continuar.



A minha segunda advertência é sobre os populares SMS.
No iPhone, não nos é dada qualquer indicação sobre a quantidade de caracteres escritos. É escrever e "confiar" nos SMS que são enviados... sem termos qualquer controle sobre se a mensagem vai gastar 1, ou 2, ou 3, ou mais mensagens.

O problema é que, é quase certo que estão a gastar mais SMS do que o que pensam!

Por norma, um SMS permite enviar 160 caracteres por mensagem... e é isso que a maior parte das pessoas pensa.
No entanto, caso optem por usar caracteres acentuados portugueses: á, ç, ã, etc. a codificação dos SMS passa a ser feita em unicode, e o número de caracteres por SMS baixa para apenas 70.
[Para referência: lista dos caracteres GSM standard]

Ou seja, escrevem apenas 150 caracteres e pensam que vão pagar apenas um SMS... mas caso lá tenham escrito um dos tais caracteres acentuados, acabam por pagar 3x mais, 3 SMS!
(Atenção: isto não é culpa do iPhone, ou da Vodafone... é a forma como o sistema funciona.)

Apenas digo que seria útil que um telemóvel indicasse quantos SMS efectivamente vai transmitir, para evitar surpresas desagradáveis ao fim do mês - ou logo na altura, para quem tiver tarifários pré-pagos.

Assim... fica o aviso para quem estiver curioso sobre os motivos do seu saldo desaparecer rapidamente.

12 comentários:

  1. Não retires a culpa à Vodafone do limite dos sms, que eles em lado nenhum no site dizem qual o limite, nem que o mesmo é alterado (e para quanto) quando usamos os caracteres especiais (Portugueses uh uh)! Não lhes interessa avisar. Ganham 3, 4 vezes mais com o pessoal que não faz a mínima ideia que o está a fazer. Quem tem planos com sms pagos dificilmente vai reparar neste facto. Está mal! :/

    ResponderEliminar
  2. Exarto.
    A culpa dos SMS é da Vodafone ( e da Optimus por cá), pois em outros terminais tal não acontece.
    Este mesmo problema surgiu (por ex.) com o Nokia 6600 quando foi lançado. O barulho foi muito e eles resolveram o problema na "central" deles.
    No caso do iPhone como o pessoal é "manso" e as reclamações devem ter sido "poucas".......

    ResponderEliminar
  3. Não imaginava isto Carlos!

    Informações muito úteis! :o)

    ResponderEliminar
  4. No caso da utilização dos ç á à e companhia nos sms, acontece o mesmo nos WM só que lá temos o nr de sms que vão ser usadas para o envio da mensagem.

    E não dá para mudar o codepage como no WM?

    ResponderEliminar
  5. Os serviços taxados que falas (acho, dado qeu não conheço o iPhone) não são serviços do telefone mas serviços do cartão SIM.

    Todas as operadoras têm cartões SIM normais e cartões SIM STK (ou inteligentes) e estes últimos são dotados de um Menu Extra. É o menu STK, que pode ter vários serivços (normalmente do operador).

    QUanto aos preços das chamadas, em alguns tarifários ligar para o 1691/3 ou 6 é de borla e noutros não. E quanto a isso a responsabilidade é do cliente em saber qual o tarifário que tem e quais os custos das ligações para esses números.


    Quanto aos SMS em caratereres Unicode ou GSM Standard... é algo da invenção da Nokia e na era das SMS de borla não chateia muito mas se tiveres de as pagar, então altera de Unicode para GSM.

    Em Modo Unicode os 80 (cerca de) primeiros caracteres são usados para dizer que é Unicode e para parametrizar o que é um tile e uma cedilha e etc...

    RECLAMAR podes fazer SEMPRE... Ter razão é que não!

    ResponderEliminar
  6. Aconteceu me precisamente o mesmo nesse menu da vodafone, embora tenha sido um amigo a carregar por curiosidade... tá claro que deu-me o dinheiro lol

    em relação às sms, o proprio iphonde deveria dizer os caracteres, não tenho muitos problemas porque tenho msg gratis pa 91...

    ResponderEliminar
  7. Aqui não é tanto a questão de reclamar; mas sim, como disse, de chamar a atenção para estes "pormenores".

    À custa destes cêntimos, imagino os milhares que lá caem por mês! ;)

    ResponderEliminar
  8. Para o Pedro... :o)

    Voces são fodidos lol..tem sempre que por defeitos :o)

    O Carlos está aqui a avisar a comunidade do que pode acontecer! Obviamente que, dada a explicação, já sabemos que uma solução simples é, por exemplo, não usar caracteres especiais!

    Eu, por exemplo, não fazia ideia desta treta! Se o Carlos não tivesse dito bem que ficava tipo parvo na minha ignorância!

    PS: por acaso nunca uso caracteres especiais (e até tenho o corrector ortográfico desactivado para não desperdiçar processamento :oP) e também tenho sms "relativamente" ilimitados! Mas é sempre bom saber isto...

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  9. Em relação às mensagens não me parece que a vodafone, ou outra operadora, tenha alguma culpa pois o telemovel é que devia indicar o numero de mensagens que vão ser enviadas tal como acontece nos nokias.

    ResponderEliminar
  10. No Nokia E66, que indica o número de caracteres e em quantas SMS o texto será enviado, tenho sempre 160 caracteres por SMS, independentemente de estar a escrever com ou sem caracteres especiais - será erro do telemóvel, ou essa regra não é sempre válida?
    A operadora é TMN, se é que isso tem impacto.

    ResponderEliminar
  11. Só se a Nokia usar algum encode especial.
    Mas como nunca tive Nokias, não sei dizer... :/

    ResponderEliminar
  12. Lol. Toda a gente sabe que as mensagens suportam até 160 caracteres e se tiver caracteres especiais, baixa pra cerca de metade. Já desde o ano 2000 que me lembro disso, não haveria de mudar com o iphone.

    Usem Nokia :) Dá pra desactivar o uso de caracteres especiais, e já não há esse problema. E mesmo se os tiverem activos, avisa quantas mensagens tem. Logo, em relação às mensagens ninguém tem culpa. há que procurar obter um pouco de informação antes de usar um serviço TÃO BÁSICO como mensagens escritas.

    Em relação à primeira noticia, epa, é naquela. Eles passaram esse serviço na TV, como o preço por minuto em letras garrafais (eu vi!!)
    É claro que seria sempre bom para o cliente ter um aviso de serviços gratis/pagos.
    Nos primeiros telemoveis era quase que impossivel avisar, devido ao numero de pixeis que os ecrãs tinham, agora, nos telemoveis mais actuais, não me parece que umas letrinhas ou numeros roubem muito espaço no ecrã. Ainda pra mais num menu feito pela propria vodafone. Mas é assim que eles ganham dinheiro.
    Acredito bem que 10% do lucro de muitos operadores seja por esses enganos (uma vez é aí, outra é noutro lado, etc)

    uma vez, não tinha net em casa, liguei o movel ao pc para ir à net. E não chegou a estar ligado 1 MINUTO, ACREDITEM! Abri a pagina inicial do google, e liguei o msn! Quando ia pra abrir uma segunda página no browser já deu erro. Tinha 15€ de saldo. O erro foi que o saldo acabou. Yup. Fiquei de boca aberta. na altura não reclamei, depois a raiva passou.

    ResponderEliminar