2009/07/21

Essencial para o iPhone

Nos últimos dias, uma pequena App gratuita para o iPhone surgiu no Top 25 que rapidamente me chamou a atenção.

A App chama-se essencial e foi criada pela WiseTool.

E a particularidade é que se trata de uma App desenvolvida por portugueses, e que se torna efectivamente numa App essencial para todos os iPhones em Portugal.


A App é bastante simples, e disponibiliza informação geo-localizada sobre vários serviços. Desde as estações de combustíveis mais próximas (que podem ordenar por proximidade ou preços) até aos hospitais e farmácias mais próximas (incluindo as farmácias de serviço)  -  rapidamente se percebe porque motivo se torna numa App essencial.

Por tudo isso, e por ter ficado curioso sobre a equipa que estaria por trás deste projecto, decidi enviar-lhes um email para tentar saber um pouco mais sobre os criadores desta interessante App para o iPhone.


Quem é a equipa por trás do "essencial"?
A equipa essencial foi criada aquando da criação do departamento de soluções móveis da WiseTool. Neste momento a equipa é constituída por 4 pessoas sendo que duas das pessoas participam em outros projectos da Empresa. Nesta equipa temos um designer, 2 programadores e uma pessoa responsável pelo marketing e comunicação institucional referente à aplicação

Como surgiu a ideia de criar a App "essencial" para o iPhone?
A ideia surgiu no seguimento da disponibilização dos preços das gasolinas no site do estado. Pensámos que seria ideal ter essa informação no telemóvel visto que o abastecimento das viaturas não é um processo normalmente planeado mas sim espontâneo. Na maioria das vezes não temos um computador com ligação à internet para fazer a consulta da melhor escolha e queremos apenas saber quais os postos mais próximos da nossa localização. Na sequência desta ideia fomos adicionando outras que nos pareciam relevantes.

Considerando que o iPhone é um equipamento algo dispendioso, o que vos fez criar esta App para o iPhone ao invés de - por exemplo - fazê-lo para um Windows Mobile, ou Nokia Symbian?
O iPhone foi a nossa primeira escolha porque o modelo de negócio associado à comercialização dos iPhones passa essencialmente pela associação de um pacote de dados internet “gratuito”. Existem muitos outros dispositivos no mercado com esta capacidade mas a maioria dos utilizadores evita o acesso à internet devido aos ainda elevados custos do mesmo. Julgamos que num futuro muito próximo os operadores de comunicações irão alterar significativamente o cenário actual o que irá potenciar o desenvolvimento da aplicação essencial noutras plataformas. Adicionalmente, o facto do iPhone possuir um GPS integrado torna-se uma maior garantia da fiabilidade da localização dos utilizadores e correspondente filtragem da informação relevante.

Qual a "validade" dos conteúdos que apresentam na vossa App? São apenas dados recolhidos da web, ou são submetidos a algum "controlo de qualidade" pela vossa parte?
A aplicação essencial funciona como um cliente internet que apresenta a informação de forma organizada sendo que a relevância da mesma advém da localização do utilizador. Procuramos apresentar a informação recolhida de sites fiáveis e efectuamos alguma manutenção correctiva para garantir uma corecta recolha da informação.

Por exemplo, ao pesquisar pela farmácia de serviço mais próxima, qual a "garantia" ou fiabilidade que um utilizador pode esperar dessa informação?
A garantia da informação está directamente relacionada com o site do qual é apresentada a informação. A título de exemplo podemos informar que as farmácias apresentadas no essencial são as mesmas existentes no portal farmácias.sapo.pt sendo que apenas é feito uma filtragem da informação de forma a mostrar a mais relevante.

Qual tem sido o feedback dos utilizadores à vossa App?
O feedback dos utilizadores tem sido crucial para nos apercebermos do que temos que melhorar e ao mesmo tempo nos sentirmos motivados para assegurar que este se transforme um projecto de sucesso. Nunca nos esquecemos que esta aplicação foi mesmo criada para os utilizadores e que devem ser eles a ditar o que se deverá manter, alterar ou melhorar na aplicação.

Vi no vosso site que já estão a realizar inquéritos para produzir mais Apps com novos conteúdos. Isto quer dizer que em breve poderemos esperar novas Apps "essenciais" para todos os iPhones?
É esse o nosso maior desejo. Na nossa equipa felizmente contamos com pessoas que trazem novas ideias todos os dias e o nosso maior problema neste momento é percebermos quais aquelas que deverão avançar em primeiro lugar, no fundo aquelas que fazem mais sentido para os nossos utilizadores.

Além das novas Apps, podemos contar com futuros "updates" que melhorem a App existente?
Julgamos que a aplicação essencial nunca ficará finalizada e será sempre melhorada dentro das nossas possibilidades técnicas e em harmonia com o feedback dos utilizadores. Está programada para muito breve, contamos que ainda esta semana, uma actualização que resolve alguns problemas detectados pelos utilizadores e inclui algumas sugestões de melhoria que nos foram enviadas pelos utilizadores durante os últimos dias.

De momento, penso que a App é vocacionada apenas para o mercado Português. Há planos para expandir o mercado para outros países?
É algo para ser avaliado mais à frente sendo que nossa ambição neste momento é criar produtos sólidos para o mercado português onde existe ainda tanto para fazer. Por outro lado quando essa decisão for tomada queremos que seja algo pensado e com pernas para andar para deixarmos a boa imagem de Portugal lá fora.
O meu muito obrigado à equipa do Essencial, pelas respostas prestadas... e... se têm um iPhone, não deixem de experimentar esta app essencial.

4 comentários:

  1. Até o SAPO lhes cortar as pernas... :-) o services do SAPO são apenas para *uso pessoal*.

    ResponderEliminar
  2. Não sei até que ponto o Sapo terá interesse em "cortar" o serviço.
    Trata-se de uma App gratuita, que nem sequer tem publicidade...

    De resto, se não fosse através do Sapo, seria através de qualquer outro método de pesquisa e recolha de dados...

    Basicamente está a fazer o trabalho que um qualquer motor de pesquisa faz, apenas mostrando os resultados de forma mais organizada.

    ResponderEliminar
  3. Tem, sem dúvida, alguma utilidade! Mas é estupidamente lento :o((

    ResponderEliminar
  4. Aquilo é uma Webapp, e aquele efeito de "scroll" lateral é javascript... Espero que seja algo que possam optimizar de futuro (ou até permitir desactivar) para quem preferir a velocidade ao "aspecto".

    ResponderEliminar

[pub]