Há alguns anos atrás, tentaram convencer-nos que o futuro passaria pelos discos híbridos, que juntavam os benefícios da alta-velocidade e pouco consumo dos discos SSD com memórias Flash, e o espaço de armazenamento dos discos magnéticos tradicionais.
Esses discos híbridos nunca chegaram ao mercado em grande volume... mas agora temos um dispositivo adaptador que procura fazer algo semelhante: o HDDBOOST da Silverstone.
A ideia é a seguinte, este adaptador ficar ligado entre o vosso disco rígido e a motherboard, e onde instalam um disco SSD (o fabricante recomenda um de 32GB no mínimo) que irá servir de cache ao vosso disco.
Dizem que podemos esperar um ganho de 150%...
Por 40 euros, não posso dizer que seja não valha a pena experimentar, para todos aqueles que não querem reinstalar os seus PCs nem reconfigurar os seus discos com TB de dados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Conceito interessante!
ResponderEliminarMas será tão rápido quanto um bom SSD? Duvido...
Para as coisas que tiverem no SSD... sim! É a velocidade do SSD que lá puseres...
ResponderEliminarAGora para tudo o resto que estiver no disco... claro que não.
No fundo é uma "cache" SSD com os Gigabutes que lá meteres; mas é um conceito interessante. :)
(Embora, pessoalmente, preferisse ter os dois discos em separados, e organizar o sistema manualmente de forma a ter os diferentes tipos de ficheiros nos discos separados: media files no disco, programas e temporarios no SSD.)