2009/11/06

Os Sistemas Operativos em Perspectiva

Muito se fala que este ou aquele sistema operativo tem ganhado popularidade e que finalmente começa a tornar-se "numa ameça"... Mas a verdade, para o bem e para o mal, é que a Microsoft continua a dominar o mercado.

O seguinte gráfico demonstra claramente a escala  da coisa:



E agora com o Windows 7, novamente a Microsoft tem feito campanha sobre o enorme sucesso de vendas, que tem ultrapassado os números do Vista...

Bem... é preciso não esquecer que o Vista, que sempre foi anuncia pela MS como um sucesso... nem conseguir chegar aos 20% de quota de mercado dos clientes Microsoft.

Gráficos via [Ars]

... Resta saber se o Windows 7 o conseguirá fazer...

Quanto ao 1% do gráfico que aparece dedicado ao Linux... é caso para dizer: podem ser poucos, mas sabem o que fazem! :)

A minha previsão para o futuro, com o surgimento dos Androids, e o futuro ChromeOS do Google, é que chegaremos a uma altura em que o sistema operativo deixe de ser importante - e o "browser", esse sim... se torne no factor decisivo.
As pessoas começarão a ficar fartas de ter documentos que depois não podem abrir nas novas versões dos programas, ou de ter programas que afinal não correm no seu sistema operativo, etc. etc.

O que é preciso é que as coisas "funcionem"... seja lá qual for a máquina, o sistema operativo, ou o plástico que estiver por baixo.

10 comentários:

  1. Não acredito nesse valor em relação ao Linux. Há estudos deste tipo que falham por apenas contar os OS's vendidos ou por análise de acessos web em varios sites. Nem um método, nem outro, nem os dois, funcionam. Há muito Linux( aplica-se também aos outros) que não é vendido ou serve com cliente web.

    ResponderEliminar
  2. O que raio é "worldwide OS market share"? OSen nos desktops vendidos? Computadores que fazem chamadas e servidores não contam, certo? Métrica muito pouco significativa. Como alguém dizia: toda a gente usa linux, toda a gente usa o google ou whatever.

    ResponderEliminar
  3. as pessoas que vejo à minha frente a usar Linux em portáteis são muito mais que 1% - e também devemos considerar que há muito computador antigo que vem tendo progressivamente o sistema operativo a ser substituido pelo Linux, nem que seja TinyCore ou PuppyLinux. Mas como se diz no blog do Vaughan Nichols do Computer World, o mesmo que tem acontecido com o IE6 de certeza vai acontecer com o ms-Windows muito em breve.

    ResponderEliminar
  4. Pessoal eu até concordo com esses valores... podia estar aki a defender o Linux o qual utilizo nos meus 2 ou 3 pcs nos ultimos 2 ou 3 anos...

    Mas já viram os computadores das empresas? É só Windows... se fizessem essa separação então o Linux não seria só 1%...

    ResponderEliminar
  5. Não conheço uma única pessoa não técnica que use Linux. E lido com centenas. Concordo que servidores e afins não devem ser contabilizados, mas visto de uma perspectiva de desktop não parece ser uma métrica muito má.

    ResponderEliminar
  6. Artur o portatil novo do meu pai, q NADA sabe de PCs, vem com Besta, e daki a minutos ja leva com Ubuntu Karmic... por isso podes contar com pelos menos UM...
    e garanto-te q conheço bastantes mais :)

    ResponderEliminar
  7. @BUGabundo

    Claro que há mais... até eu meti o Ubuntu no PC dos meus pais (que nunca tinham mexido em computadores, e tão depressa se habituaram aquilo como se teriam habituado ao XP ou OS X, ou qualquer outra coisa.)

    No entanto - e isto não está a denegrir a imagem do Linux, que tanto adoro - por muita gente que eu conhece com Linux, e por muita gente que até chegue aqui ao Blog usando o Firefox, há um *mundo* lá fora, de muitos mais milhões de pessoas. Pessoas que não andam em grupos de Linux, nem em coisas tecnológicas... e a grande maioria delas usa Windows e provavelmente nem está consciente de que existem alternativas (tirando talvez os Macs, que esses sempre vão aparecendo nas lojas.)

    E no mercado empresarial então... Embora se assistam a medidas salutares de algumas entidades que vão migrando para Linux, novamente a maioria usa o *windows* by default e nem pensam mais nisso.

    Espero bem que as coisas continuem a mudar... no entanto, mais percentagem menos percentagem, não me parece que o gráfico ande assim tão longe da realidade...

    ResponderEliminar
  8. Estou à espera que chegue o Chrome OS e que o Android chegue a mais Netbooks. Aí o mundo das TI nunca mais será o mesmo.

    ResponderEliminar
  9. @Rui android-x86.com e ja podes ter no teu portatil :D

    ResponderEliminar
  10. @(``-_-´´) -- BUGabundo não fazia ideia. Vou consultar.

    Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar