2010/02/26

Noticias do Dia

O DRM nos jogos chega a níveis de insanidade nunca antes vistos, ainda os fabulosos LCDs da PixelQi, os ratos "azuis" da Microsoft - agora a preços mais acessíveis, o DRM nos videojogos cada vez mais abusivo, Asus Eee PCs com 14h de autonomia, e um suporte "low cost" para iPhone.


Displays Pixel Qi



Os LCDs "multi-modo" da Pixel Qi continuam a dar que falar. Aliando as tradicionais vantagens dos LCDs às vantagens dos displays eInk visíveis à luz do sol (e gastando muito menos energia), não é de estranhar que hajam cada vez mais interessados. Actualmente a empresa está a começar a produzir os ecrãs de 10" em volume, e pensa já em fabricar outros tamanhos de ecrã.


DRM "internet-sempre-ligada" nos jogos Ubisoft

Como se os DRM já existentes não fossem já motivo de transtorno suficiente, imaginem o que é pagarem por um jogo que requer uma ligação à internet contínua!
É o que acontece com o mais recente DRM da Ubisoft, usado em jogos como Assassin's Creed 2, e Settlers VII.
Para além de exigir uma ligação à net quando arrancam o jogo, se a perderem por algum motivo enquanto estão a jogar serão atirados para o menu principal, perdendo todo o progresso feito desde o último "save game."
Depois que se venham queixar que o pessoal nos PCs não compra jogos, e que a pirataria está a aumentar!!!
(E gostava de os ver explicar com é que isto beneficia os jogadores!)



Ratos "Azuis" da Microsoft mais Baratos


Se gostam de ser diferentes, e estão fartos de ter ratos ópticos com luzinhas vermelhas, então fiquem a saber que a MS baixou o preço dos seus ratos BlueTrack.
Estes ratos usam luz azul, que supostamente lhes confere ainda maior precisão devido ao seu comprimento de onda (à semelhança do que o Bluray fez em relação  aos CDs e DVDs) e estão agora disponiveis por uns bem acessíveis preços de 20 a 30 euros (desde o modelo com fio - mais barato - até aos modelos wireless.)
Tenho que dizer que me sinto tentado a experimentar... já que eu gosto de ratos simples... e o azul fica sempre bem! :)


Portáteis ASUS Eee PC com 14h de Autonomia?

Ainda no outro dia parecia impossível ter um portátil que durasse mais que um par de horas... E agora temos estes ASUS Eee PC 1015P, 1016P e 1018P com autonomias que vão das 10 às 14h!

Se a autonomia não vos atrai, que tal saber que o modelo 1018P tem uma espessura de apenas 18mm?

Ou então, que dizer daquele aspecto bem atractivo, em metal escovado em vez dos tradicionais "plásticos" dos Eee PC?
Para além disso, conta ainda com leitor de impressões digitais, e já tem USB 3.0.


Suporte para iPhone de baixo custo

E por fim, uma sugestão para um suporte para iPhone (ou outro equipamento semelhante.) Que tal utilizarem a caixa de uma cassete DV?

5 comentários:

  1. Hélás!!!
    Essa da caixa das cassetes miniDVs é um achado realmente. Nunca me passaria pela cabeça semelhente coisa.
    Bem visto (no teu caso bem apanhado por aí)!


    O DRM nos jogos... técnicas comerciais para eles se assegurarem de que é o user e que tem o original. Mas dessa maneira está se já a pisar um caminho tortuoso.
    Se se decidir usar este tipo de DRM nos restantes media, nos CDs, nos DVDs, nos Blu-ray, nas TVs, nos media centers e também nos ficheiros digitais provenientes da internet... o mundo vai ficar perdido.
    Desconfio que ainda vamos voltar ao tempo das cassetes de audio e de video, só para não se usar a tecnologia digital (grava-se o streaming enquanto autorizado e depois... joy!).
    Espero não ter de ir à garagem voltar a abrir as caixas onde escondi a minha aparelhagem hi-fi (com gira-discos e duplo deck de cassetes) e o video VHS.
    Isto é o fim do mundo.

    ResponderEliminar
  2. Ya, muitooo fixe o suporte do iPhone heheh :o)

    O portatil tambem parece muito fixe...estou mortinho por ver algo que dure DIAS inteiros (pelo menos de para usar umas 14 horas EFECTIVAS)!

    So e pena e que tenho a certeza que o teclado desse portatil DE CERTEZA que tem a merda da tecla FN entre o ALT e o CTRL :o\

    Detesto isso!

    ResponderEliminar
  3. A questão dos teclados nos portáteis é realmente "complicada"... É lixado encontrar um que seja *exactamente* aquilo que queremos, mas ter o raio de umas teclas com que não atinamos. Efectivamente, pode ser um factor decisivo que impede a compra! :(

    ResponderEliminar
  4. Maior autonomia/portabilidade menor desempenho...

    Esses Asus devem de ser um mimo a ver videos no Youtube :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho um bluetrack à cerca de um ano e recomendo!
    Pena não ser tão divulgado / conhecido.
    Muito mais que a estética ( luz azul ) é bastante funcional em qualquer superficie, vidro inclusive.

    ResponderEliminar