2010/02/28

SSD Tweak Utility

Se têm um disco SSD e não estão para se chatear a activar/desactivar manualmente cada uma das várias recomendações para SSD, eis um programa que vos irá agradar: o SSD Tweak Utility.

Com poucos cliques poderão ter o vosso Windows optimizado para a utilização destes "discos" SSD que dispensam muitas das optimizações pensadas para os discos rotativos. Coisas como a desfragmentação, indexação, e outras podem ser desactivadas sem qualquer problema (e até com benefícios) nos SSD.

5 comentários:

  1. Humm.. não vi nada de mais no software.. já tinha feito as poucas alterações manualmente.

    ResponderEliminar
  2. @BM

    Como disse no post, é vocacionado para quem não se quiser estar a preocupar com a forma como as coisas são feitas manualmente (há opções que obrigam andar mexer no registry - que é coisa com que muitas pessoas não se sentem "à vontade" para fazer.)

    ResponderEliminar
  3. pois :)
    Na altura em q instalei pensei que iria trazer alguma novidade extra dado que o pessoal num forum da OCZ também recomendava... mas nada de mais... Também, 2º o q li, convém advertir os utilizadores que nem todas as alterações devem ser feitas sob pena do sistema ficar instável...
    Já agora aproveito para te perguntar sobre um ouro assunto, para activar o tão falado "Trim" da intel é necessário fazer algo? Estou com um intel e nem sei se isso já vem por default..
    E outra discussão que anda por ai à baila é a mudança na bios entre o IDE vs AHCI ... Também testei nos 2 mas no AHCI o HDD deixou de ser detectado.. mas dizem que há ganhos na leitura e escrita. Ab :)

    ResponderEliminar
  4. Pois, o AHCI vs IDE é uma guerra constante... Uns recomendam um, outros o outro...
    O que é certo é que o IDE continua a ser mais seguro, e aliás: alguns fabricantes recomendam que seja usado (sendo até necessário para algumas actualizações de firmware.)

    Para o TRIM, para além do SSD ter que o suportar, é necessário também um sistema operativo que o use: no caso da MS só o Windows 7 é que lhe dá uso.
    Há alguns SSD que fazem também o "garbage collection" enquanto estão parados... o que, para todos os efeitos, acaba por ir dar ao mesmo resultado.

    ResponderEliminar
  5. Instalei a versão atual desse programa e realmente deixou meu SSD mais rápido. Infelizmente não consegui achar o serial de ativação, então tenho de utilizar a versão free que tem limitações.

    Mas acabei descobrindo que o problema está na placa-mãe do meu computador. Muito antiga, usa sata 2 ainda quando deveria ser sata 3 para o SSD e não tem a opção de modo AHCI. Paguei caro por esse SSD (Kingston 120GB V300), acho que deveria ter lido mais a respeito desse tipo de HD antes de comprar.

    ResponderEliminar