2009/12/22

SSDs da CORSAIR com TRIM


Se têm um SSD da OCZ Corsair - ou mais concretamente um Performance Series P64, P128 ou P256 - e utilizam o Windows 7, então não deixem de actualizar o firmware dos vossos "discos." 

A função "TRIM" permite aumentar o desempenho dos discos quando começam a ficar fragmentados - situação que obriga a que cada sector tenha que ser lido, modificado e re-escrito; mesmo quando o sector contém apenas "lixo". Usada em conjunto com um sistema operativo que lhe saiba dar uso, permite que o disco funcione de forma mais eficiente, fazendo uma única operação de escrita nesse caso.

Relembro que alterar o firmware é sempre uma operação arriscada; ainda recentemente um upgrade da Intel aos seus discos SSD corrompeu os dados dos utilizadores devido a um bug. A Corsair diz ter testado exaustivamente esta actualização para garantir que tal não acontece, mas... mais vale prevenir que remediar. (Além disso, parece que esta actualização limpa todos os dados existentes no disco, pelo que será obrigatório fazer um backup de qualquer forma.)



O novo firmware está disponível nos foruns de suporte da Corsair.

4 comentários:

  1. "Fragmentado" não é bem o termo. Não tem nada a ver com a fragmentação dos discos rígidos. O que acontece nos SSDs é que eles vão escrevendo dados no espaço vazio, e quando se apagam ficheiros o SSD não apaga fisicamente as células. O resultado é que ao fim de algum tempo, o SSD fica sem espaço vazio. Para escrever dados novos tem de ir apagar algumas células, o que atrasa todo o processo de escrita. O Windows 7 suporta a função TRIM que faz uma "limpeza" quando o disco não está a ser usado intensivamente. Mas o firmware do SSD também tem de o suportar.

    Até lá, alguns fabricantes fornecem uma ferramenta para se fazer uma limpeza manual de vez em quando. E por falar nisso... tá na altura de correr o WIPER aqui no meu. :)

    ResponderEliminar
  2. OCZ? Não será CORSAIR!

    ResponderEliminar
  3. ui, estava mesmo a dormir... a falar de uma marca e a pensar na outra. Oooops!

    ResponderEliminar
  4. @Nelson

    Não deixa de ser "fragmentação" dos sectores utilizados em cada bloco. :)

    ResponderEliminar