2009/12/09

Noticias do Dia

Um tablet PC dual screen feito por um utilizador a partir de um netbook, resultados do Google em tempo real, vídeo em directo e reconhecimento de voz no iPhone, a Seagate anuncia discos SSD, Motorola Droid com Android "crackado", e o Gmail a funcionar sem internet.

Harlequim Tablet

Se estão cansados de esperar pelo Apple Tablet cujos rumores dizem ter lançamento agendado para o primeiro trimestre de 2010, espreitem este Harlequin:


Um utilizador pegou no seu netbook Dell Mini 9 e colocou um ecrã secundário no local destinado ao teclado. O resultado final demonstra bem o que se poderia ganhar com este tipo de arquitectura caso venha a ser seguida por algum fabricante.

Claro que o problema principal será a autonomia - o LCD é um dos componentes que mais energia gasta, e dois LCDs gastarão o dobro... a não ser que se opte pela utilização de ecrãs da PixelQi, que começam agora a entrar em produção e que poderão permitir este tipo de equipamento com autonomias... de mais de 40h! ;)


Video Streaming e Reconhecimento de Voz no iPhone

Parece que finalmente a Apple começa a permitir que os developers comecem a tirar partido das capacidades do iPhone. Depois de terem negado a utilização de vídeo em streaming (no Qik), a Apple permitiu agora que o Ustream faça transmissão em directo a partir do iPhone.

Igualmente interessante é a chegada ao iPhone do Dragon Dictation dos criadores do Dragon Naturally Speaking, um dos programas mais consagrados no reconhecimento de voz.
O reconhecimento de voz não é feito localmente (a voz é processada num servidor com o texto a ser devolvido ao iPhone) mas os resultados são impressionantes e recebidos de forma imediata.
(Infelizmente, a App parece estar apenas disponível nas App Store de língua inglesa - os criadores devem pensar que mais ninguém fala inglês no resto do planeta!)


Gmail com modo Offline

Uma das principais críticas apontadas ao Gmail (e a todos os seviços baseados em web em geral) é: e se não temos ligação à internet?
Há algum tempo que o Gmail tem várias formas de lidar com isso, mas a partir de agora passa a contar com o suporte para modo offline de forma oficial.
Desta forma, podem ler e escrever emails, e até "enviar" anexos sem estarem dependentes de uma ligação à internet, e efectuarem a sua transmissão quando possível.
Podem até seleccionar quais os emails que querem descarregar, para evitarem fazer download de ficheiros muito grandes ou sem interesse.


Seagate anuncia Discos SSD

Depois de vários anos a dizer que os SSD não tinham interesse, a Seagate vem finalmente juntar-se aos fabricantes que oferecem discos Flash. No entanto, à semelhança da Intel, os seus discos serão vocacionados para o mercado empresarial (logo... caros!)
Em alternativa, podem sempre considerar os recentes SSD da Kingston que têm surgido a preços imbatíveis.
(Em breve poderei fazer uma análise mais aprofundada sobre eles. :)


Droid "crackado"

Se pensam que o iPhone é o único aparelho a quem se faz jailbreak, fiquem a saber que até o Droid baseado no Android tem direito a honras semelhantes.
Mesmo sendo baseado num sistema open-source, o Droid (e o Android) sofrem de limitações impostas pelos operadores e/ou fabricantes. Assim, com o sistema "rootado", qualquer utilizador passa a ter total controlo sobre o seu aparelho, podendo instalar sistemas alterados que permitem o uso de funções anteriormente bloqueadas: como o multitouch e o "pinch-to-zoom".


Google com resultados em tempo real

Não detestam quando procuram por algo recente e o Google vos mostra resultados com mais de um ano? Pois bem, o Google está a tratar de resolver isso, mostrando-vos resultados que estão a acontecer "agora mesmo".

3 comentários:

  1. o offline do google ja n e' de hoje, pah... o codebits fez te mal :p

    e ser root tb em nada altera o pinch to zoom. é o browser q o suporta, e esse é o mm.

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que eu disse:
    "Há algum tempo que o Gmail tem várias formas de lidar com isso..."

    E quanto ao root no Droid, o aparelho vem de fábrica com o multitouch e esses gestos desactivados... daí a necessidade de "rootar" para lá poderes meter/activar essas funcionalidades.

    ResponderEliminar
  3. A notícia que passou despercebida com uStream para o iPhone foi que é a única app a permitir gravar vídeo no iPhone 3G sem ter jailbreak. Erro da equipa de aprovação de apps? Ou vão começar a chover apps que gravem vídeo no 3G? :D

    ResponderEliminar