2009/09/11

AMD Eyefinity - Multimonitor para as Massas?

Se a AMD anda a viver tempos difíceis nos CPUs face à eterna concorrente Intel, a ATI por outro lado tem conseguido manter-se bem competitiva com a rival Nvidia. E agora a AMD apresenta-nos este Eyefinity que poderá ser o primeiro passo para popularizar os sistemas multi-monitor.


Até agora, embora muitas das placas actuais permitam ligar vários monitores simultâneamente, os monitores eram geridos de forma independente. Com este Eyefinity da AMD/ATI, passa a ser possível agrupar vários monitores como se fossem um único.

Claro que não estou a ver a maioria das pessoas a saltar de alegria perante a ideia de encherem as suas salas com uma "parede de monitores" como acontece nalgumas instalações "profissionais".

(24 monitores, 11,520 x 4,800 - 55.3 megapixels - com 4 placas gráficas)

Mas, considerando o baixo custo dos monitores de menores dimensões (até os monitores de 24" começam a ficar agora a preços bastante atractivos) - acho que não haverá falta de mercado para aquelas pessoas que não se importarem de comprar 3 ou 6 monitores de baixo custo.

E se as inestéticas "margens" são sempre um factor a ter em conta, até isso pode ser minimizado utilizando monitores com perfil extra-fino, como estes LCDs Samsung.

Numa das demonstrações, uma única placa gráfica com um único GPU demonstrou ser capaz de correr um jogo como o GRID em 6 monitores de 30", numa resolução total de 7680 x 3200 - o que não deixa de ser impressionante, e faz antever a potência que as próximas gerações de placas gráficas irão ter.

1 comentário: