2010/03/03

Noticias do Dia

Ainda a guerra da Apple contra a HTC (e contra o Android), uma actualização para a Canon 5D Mark II, mais uma empresa que abandona o Flash, as questões de copyrights no YouTube, programas televisivos que abandonam o Hulu, as supostas datas de lançamento do iPad e o mais recente elemento a fazer parte da tabela periódica.


Update de firmware Canon 5D Mark II

A muita aguardada actualização de firmware para a Canon 5D Mark II parece - finalmente - estar a chegar.
Esta versão 2.0.3 acrescenta algumas funcionalidades interessantes, como a possibilidade de gravar vídeo Full HD a 24 e 25 fps, um novo indicador de histograma e melhoramentos na parte de áudio (cuja qualidade passou também de 44.1 para 48Khz.)

A Canon diz que esta actualização chega nas próximas semanas - vamos lá ver se será para cumprir.


Virgin America abandona Flash

A companhia aérea Virgin America optou por abandonar o Flash na remodelação do seu site web, passando agora a utilizar apenas HTML standard para permitir que todos os passageiros com iPhones (e outros mobiles sem "Flash") possam fazer o check-in sem impedimentos.
Trata-se de um caso que espero ver repetido no futuro por muitas outras empresas.
É que, embora o Flash tenha ainda inúmeras vantagens... trata-se apenas de não o utilizar em situações onde não seja absolutamente necessário.


Google em Defesa do Android no caso Apple vs HTC

Com a Apple a usar as suas patentes como armas contra a HTC, é mais que evidente que o seu real alvo é... o Android. Como sempre, as questões das patentes são sempre polémicas: se algumas se podem considerar como algo verdadeiramente original e criativo que deverá ter o direito de ser protegido contra "copianços", outras há que são tão genéricas e "óbvias" que até nos fazem deitar as mãos à cabeça.

E para mostrar que não irá deixar passar este 1º ataque dissimulado, o Google veio já defender a HTC.

O problema é que se este conflito Apple-Google não for resolvido a bem, não sei quem é que sairá a ganhar: imaginem que o Google decide cortar por completo o acesso à Apple (não que acredite que alguma vez venha a chegar a esse ponto): nada de pesquisas, nada de Gmail, nada de mapas, etc. Ainda estariam interessados num iPhone? Ou seria a gota de água que vos iria fazer optar por um Android?


Viacom retira Daily Show do Hulu
E falando de "quem precisa de quem?" a Viacom decidiu retirar o seu popular "Daily Show with Jon Stewart" e outros programas do canal Comedy Central do Hulu (um dos mais conhecidos serviços de TV online). Os episódios poderão continuar a ser vistos nos seus próprios sites, mas representa um rude golpe para o Hulu.

Estas questões de produtores de conteúdos e distribuidores vai dar ainda muito que falar...


Ainda os Copyrights no YouTube

Ora aqui está algo que compreendo perfeitamente: mais uma vez, um vídeo completamente legal no YouTube foi silenciado por causa das "detecções automáticas" do aúdio.
Imaginem que gravaram uma vossa conferência, com 42 minutos de conversa, mas que ao colocarem o vídeo no YouTube levavam com um aviso a dizer que a "Warner Music Group" determinou que estavam a violar os seus direitos. Ah pois... ficam com o vídeo sem som...
O mais caricato é que o vídeo em questão estava a criticar precisamente o sistema que permite que estas empresas "silenciem" - sem qualquer justificação e com efeitos imediatos - qualquer criador que usa os seus conteúdos de forma perfeitamente legal.


Apple iPad a 26 de Março?
Há rumores de que os primeiros iPad chegam às lojas americanas já a 10 de Março (para formação) estando a sua data de comercialização marcada para 26 de Março. Verdade ou mentira? Saberemos nas próximas semanas...



Copernicum é o mais recente Elemento na Tabela Periódica

É caso para dizer: no meu tempo não havia nada disto! O elemento 112 da tabela periódica foi oficialmente reconhecido e validado, e passar a chamar-se Copernicum. Mesmo tendo sido descoberto em 1996, só agora passou a ter honras de reconhecimento oficial.
Portanto... toca a ir actualizar todos os vossos livros de física... (que no meu tempo só chegavam ao elemento 109, se tanto... :)

4 comentários:

  1. Tens uma gralha no texto da Canon 5D Mk II, é 24 e 25 fps, e não 24 e 24 :-D
    Excelente escrita! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. @Marcel

    Obrigado. Corrigido! :)

    ResponderEliminar
  3. Dos_Passos3/3/10 20:13

    Continuo sem saber (é provável que nunca venha a saber) se a opção de Apple de não permitir o flash, da Adobe, no iPhone/iPad se deve a:
    - razões técnicas - instabilidade ou problemas de segurança.
    - ou comerciais - impedir o acesso aos n sites de jogos em flash, em prejuízo do App Store.
    Agora que essa opção acelera o interesse, o desenvolvimento e aplicação do html5 já não há dúvida.

    Parabéns ao Copernicum, ex-Ununbium. Que possa durar mais do que os actuais 8 segundos ;-)

    ResponderEliminar
  4. @Dos Passos

    Acredito que seja para manter o controlo das "apps" através da App Store... Com o "Flash" à solta, haveria todo um mercado "paralelo" de apps e jogos sobre os quais não teriam qualquer controlo.
    Já que, mesmo com os recursos limitados dum "mobile", seria da maneira que os programadores Flash se empenhariam ao máximo em programar de forma "fluida." (E caberia ao utilizador decidir se queria utilizar um site com flash ou não, fosse qual fosse o impacto na autonomia.)

    De qualquer forma, não me chateia nada que esta "teima" do Steve Jobs sirva para impulsionar o HTML5 para a frente. :)

    ResponderEliminar