Bem sei que já devia ter feito uma análise mais aprofundada ao meu actual monitor - um LCD LG W2600HP-BF - mas... mesmo sem o ter feito vim falar-vos do processo de calibração recomendado para todos os que têm alguma preocupação em saber que as cores que vêem no ecrã correspondem à "realidade."
Para isso, têm que adquirir um aparelho como o i1Display 2 da X-Rite (ou, então façam como eu: cravem um amigo que o tenha! :) que é depois "pendurado no ecrã e que vai analisar as cores e criar um perfil corrigido que devem utilizar.
Durante o processo inicial o programa encarrega-se de descobrir em que zona do ecrã o sensor está colocado, após o qual se inicia o processo de calibração (depois de vos ter pedido para ajustarem o contraste e os controlos RGB do monitor.)
Quando termina, permite-vos alternar entre o modo anterior/corrigido para verem as diferenças numa fotografia.
De salientar que no caso deste LG W2600HP a correcção feita foi "ínfima". O perfil de cores fornecido de origem estava praticamente correcto, sendo as diferenças bastante subtis.
No entanto, comparando com o LCD que tenho ao lado, um Viewsonic VP18s não calibrado (que mesmo assim é de boa qualidade) as diferenças de cor são abismais, parecendo que estamos a ver imagens reais no LG, e "fotografias" no Viewsonic. :)
Para fotógrafos amadores ou profissionais, é altamente recomendável que verifiquem estes pequenos pormenores sempre que adquiram um monitor novo.
Talvez o mais "famoso" seja o Spyder.
ResponderEliminarhttp://spyder.datacolor.com/
Já diz o ditado popular:
ResponderEliminar"A calibradores LCD emprestados não se olha a marca..."
;)
Tinha curiosidade de ver como era isso de calibrar monitores... eu desconhecia isto.
ResponderEliminarSe percebi bem, o programa/software fornecido é que fica com os dados gravados e depois nós escolhemos.
Se formatarmos o PC temos de fazer nova calibração? E já tou a ver Linux "Nicles"
O programa cria um perfil de cor que podes gravar em qualquer lado (ficheiro ICC ou coisa parecida) e escolher/activar a qualquer momento.
ResponderEliminarEm Linux não te sei dizer como se processa... :(
A Datacolor (Spyder) está mais divulgada, mas a nível profissional a X-Rite/pantone (i1/eye-one) produz resultados mais consistentes e profissionais.
ResponderEliminarNo importador nacional o i1 Display2 custa 250€, mas é possível obtê-lo mais barato procurando online.
O mais visto nas lojas mais conhecidas é o PANTONE hueyPRO...agora se aquilo vale alguma coisa, já não sei...
ResponderEliminarAqui está uma tabela de comparação dos sistemas mais conhecidos.
ResponderEliminarPassei várias horas a ler testes, fóruns e comparações para saber se valia a pena pagar o dobro do preço dum Spyder2 ou HueyPro.
http://shop.colourconfidence.com/page.php?xPage=moncalibcomp.html
E quando o Carlos tiver um projector catita para convidar os amigos a ver o Avatar em casa, também o pode calibrar:
ResponderEliminarhttp://www.homecinema-fr.com/ColorHCFR/index_en.php
Adquiri recentemente um televisor LCD, isto também serve para calibrar televisores LCD? Ou só monitores?
ResponderEliminar@Luís
ResponderEliminarSim, também dá para o televisor, desde que o uses com um media center/PC, já que uma parte da calibração é feita no "televisor" (contraste, e ajuste RGB) mas o restante ajuste é feito no perfil de cor que será utilizado pela placa gráfica no computador.
Se o objectivo é afinar a TV para filmes, a calibração deverá ser com o dispositivo que vai reproduzir os filmes (leitor DVD/Bluray.)
Há vários filmes (como o Star Wars) que trazem um "optimizador THX" que permite ajustar a TV para niveis de contraste/brilho mais correctos (para não falar de DVDs e Blurays de calibração mais profissional, com vários modos de ajuste e teste.)
Olá Carlos,
ResponderEliminarPor acaso não tem amigos que façam serviços de calibração ou que emprestem o colorímeto? Queria calibrar a imagem do meu projector, mas não me queria pagar 200€ por um aparelho que só vou usar uma vez...
Abraço