2009/09/19

Acelera o teu Netbook

Se tens um netbook mas sentes que algumas operações demoram demasiado, aqui ficam algumas sugestões para melhorares o desempenho do teu Eee PC, Acer One, ou qualquer um dos muitos outros netbooks de características semelhantes.

Aumentar a memória

Esta é talvez a opção mais simples e que oferece resultados imediatos. A maioria dos netbooks é fornecido com apenas 1GB (e alguns até só com 512MB.) Aumentar essa memória para 2GB (o máximo suportado pelos Atom) fará com que o processador deixe de usar o disco/SSD como espaço temporário, acelerando o teu netbook.
Podes encontrar SoDIMMs DDR2 de 2GB por cerca de 25 euros.



Upgrade ao Disco

A maioria dos netbooks vem com um disco rígido de 2.5" de 5400rpm. A sua substituição por um disco de 7200rpm - ou idealmente por um disco SSD de alto-desempenho irá fazer-se notar em todas as operações.

Um disco SSD tem ainda a vantagem de permitir aumentar um pouco a autonomia do teu netbook (enquanto que um disco de 7200rpm roubará alguns minutos ao tempo que passas longe do carregador.)

No caso dos netbooks com discos SSD PCI-e (como muitos dos primeiros Eee PCs), existem também módulos SSD mais modernos que oferecem muitas melhores prestações (mais de 3x mais rápidos) que os SSD de origem.


Sistema operativo apropriado

Mesmo se muitos netbooks continuam a correr o Windows XP, é preciso não esquecer que este é um sistema operativo que já mostra a sua idade; e embora o novo Win7 se anuncie como sendo "leve", a verdade é que nada chega a um sistema operativo concebido de raiz para este tipo de equipamentos.
As melhores opções são entao:

Ubuntu Netbook Remix

Moblin

Jolicloud

[via MaximumPC]

8 comentários:

  1. Quando comprei o meu Hp mini, veio logo com os 2Gb, ainda por cima foi na altura dos 20% na Worten :)
    Concordo com o que dizes sobre o SSD, mas o custo do mesmo (no meu entender) é demasiado elevado tendo em conta o custo do netbook e o rendimento do mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Então vais gostar da dica que vem na segunda parte... eheh ;)

    ResponderEliminar
  3. Junta ai tb umas dicas para aceleração do Firefox que o Atom bem precisa, aquilo em abrindo 3 ou 4 blogs em abas ao mesmo tempo quase que vai abaixo :)

    O WindowsXP até que não é mau no Netbook, tirando os 3 ou 4 minutos iniciais, depois aquilo estabiliza :)

    Em certas tarefas é bem mais rapido do que o Ubuntu, e o Ubuntu Netbook Remix, tb não é melhor

    ResponderEliminar
  4. João Sousa19/9/09 20:54

    Devo dizer que gostaria de testar o Haiku num netbook. Se continuar a ser tão poupado em recursos como o BeOS era no seu tempo, deve ser uma boa experiência.

    ResponderEliminar
  5. Comprei um Asus Eee PC 1008HA (Seashell), o mais fininho. Estive a ver os vídeos de como fazer o "disassemble" (desmontar) e pareceu-me muitíssimo complicado, só para mudar a RAM, comparado com outros Eee Pc. Fiquei com pouca vontade de lhe mexer.

    ResponderEliminar
  6. Caro carlos

    A juntar à lista de sistemas operativos para netbooks, tens ainda o recem criado Ubuntu Moblin Remix

    http://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-moblin-remix/daily-live/current/

    De qualquer forma é mais um bom artigo que desenvolves aqui no teu blog, do qual acompanho sempre que posso.

    Para quando conto com a tua presença no forum pplware (fora a publicidade inadvertência) para dares lá umas dicas ao pessoal sobre novas tecnologias. Temos lá umas secções de Hardware e Gadgets que ganhariam com a tua presença ;)

    Sei que o forum faz parte da "concorrência", mas espero que não leves a mal o meu convite.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. @racoq

    Isso começa a ser cada mistura... qualquer dia ainda nos aparece um Ubuntu-Android-Moblin-OSX-Win7 remix! :)

    Agradeço o convite para o forum (e claro que não levo a mal) mas o tempo já é pouco para ir escrevendo nos blogs com a frequência a que me propus - e que tenho conseguido manter ao longo destes anos. Mas... sabem sempre onde me encontrar caso tenham alguma pergunta. :)

    ResponderEliminar
  8. por acaso ainda n experimentei o Ubuntu Moblin Remix (UMR). axo q vou testar hoje!

    ResponderEliminar