2009/08/23

DVDisaster - Recuperar DVDs e CDs com Erros

Muitos de vocês certamente farão backups das vossas fotos de férias (já para não falar em filmes de alta-definição caseiros, agora que as máquinas de filmar HD estão a preços convidativos) para DVDs, esperando que esses dados para sempre fiquem protegidos para a posteridade.

No entanto... e se, daqui por 5, 10, ou mais anos, quando quiserem rever essas fotos e vídeos, tiverem a infelicidade de descobrir que há partes do CD/DVD que não podem ser lidas?

Aí está um trabalho para o DVDisaster.


O DVDisaster pode funcionar de duas formas:

Para os mais prevenidos, pode criar um ficheiro de paridade para os vossos CDs e DVDs. Este ficheiro de paridade (.ECC) serve para corrigir eventuais erros que possam surgir posteriormente. Claro que não será capaz de corrigir um DVD totalmente inutilizável, mas tem boas probailidades de corrigir erros em sectores individuais. Nessas circunstâncias, o DVDisaster será capaz de, com o DVD original (com erros) e o ficheiro ECC, recriar um DVD sem erros tal como estava originalmente.


No entanto, muitas vezes os erros ocorrem em DVDs para os quais nós não criamos um ficheiro ECC de correcção de erros. Neste modo, as probabilidades de recuperação são mais diminutas, mas o DVDisaster irá copiar as partes boas do DVD, e de seguida irá tentar fazer a leitura dos sectores danificados, usando múltiplas passagens.

Este programa é gratuito e está disponível para Windows, Mac OS X, e Linux.

6 comentários:

  1. Excelente dica! (Btw, o link está 'quebrado'. O correcto aqui.)

    ResponderEliminar
  2. Muito fixe, obrigado por partilhares grande Carlos! ;o)

    ResponderEliminar
  3. boas,

    e já agora http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

    http://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec

    e para BIOS http://www.cgsecurity.org/wiki/CmosPwd

    http://www.darknet.org.uk/2006/03/10-best-security-live-cd-distros-pen-test-forensics-recovery/

    ResponderEliminar
  4. Conheci este programa a uns bons anos atrás..... atravès do site VCDHelp, mas quando o experimentei nunca funcionou como dizem....

    Como foi a muito tempo atrás, talvez agora o programa estaja actualizado e funcional!

    ResponderEliminar
  5. Já tive oportunidade de experimentar hoje à tarde :o)

    Não tinha a informação de paridade (porque era um cd antigo que tinha para cá) mas consegui fazer um ISO dele (suponho que perdendo apenas a parte que estava ilegível - o que já é muito bom já que em versões passadas do Windows [pelo menos] o SO queixava-se e parava a cópia)!

    Os acentos da versão portuguesa é que não estão grande coisa :o)

    Deve ser uma questão de charset...

    ResponderEliminar
  6. @Paulo
    Obrigado, link corrigido.

    ResponderEliminar