2010/02/03

Noticias do Dia

Mais um país europeu que diz "adeus" aos formatos Microsoft, um tipo de livros que certamente irá trazer mais cor ao iPad, virtualização nos smartphones que permitem transformá-lo num computador "desktop", e um monitor da NEC que ficará bem em qualquer secretária.

Dinamarca: "Microsoft? Não obrigado."

A Dinamarca decidiu passar a usar exclusivamente formatos abertos (como o ODF) em vez de formatos de documentos proprietários como os do Microsoft Office.
Numa altura em que as actualizações e inovações se vão sucedendo de forma cada vez mais rápida, esta decisão torna-se ainda mais importante. É preciso não esquecer: quantos formatos outrora considerados como dominantes estão agora obsoletos? Formatos abertos são por isso uma prioridade, e espero bem que esta medida da Dinamarca se possa espalhar pelos restantes países europeus.


Comic Books no iPad?

Mesmo se os mais puristas continuarem a preferir os leitores com ecrãs eInk ao iPad, há pelo menos um segmento que não hesitaria em escolher um ecrã LCD colorido sobre um eInk monocromático: o dos livros de banda-desenhada / Comics.

Não será complicado pensar que Steve Jobs, que tem uma estreita relação com Disney desde os seus tempos como CEO da Pixar, irá usar toda a sua influência para trazer os livros de banda-desenhada da Marvel (que foi recentemente adquirida pela Disney) para o seu iPad o mais rapidamente possível.


Citrix Nirvana

Mais um exemplo de como um smartphone poderá ser usado para substituir o computador "de secretária" como actualmente o conhecemos. Porque não usarmos o "computador" no nosso Smartphone, ligado a um ecrã e a um teclado? É isso o que podemos ver demonstrado neste Citrix Nirvana já a seguir:



É o mesmo tipo de coisa que permitirá utilizar um iPad para "correr" o Windows 7.

E por falar em monitores...

Monitor NEC MultiSync PA241W

Que vos parece este NEC Multisync PA241W de 24", com resolução de 1920x1200 e um painel LCD IPS que lhe garante uma qualidade de cor capaz de satisfazer os mais exigentes?
Este monitor é capaz de reproduzir 99.3% do espectro de cor Adobe RGB e 100% do sRGB.
Os $1079 pedidos é que são um pouco exagerados face à concorrência...

5 comentários:

  1. Estreita relação?
    É "só" o maior accionista individual da Disney.

    ResponderEliminar
  2. @Kincas

    Se isso não é uma "estreita relação", não sei o que seja! ;)

    ResponderEliminar
  3. Citrix Nirvana é portanto um telemovel que trás um "SO" que se activa quando ligado a um monitor e teclado, ou eu é que percebi mal?

    ResponderEliminar
  4. @Salgado

    No caso destes Citrix, é mais ao estilo "remote desktop", o processamento real (e o sistema operativo "pesado") está a correr num computador remote virtual.

    (Poderias também estar a utilizar o verdadeiro processamento do telemóvel, mas nesse caso estarias limitado ao que ele te permite, e não a todas as coisas existentes num "computador desktop" - por exemplo, não poderias correr programas a exigir Gigabytes de RAM, etc.)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/2/10 00:54

    Espero que o mundo continue padronizando os formatos livres. A Dinamarca com certeza é mais um bom exemplo que deve ser seguido.

    ResponderEliminar