2009/07/15

Asus T91 - Tablet Netbook

Parece que o novo membro da família Asus Eee PC, o T91 que ambicionava colocar os Tablet PCs ao alcance de todos é vítima daquilo que eu venho dizendo há décadas: a culpa não é do hardware.


Colocar um touchscreen num computador não é difícil  - por algum motivo depressa surgiram kits touchscreen para Eee PC. O verdadeiro "problema" começa quando se liga o computador, e nos é apresentado um sistema operativo que não foi concebido para ser usado com um touchscreen (um pouco à semelhança do que aconteceu com os Windows Mobile, que durante anos pouco fizeram para se adaptar ao tipo de uso que lhes era dado.)

No caso deste T91, vem com um Windows XP "normal" (nem sequer é o XP Tablet Edition) apenas com um interface Touch Gate da Asus, para tentar colmatar essa falha... mas não o faz de forma eficaz.

Talvez com o Windows 7 o caso mude de figura, já que é bem mais "touchscreen-friendly"... mas até lá, este é mais um produto que falha por não ter um software à altura do esperado.

4 comentários:

  1. Se calhar aqui já punhas o Android, n? :)

    ResponderEliminar
  2. Ehehe, para brincar... talvez.
    Mas para uma solução verdadeiramente útil... Acho que estamos à espera do "iPhone" dos Tablets.

    (Será aquilo que a Apple lançará como o seu tablet?)

    Seja o que for, é sempre bom, para incentivar o resto do pessoal a implementar melhores interfaces.

    ResponderEliminar
  3. Que estranho... Bem, tenho um tablet com o win7 e até se tem portado bem. O meu ainda não é touch, só pen sensitive.

    Parece que a asus vai ser a primeira a lançar o win7 em netbooks... Tinha o T91 debaixo de olho, está visto que ainda vou esperar.

    ResponderEliminar
  4. Sabendo-se que isto -a cada mês- surgem novos modelos (e então a Asus é prolífica a mandar dúzias deles) nunca faz mal esperar até surgir algo mesmo à medida do que queremos (ou o mais aproximado possível.)

    Neste momento, para quem estiver interessado no Win7, recomendo que espere até ao lançamento - ou então que se certifique que o seu novo computador venha com a possibilidade de fazer o upgrade de forma gratuita.

    ResponderEliminar