2009/07/07

A Nokia está Condenada

É com este título que o site Gizmodo anuncia a sua análise ao Nokia N97:

Nokia N97 Review: Nokia Is Doomed


E de facto, é aquilo que desde o lançamento do iPhone eu tenho vindo a dizer.
Não se trata da Nokia ter falta de qualidade ou hardware fraco, mas... sofre do peso da idade e da sua própria história. O Symbian que tanto furor fez quando surgiu, está hoje em dia desactualizado face às necessidades actuais. E as novidades parecem "remendos" que já não são capazes de esconder as suas limitações.

Quando comparado com um iPhone, que foi especialmente concebido para ser usado com touchscreen, sem sequer necessitar de teclas ou botões (e, mesmo que tal não seja perfeito para todos, mostrou que é possível minimizar os incómodos da sua inexistência) fica claramente a quilómetros de distância.

O Android será um concorrente potencial, mas necessita ainda de alguma maturidade para se tornar uma real alternativa a quem está habituado ao iPhone OS.
O Palm Pre é um projecto interessante, com funcionalidades que o iPhone faria bem em copiar. (Esperemos que a Apple não seja "cega" ao ponto de não melhorar o que pode ser melhorado/corrigido.) Mas também não é perfeito... e no geral continua a perder em relação ao iPhone.




Neste momento, a Nokia parece estar a sofrer do mesmo mal que aconteceu à Microsoft com o seu Windows Mobile, que ficou estagnado no tempo, sendo agora obrigado a dar um salto em frente sem tempo a perder.
Se o conseguirão fazer ou não... é que veremos nos próximos anos.

Porque se não o fizerem... tal como o título fatídico que deu origem a este post... a palavra de ordem será mesmo: estão condenados.

10 comentários:

  1. Condenados? Sim vão perder uma boa quota do mercado que antes era "quase todo" deles.

    O Nokia vai ter de habituar-se ao IPhone e aos futuros PDAs com o Android, mas estes são telemoveis com um numero muito mais limitado de compradores.

    A Nokia mesmo perdendo um boa fatia do mercado será ainda durante muitos anos a numero 1 na venda de telemoveis. Isto só mudará dividindo o mercado telemoveis/touch phones.

    ResponderEliminar
  2. @Nasp

    Sim, o título é um bocado "sensacionalista". :)

    A Nokia ainda é - e será durante algum/bastante(?) tempo - quem tem maior quota de mercado; mas não se pode estar alheio à tendência nos últimos anos.

    Lembram-se certamente de no início, quando se falava da Apple lançar um smartphone, de todos duvidarem que pudesse ter sucesso... de que o mercado estava saturado, etc. etc.

    E agora, veja-se a quota de mercado que conseguiu, com um único modelo, que apenas é "remodelado" ano a ano.

    Quanto aos samrtphones/telemóveis... olha que a tendência para os smartphones tem aumentado muito também.

    Mesmo que só os usem par fazer chamadas, cada vez vejo mais gente com eles na rua... algo que há 2 ou 3 anos atrás era bem mais raro.

    Aliás, não há vez que vá ao cinema e não descubra dúzias deles à minha volta, incluindo muitos iPhones! :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/7/09 11:59

    Mas o povão tem assim tanto dinheiro neste tempo de crise para comprar e andar por ai com iphones?

    ResponderEliminar
  4. Caro @Anónimo
    Não tem visto o que se passa? Eu olho para a rua e só vejo carros que custam mais que o meu apartamento, com matrículas de 2 ou 3 meses atrás...

    A crise parece-me que é só para alguns... :)

    ResponderEliminar
  5. @Carlos
    Já sou dona e proprietária do HTC Magic :) Era só para te dizer ;)

    ResponderEliminar
  6. @Marta

    Eia, parabéns!

    Fico à espera das "primeiras impressões" e de uma "análise aprofundada" para publicar aqui! :)

    ResponderEliminar
  7. O n97 é tão caro como 3gs...

    ResponderEliminar
  8. João Sousa7/7/09 15:29

    Eu gosto da Nokia. Possuo um 6100 há cinco ou seis anos, já nem me recordo quantos, e tem sido um campeão. Sofreu quedas de todas os ângulos possíveis, em todas as superfícies imagináveis e de uma vasta gama de alturas, e nunca amuou por isso. Só agora é que o vou substituir pois já está a mostrar as rugas de uma vida preenchida (por rugas, talvez deva dizer mossas e a tampa da bateria atravessada por fissuras). Bem se pode dizer que é o Carocha dos telefones.

    ResponderEliminar
  9. @João

    O meu velhinho Samsung também me serviu bem durante muitos e longos anos... Duvido que agora volte a ter um "smartphone" que se aguente por 5 ou 6 anos como mencionaste.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,
    Aqui no Brazil a nokia está de mal a pior, o N97 um fiasco total qualidade zero.
    O modelo 5530 com muitos bugs e defeitos.
    Para piorar a nokia usa a desculpa que o telemóvel etá "oxidado" para não honrar a garantia dizendo que foi mau uso do cliente/consumidor.
    Alem disso trata muito mal os seus clientes pós vendas.
    Se a nokia não mudar esta mentalidade está condenada mesmo pelo menos aqui no Brasil.
    Porque Politica de qualidade não é só tecnologia.É também respeito ao consumidor/cliente.

    ResponderEliminar