2009/12/18

uTorrent com Live Streaming


Parece que nos aproximamos de mais um passo na história da distribuição de conteúdos na internet. O última versão do popular cliente de torrents, uTorrent irá trazer suporte para streaming.


Normalmente, este tipo de transferências são feitas partindo o ficheiro original em milhares de pequenos pedaços, e enviando-os de forma aleatória (algo que apenas permite visualizar o seu conteúdo quando todos os pedaços são recebidos.)

No entanto, há muita gente (incluindo entidades oficiais como a comunidade europeia, e estações televisivas como a BBC) que está interessada em fazer alterações ao protocolo para que este se torne mais amigável de transmissões em streaming e em directo.

Posto de maneira simples, é uma questão de dar maior prioridade aos bocados do ficheiro que precisamos para ver o vídeo imediatamente, enquanto as restantes partes vão sendo carregadas em segundo plano.

Sendo o uTorrent o mais popular dos clientes de torrent, espera-se que esta medida possa assim incentivar a adopção desta tecnologia. Em vez de ser necessário esperar que um ficheiro de vídeo chegue completamente (o que poderia demorar horas, no caso de conteúdos em alta-definição), este streaming via torrent permitirá começar a ver um vídeo poucos segundos/minutos depois de começar a ser descarregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)