2009/10/19

Noticias do Dia

A Amazon satisfaz os clientes mais apressados, a Apple passa a permitir compras nas Apps gratuitas, o Gmail ganha mais uma funcionalidade interessante, e para os fãs dos números: foi descoberto o maior número Mersenne até ao momento, com a módica quantia de 12 milhões de dígitos.


Apple abre compras In-App às Apps gratuitas


Para o bem e/ou para o mal, a Apple permite agora que Apps gratuitas possam integrar compras feitas a partir da própria App. Anteriormente isso era apenas permitidas a Apps pagas, para evitar que um utilizador erradamente pudesse ser cobrado por uma App gratuita - no entanto, há muitos casos onde isso se torna um problema. Veja-se o exemplo dos populares jogos estilo "Mafia Wars", que são gratuitos mas vivem à custa da venda de "pontos extra". Na App Store encontramos dezenas ou centenas de "pacotes de pontos" extra que apenas servem para "poluir" as verdadeiras App. Nesse aspecto, faz mais sentido permitir que os programas gratuitos possam assim usufruir dessas compras para acrescentar funcionalidades.


Amazon com entregas no próprio Dia

A Amazon parece estar a querer acompanhar a evolução dos tempos. Numa sociedade cada vez mais imediata, onde as pessoas se habituam a ter o acesso instantâneo à informação, os vários dias que nos separam dos produtos comprados numa transação online começam a ser "intoleráveis." Daí que me pareça uma boa opção esta nova entrega no própria dia da Amazon.
Claro que isto é apenas válido para umas poucas cidades seleccionadas (7 grandes cidades americanas), mas é um primeiro passo que - espero eu - rapidamente possa ser estendido a mais cidades e país; e copiado pelas empresas concorrentes.


Gmail com Google Docs Preview


Os utilizadores do Gmail podem agora encontrar uma nova opção na secção experimental Google Labs, que permite ver uma previsão dos documentos enviados num email à semelhança do que já acontecia com alguns conteúdos (YouTube, Picasa, Flickr.)
Opção a activar quanto antes!


Descoberto Mersenne com 12 milhões de dígitos

Se pensam que a matemática é chata, então talvez vos agrade saber que há contas que podem resultar num prémio de $100,000 dólares. Foi o caso deste 45º número primo Mersenne. A EFF dá o prémio monetário por este ter sido o primeiro Mersenne com mais de 10 milhões de dígitos - mas não se preocupem, ainda têm hipotese de ganhar $150,000 caso descubram um com mais de 100 milhões de dígitos, e $250,000 por um com 1000 milhões de dígitos.
A mim... tentar imaginar tantos milhões de dígitos até me faz a cabeça andar à roda.
No caso deste Mersenne de 12 milhões de dígitos, se escrevessem 10 dígitos por segundo, demorariam quase 14 dias a teclar de forma ininterrupta e enchendo completamente 3143 páginas de papel.
Para o de mil milhões de dígitos... basta multiplicar e fazer as contas. :)

2 comentários:

  1. João Sousa19/10/09 12:31

    3143 páginas para esse número de Mersenne? Qual o tamanho da fonte? Isso é importante. Que não se faça como no secundário, em que os alunos aumentavam o tamanho da letra para encher mais linhas.

    ResponderEliminar
  2. @João

    Usei os valores de referência do número de caracteres numa página.
    Claro que será altamente variável, mas era só para dar uma ideia da dimensão de tais números.

    ResponderEliminar