2010/02/20

Intel Core i3 vs "Tudo o resto"

Por muito que saibamos o quanto os CPUs têm evoluído, não deixa de ser interessante fazer um comparativo de um "normalíssimo" CPU actual, como o Intel Core i3, face a outros CPUs - incluindo com alguns velhos clássicos de outros tempos, como o "velhinho" Pentium 4. :)


Foi isso mesmo que o site TechReport fez neste mega-comparativo Core i3 vs Athlon II.

Há gráficos para todos os gostos, incluindo a eficiência energética:
E claro... podem também descobrir que um i3 "baratucho" permite uns overclockings bem interessantes.

No final ver quais os sistemas que oferecem melhor relação desempenho/preço.
Curiosamente, os AMD têm uma relação desempenho/preço imbatível no que se refere aos CPUs "sozinhos", mas quando se considera o custo do sistema total, as coisas mudam de figura, passando os Intel Core a ocuparem 3 dos primeiros quatro lugares.
(E até o meu Core i7-920 demonstra estar ainda bem posicionado, embora seja ultrpassado pelos processadores mais recentes, como o i7-870, e com o i5-750 a ocupar o lugar cimeiro.)

3 comentários:

  1. Carlos, Obrigado pelo artigo, o qual li com muita atenção e interesse.
    As conclusões, são na minha opinião algo forçadas, nomeadamente quando se tenta alterar os resultados com o preço global do PC.
    Eu tenho uma 790X mas em 2a mão por isso só custou 70€, mas as duas NVIDIA custaram apenas 62,5 e usam DDR2. O XII 550 dá 3900Mhz com 1,4v, o X2 240 dá 3780 com 1,45v, pelo que o potencial de overclock também é considerável, continuando a ter consumo baixo em idle.
    É inquestionável que o i3 530 tem um rendimento superior a estes 2 AMD que possuo, mas os 60 a 110€ mais que teria de pagar pelo Intel deixam-me muito satisfeito com as minhas aquisições, visto a sua performance ser suficiente para o que necessito.

    ResponderEliminar
  2. A conclusão não me parece forçada. Efectivamente os "Core" oferecem uma melhor relação desempenho/preço.

    Mas isso não quer dizer que não se fique igualmente bem servido com outra solução, que fique mais barata. :)

    É o equivalente a comprar um automóvel mais barato, mesmo sabendo-se que se podia comprar outro com motor mais eficiente (mas que fica mais caro.)

    Para 90% das situações "diárias", mesmo o CPU mais "fraco" existente actualmente é perfeitamente capaz e funcional.

    ResponderEliminar
  3. Bruno Fernandes20/2/10 16:58

    Continuo bastante interessado em saber qual é o consumo mínimo do i3, mediante undervolt.. e acima de tudo, se alguma das novas h55/57 que estão a aparecer, conseguem desligar a energia para a pcie, porque mantinha a placa que tenho para jogos.. é que se forem consumos baixos (aposto na ordem dos 45w em idle) torna-se um cpu mais que capaz e perfeito para um mediacenter sem as limitações habituais. um all-in-one ecológico, if i may ;]

    ResponderEliminar