2009/09/16

Noticias do Dia

As sempre presentes novelas da Apple, um cpu quad-core de baixo custo que nos chega da AMD, o Android que segue imparável, programas que aproximam os cidadãos e a sua cidade, as anti-piratarias em França e o novo HTC Leo... é o que vos trago hoje.


iPhone OS 3.1 crackado (apesar dos Bugs)


Boas notícias para os fãs dos iPhones jailbreak/unlocked. A popular ferramenta Pwnage Tool da Dev Team já está disponível. Infelizmente ainda não funciona no iPhone 3GS nem nos novos iPod Touch lançados recentemente... Mas será apenas uma questão de tempo.
E não esquecer que o iPhone OS 3.1 tem tido inúmeros relatos de bugs que não se percebem como terão chegado até ao seu lançamento - nem deveriam sequer ser admitidos num equipamento dito "de topo." Já para não falar na grande barracada do Exchange, que de um segundo para o outro tornou "obsoletos" todos os iPhones pré-3GS sem qualquer motivo - e dizendo que não vão corrigir isso.

Eu continuarei a esperar por mais algum tempo, antes de fazer o update do meu (o que por este andar, pode vir a tornar-se um longo tempo.)


AMD quebra a barreira dos $100 por um Quad-Core

Mesmo sabendo-se que poucos programas dão real uso aos CPUs com múltiplos processadores, a AMD não se fez rogada e anunciou o primeiro processador quad-core com preço inferior a $100 USD. O seu Athlon II x4 620 (@2.6Ghz) está à venda por $99.
Embora a maioria das pessoas continue a ficar melhor servida por um processador Dual-Core mais rápido, este quad-core marca um passo importanto para a "democratização" dos quad-core; e quem sabe, talvez ajude a promover o desenvolvimento de programas que tirem partido de todas as suas capacidades.



Android SDK 1.6 já disponível

Se estão interessados em desenvolver aplicações para o sistema operativo que se prevê vir a tornar num "peso-pesado" nos próximos tempos (a avaliar pela quantidade de aparelhos que têm vindo a ser anunciados e lançados nos últimos tempos, parece que não há como o evitar) então fiquem a conhecer as novidades da nova versão do Android SDK 1.6.





CitySourced - App para os Cidadãos 

Que tal vos parece a perspectiva de poderem relatar problemas na vossa cidade de forma rápida e simples? É isso que este CitySourced promete fazer, bastando usar um smartphone para rapidamente tirar uma foto e enviar o relato do problema (com a sua localização GPS) para as autoridades competentes.

Quantas vezes não passamos por locais onde algo está mal, mas por falta de disponibilidade - ou até simplesmente por falta de informação (nem sabemos onde nos dirigir para relatar o caso) - simplesmente ignoramos? Uma App deste tipo permitiria uma melhor e mais rápida interacção entre os serviços das câmaras e a população.



Num país "informatizado" como o nosso - como Magalhães por todo o lado - seria bom ver implementada uma coisa deste género.


França Insiste nas Medidas Anti-Pirataria Abusivas


Poder-se-ia pensar que França ainda era sinónimo de liberté, égalité, fraternité... mas parece que isso são coisas que já lá vão. Mesmo depois de terem sido recusadas várias vezes, e até consideradas anti-constitucionais, a lei que visa desligar os alegados piratas da internet (e com multas astronómicas) volta ao ataque e está incompreensivelmente perto de se tornar uma lei real.
Que se persiga quem faz dinheiro à custa do trabalho alheio... nada tenho contra. Agora... que fazer o download de uma música (que até passa na rádio a todas as horas) dê direito a multas e penas de cadeia maiores do que roubar um CD numa loja, e até outros crimes violentos, isso parece-me um pouco desproporcionado.

Já para não falar do facto de facilmente alguém poder "hackar" uma ligação WiFi e usá-la para fazer os seus downloads via um qualquer vizinho insuspeito - com medidas destas não tenham dúvidas que será o mais provável.

update: Afinal, mesmo quem inocentemente for vítima da sua ligação à Internet ser "roubada" por outro, poderá ser acusado de negligência, ter a internet desligada por quatro semanas, e ser multado em 1500 euros!
Boa... agora toda a gente terá que ser obrigatoriamente especialista em segurança para garantir que nenhum hacker entre na sua rede!

(E do outro lado do Canal da Mancha, assistem-se a coisas igualmente assombrosas, como quererem colocar DRM e encriptação nos canais de TV Públicos da BBC!)



