2009/09/05

Corrigindo o Rolling Shutter

Para os perfeccionistas do vídeo, um problema comum acontece quando tem materiais gravados em câmaras com Rolling Shutter. Normalmente associado às câmaras com sensor CMOS, este mesmo problema acontece com outro tipo de câmaras que utilizem uma cortina vertical para controlar a exposição.
(E há sensores CMOS com global shutter, só que são mais dispendiosos e normalmente reservadas para o uso em aplicações profissionais.)

À semelhança dos problemas do interlace nos televisores CRT, este rolling shutter faz com que a imagem seja captada sequencialmente linha após linha.
O problema é que, no caso de se tratar de uma cena com objectos em movimento, isso faz com que partes da imagem estejam em posições diferentes ao serem capturadas, causando distorções como a que se pode ver a seguir:


Portanto, caso tenham uma RED ONE, ou até uma Canon 5D Mark II, e queiram tirar o máximo proveito do vídeo em rápido movimento, não desesperem: graças à magia do processamento digital de vídeo é agora possível corrigir essas distorções com este Rolling Shutter plugin para o Adobe After Effects.


Como se trata de vídeo, nada como ver um vídeo que demonstra o processo "ao vivo e a cores." :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)