2010/02/16

A quem confiam os vossos Computadores?

Da próxima vez que considerarem deixar o vosso computador numa loja de informática, tenham cuidado... tenham mesmo muito cuidado.

É que, a Sky News lembrou-se de fazer uma reportagem sobre estas "assistências técnicas" preparando um computador com software que gravava tudo o que os técnicos faziam, cada tecla em que carregavam, e gravando vídeo da webcam.

O resultado foi... assustador. Descobriu-se que nalguns destes locais, os técnicos procuravam por informações privadas existentes no computador, fotos, passwords, etc. e as copiavam para si.
Num dos casos, tentaram até aceder a uma conta bancária online (usando os dados falsos que tinham sido deixados propositadamente no computador.)

Aqui está mais um motivo pelo qual deverão ter uma partição encriptada onde guardem os vossos dados privados, para evitar estes possíveis abusos.

9 comentários:

  1. Graças a deus eu sei tanto com esses gajos, nunca precisei de colocar os meus pcs arranjar, e já montei bastantes de raiz :D

    Mas isso tb acontece cá em portugal...

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal não existe isto.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente isso deve haver em todo o lado, não é por acaso que esporadicamente lá aparecem umas fotos *privadas* de alguem.

    Não creio que isso aconteça só nos pc's, mesmo deve ou pode acontecer em maquinas fotograficas, telemoveis, etc..

    Creio que em tempos houve um teste similar em Portugal (passou na TV), o teste consitia num pc com um cabo desligado, tentaram cobrar de tudo desde board até aos cabos dos discos, se bem me recordo só houve um dos grandes plyers no mercado que ligou o cabo e nem cobrou, agora não me lembro de qual!!!

    ResponderEliminar
  4. Sim, acho que a ProTeste também fez um teste semelhante, e havia lojas a cobrar disparates completos por causa de um fio ou placa desencaixada...

    Infelizmente isso há em todo o lado, em todas as profissões: bons e maus profissionais.

    ResponderEliminar
  5. Não é novidade nenhuma.
    Foi assim que inadvertidamente a Miss playboy Carla Matadinho ficou aos 16 anos, famosa. O computador dela ou do namorado continha fotos privadas de sexo, e foi para reparar.
    As fotos foram parar á net, ela processou posteriormente a empresa e penso que venceu.

    ResponderEliminar
  6. Carlos, quanto a cobrar por disparates, isso acontece pq eles recebem enormes quantidades desses pedidos, que os impedem temporalmente de fazer realmente o seu trabalho. E por isso sou completamente a favor.
    Não interessa se é facil ou dificil. Leva tempo e tempo é dinheiro.

    ResponderEliminar
  7. @Alex

    Quando disse "disparates" referia-me às lojas que cobravam por material que nao era necessário substituir: estilo, cobrar uma motherboard ou DIMMs novas (ou coisas totalmente não relacionadas) quando o problema era "um fio desligado".

    Não tenho nada contra a cobrança do tempo gasto, nisso concordo contigo.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Atenção aos "testes" da Pro-teste.
    Um exemplo dos "testes" deles foi ir um aparelho com o fusível queimado.

    Para um fusível queimar é porque algo o levou a isso.
    Se depois se "gasta" tempo à procura dessa mesma causa (martelada) é perfeitamente "normal" é um deste desleal e falseado.

    Quanto ao roubar de dados, a Carla Matadinho tem disso experiência própria. O que ele "venceu" depois foi o contrato com a Playboy.
    ;)
    (não sendo caso único por cá

    ResponderEliminar