HTC Leo

Se não têm nada contra aparelhos "grandes", preparem-se para este HTC Leo que poderá vir a tornar-se o "rei da selva"... pelo menos em tamanho! :)


As suas caracteristicas são tão impressionantes quanto o seu tamanho:
Processador Qualcomm MSM 8250 a 1Ghz, 320Mb de Ram, LCD de 4.3" com 800x480, câmara de 5Mp com auto-focus, etc.
A minha pergunta é... porquê o Windows Mobile e não o Android? tsk tsk...

6 comentários:

  1. Estou a pensar seriamente crackar o meu iPhone!

    Por acaso acho que NUNCA mais encravou desde que desliguei as notificações PUSH *mas*...não estou satisfeito! :o\

    Ontem deram-me esta dica:
    "Atenção isto serve para todos os modelos iphone ou seja 2G, 3G e 3GS

    1º passo: Ter o iTunes 9 instalado no vosso PC ou MAC

    2º passo: Fazer o download do firmware 3.0.1 do vosso modelo
    2G
    3G
    3GS




    3º passo: Agora copiem e colem o firmware que anteriormente fizeram download nos seguintes directórios:

    Mac OS X: "~/Library/iTunes/iPhone Software Updates"
    Windows 7: "\Users\[username]\AppData\Roaming\Apple Computer\iTunes\iPhone Software Updates"
    Windows Vista: "\Users\[username]\AppData\Roaming\Apple Computer\iTunes\iPhone Software Updates"
    Windows XP: "\Documents and Settings\[username]\Application Data\Apple Computer\iTunes\iPhone Software Updates"

    4º passo: Liguem o vosso iphone ao Pc/Mac e abram o iTunes, ai pressionem sempre shift e cliquem em "Restaurar"
    Imagem
    depois disto vai aparecer uma caixa onde vocês vão seleccionar o firmware da 3.0.1 que realizaram download no 2º passo, durante o restauro o iTunes vai dar um erro 1015:
    "The iPhone “your iPhone” could not be restored. An unknown error occurred. (1015)"

    Simplesmente ignorem esse erre, fechem o iTunes e vão ter o vosso iPhone em Recovery Mode (ou seja com um cabo ligado ao iTunes no ecrã)

    5º passo: Abram o QuickPwn 2.2-1 onde vos dirá para fazerem reset ao vosso aparelho:
    Depois de o vosso iPhone estar reiniciado, fechem o QuickPwn.

    6º passo: Abram novamente o iTunes com o cartão de origem do iPhone. o iTunes agora mostra a versão 3.0.1 no vosso iPhone."

    (não pude colar as imagens que tinha associadas :oP)

    ResponderEliminar
  2. @Luis

    Eu não sei que raio andará a fazer o departamente de debuggers da Apple, para terem lançado um update assim... Devem estar passar pessoal da App Store para a parte de desenvolvimento.

    E com coisas destas, acho que nunca mais faço um update sem esperar no mínimo uma semana para ver que tal aquilo está! :)

    ResponderEliminar
  3. Podes crer :o((

    E o mais xunga é que eu GERALMENTE sou paciente em relação a updates!

    No caso do 3.0, embora soubesse que haviam VÁRIAS inovações, esperei uma semana e tal antes de o fazer! :o|

    Phumph...

    Na altura também pensava que podia restaurar versões anteriores do firmware sem problemas...

    PS: estou agora a tentar seguir aqueles passos que descrevi, vamos lá ver como corre..

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  4. Este é o tutorial que estou a seguir:
    http://www.redmondpie.com/downgrade-iphone-3.1-to-3.0.1/

    E acho que já fui fornicado...
    O QuickPwn está a dar um erro: "firmware error string"...

    ResponderEliminar
  5. Oh k, para quem interessar, acabei por conseguir por o 3.0.1 embora tenha perdido todas as apps instaladas (os contactos, ao menos, continuaram no telemóvel :o)).

    A cena é que não usei o QuickPwn porque não funcionou...ou seja, pus só o firmware antigo no directório do iTunes, seleccionei-o, deu o tal erro que falavam e quando reiniciei o iTunes (e iPhone) o gajo detectou que era um "novo" telemóvel e estava com o firmware 3.0.1!

    Espero não ter outras surpresas desagradáveis...

    Engraçado que está BASTANTE mais rápido face ao que estava habituado...

    As apps que vamos instalando vão pondo isto realmente mais lento! (e ter uma grande biblioteca de audio também não ajuda) :o)

    ResponderEliminar
  6. Sobre a "ginástica" do LMS a situação é a seguinte: para quem tiver o iPhone de primeira geração e 3G e primeira geração de iPod Touch o DevTeam já tem maneira de fazer o jailbreake do 3.1. Quem tem iPhone 3GS e 3.0.1 não há ainda maneira de o fazer quando se faz a actualização para o 3.1. Nesta altura andar a fazer o jailbreak do 3.0.1 já tem pouco interesse.

    ResponderEliminar