2009/08/09

Memory Stick com 2TB

Sinceramente, por vezes fico horrorizado com as coisas que leio nalgus sites ditos "da especialidade".

Desta vez é sobre (mais um) cartão de memória que nos chega da Sony, um tal de Memory Stick XC que promete capacidades de até 2TB!

Ora, como é possível imaginar que - lá por dizerem que isto suporta cartões de 2TB - é alguma garantia de estabilidade... ainda para mais vindo da SONY!?!

Já os velhinhos cartões SD suportavam uma máximo de 4GB; mas bastante antes de lá chegarem foram "substituidos" pelos SDHC que agora suportam "publicamente" até 32GB - embora permitissem também atingir os tão "mediatizados" 2TB... há anos!

E temos também já os SDXC, cujo hardware permite também cartões com 2TB.

Mas, uma coisa é "permitir", outra é fazê-lo já neste momento!

É preciso não esquecer que apenas agora começam a surgir cartões com 32 e 64GB (ainda a preços proibitivos) e que, pela altura em que os cartões começarem a chegar aos 128/256/512GB, podem crer que irá surgir uma qualquer nova actualização ao formato para permitir maiores velocidades, ou um qualquer novo avanço nas memórias flash, etc. etc.

Daí que, implicar que qualquer anúncio futurológico deste tipo é uma enorme "revolução"... é pura demagocia tecnológica...

(Mas claro... é preciso não esquecer o departamente de marketing da Sony, que também nos diziam que os discos UMD iam ser um sucesso estrondoso... e os BluRay, esses, mesmo agora sem concorrência, tem sido o que se vê...)

4 comentários:

  1. Anónimo9/8/09 17:30

    De facto, o Blue Ray está para o DVD como o Vista/Windows 7 para o XP - desnecessários, ou melhor, para mal deles os antecessores eram (são) bons demais.
    Quanto à capacidade do cartãozinho, também tem muito que ver com o preçozinho. E já agora, quantos anos é que eu tenho de andar a tirar fotos para encher o cartãozinho de 2 TB ? E quanto tempo demora a passá-las para o computador ? E quanto tempo vou passar a escolher as melhores e a apagar as outras ? Acho que vou voltar a apreciar a paisagem e a comprar postais ilustrados nos quiosques.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente... eu também digo isso às pessoas. Se por um lado pode haver interesse numa Pen de 2TB para "armazenamento" cuja velocidade não seja relevante, para mim faço sempre as contas do tempo que seria necessário para copiar todas as tralha de/para lá.

    A 10MB/s, demoraria mais de 55h (mais de 2 dias!) para encher/ler gravar os 2TB dum cartão destes.

    ResponderEliminar
  3. Já estão à venda PENs de 128GB.
    http://www.bizrate.com/memorycards/oid1175190894.html
    Como tal, os cartões devem estar a "estourar".

    ResponderEliminar
  4. @kincas

    Vou esperar que desçam de preço... para um centésimo do que custam actualmente! :)

    ResponderEliminar