2009/11/25

Noticias do Dia

Escrever num touchscreen com rabiscos, correr o Chrome OS de uma Pen USB, um novo smartphone com um interface gráfico futurista, um vídeo dos marretas no YouTube a 1080p, e um Firefox com gráficos mais rápidos.

First Else a chegar



Se pensavam que o segmento dos Smartphone ia ficar limitado a Androids e iPhones, eis a prova de que há sempre lugar para a inovação. Este First Else tem tudo o que é necessário para dar que falar.
Baseado em Linux e com aceleração OpenGL, ten um interface todo "futurista", este Else promete não ter problemas a conquistar clientes; vejam o vídeo.




Firefox experimenta Acelerações Gráficas

Uma das novidades prometidas para o Internet Explorer 9, é a substituição do velhinho sistema gráfico GDI pelo Direct2D que permite um desempenho gráfico superior e com maior qualidade.
No entanto, nesse mesmo dia a equipa de desenvolvimento do Firefox revelou estar a fazer experiências semelhantes, que permitem acelerar o desempenho do Firefox de igual forma:


No entanto, uma vez que este Direct2D é método utilizado apenas em Windows, e o Firefox é um browser que corre em múltiplas plataformas, não se sabe quando (ou se) este método chegará a ser implementado numa versão para o público.

De qualquer forma, demonstra bem o interesse que há em acelerar cada vez mais o que se passa dentro de uma janela do browser... o que nos leva no sentido apontado pelo Chrome OS, onde se possam ter Web Apps com características e desempenho equivalentes aos programas tradicionais.


YouTube estreia o FullHD 1080p com os Marretas

Depois de já vos ter falado nisto, aqui está um vídeo excelente para demonstrar o que o YouTube pode fazer pelo futuro do entretenimento na vossa sala de estar: um clip em Full HD 1080p.


Ainda me lembro de dizer que era uma questão de tempo para que isto acontecesse, e na altura chamavam-me louco, dizendo que isso seria incomportável... :)


Experimenta o Chrome OS a partir de uma Pen USB



Se brincar com o Chrome OS numa máquina virtual não é suficiente para vos convencer, que tal corrê-lo a partir de uma Pen USB, e com um boot de poucos segundos?


Swype - Escrever Desenhando

Um ano depois de vos ter falado neste Swype, eis que volta a estar em destaque ao anunciar que o primeiro telemóvel que irá usar o sistema é o Samsung Omnia II.

3 comentários:

  1. O sistema de escrever desenhado parece funcionar mesmo, pelo menos estava aqui a simular com os meus dedos no teclado e era capaz mesmo de funcionar em condições.

    ResponderEliminar
  2. João Sousa26/11/09 09:13

    Aquele First Else tem, de facto, um interface extremamente sci-fi e não ficaria muito mal num filme Star Trek. Acredito até que não tenha problemas em conquistar compradores. Simplesmente penso que não vai apelar muito a quem compra um iPhone. Tenho um punhado de clientes com iPhones que gostam do aparelho pela sua simplicidade de uso e não os estou a ver darem-se bem com todos aquele menus que deslizam, pulsam e se esticam como criaturas vivas.

    Além do mais, estou a ver aquele senhor ficar com uma tendinite no polegar em muito pouco tempo.

    ResponderEliminar
  3. @metRo_
    É preciso não esquecer que aquilo foi concebido pelos pais do sistema T90 utilizado em praticamente todos os telemoveis... A demonstração do ano passado já tinha sido impressionante. Só me admira ter demorado tanto tempo até começar a "sair cá para fora."

    @João
    Exacto, e acho que será esse o factor preponderante no futuro... Com o hardware a ser cada vez mais semelhante entre todas as plataformas, passa a ser o interface o factor decisivo. No entanto, acho que o futuro passa pela capacidade de personalização "ao gosto do cliente." (Mesmo se a maioria depois não se importar de ter as coisas tal como vêm de fábrica.)

    ResponderEliminar