Lembram-se dos tempos em que alguns sortudos podiam ter uma placa aceleradora MPEG video para poderem ver DVD nos seus computadores? (Eu sei que agora isso parece ridículo, mas ainda tenho para ali uma a ganhar pó algures, dentro de um caixote.)
Pois bem, parece que voltamos ao mesmo, com a HP a oferecer a possibilidade de instalarem uma placa aceleradora para vídeo de alta-definição no seu HP Mini 110.
- A parte boa: a placa custa apenas $30 (comparando com a fortuna que as placas MPEG custavam no tempo do DVD.)
- A parte má: está igualmente destinada a tornar-se uma placa obsoleta a curto prazo, à medida que os CPUs/sistemas evoluem e sejam capazes de processar o vídeo em alta-definição sem necessidade destes "extras."
pssssttt, também tenho uma e ainda funciona!
ResponderEliminarDepois veio a fabulosa Marvel da Matrix...
Pelo que andei a ver por aí, o Atom é mesmo uma desgraça. A nova geração que se prepara para invadir o mercado, já vem com enormes potencialidades "visuais".
Já encomendei aquela pequena amostra da Marvell, o tal socket PC, uma vez que já se encontra à venda na Europa.Não sei se já viste o enorme potencial que vem dentro de uma embalagem tão pequena...
@braço.
PS: Se não te lembrares do que se trata - Marvell Plug Computing.
O Atom é excelente, mas... tudo tem o seu custo.
ResponderEliminarPara ser eficiente ao ponto que é, não tem potência para os vídeos em alta-definição que começam a popularizar-se.
(Algo que pode ser resolvido com assistência externa, de uma placa extra, ou da própria placa gráfica; ou eventualmente com o aumento de potência das gerações futuras do CPU, dual-core, etc.)
Claro que me lembro do Plug PC, é um conceito excelente... Por quanto é que isso se arranja cá na Europa?