2009/07/20

Pen USB de 256GB da Kingston

Lembram-se daqueles tempos, onde uma Pen USB tinha 32 ou 64MB, e uma pen de 1GB era um distante sonho que custava uma fortuna?


Pois bem, agora temos algo do género, sob a forma desta pen USB com 256GB da Kingston.

Fico estupefacto por ver que as velocidades de leitura e escrita permanecem nos habituais 20MB/s e 10MB/s - o que equivale a dizer que, para copiarem 256GB para lá... terão que esperar apenas 7 horas e tal!

Mas não se preocupem... daqui por uns tempos estaremos a rir-nos do tempo em que uma coisa destas custa(va) $900 USD!

3 comentários:

  1. para esse problema da velocidade tenho duas palavras. fire wire. ;)

    ResponderEliminar
  2. O problema não é do interface em si. O USB 2.0 consegue velocidades reais bem jeitosas - desde que se use um controlador em condições e, consequentemente, memórias Flash mais rápidas.

    Mas com o USB 3.0 e os seus 5Gbits, fica tudo arrumado. (Claro que também não iremos ver controladores capazes dessas velocidades num futuro próximo.)

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro das pens a 256MB. Se não estou em erro custou-me € 70. Esta equivale a 1024 o que correspondia € 71.680 - sem contar que lhe devia acrescer um preço adicional pelo "valor da miniaturização" (usar uma pen não é o mesmo que transportar 1024).

    Esta pen de 256GB, apesar de parecer cara, mostra como a tecnologia das memórias flash evoluiu e os preços baixaram. Quando acabar o prazo de garantia desta - é de 5 anos - qual será o limite para uma pen ?

    ResponderEliminar