É pena que nem todas as histórias acabem desta forma, mas o seguinte relato demonstra uma vitória épica do pequeno programador de código open-source versus uma companhia abusiva que se aproveitou do seu trabalho e que, à custa de patentes, ainda ia processá-lo por cima!
Recomendo a leitura na íntegra deste caso Jacobsen v. Katzer
Um caso onde os programas open-source (JMRI) criados por Bob Jacobsen e alguns amigos para controlo de comboios miniatura (o seu hobby) foram simplemente apropriados por Matthew Katzer (que tinha uma empresa que criava software para controlo desses mesmos comboios) como se fossem seus.
O relato é verdadeiramente horripilante, e demonstra bem o quão tortuosa o sistema de justiça pode ser.
Basta dizer que, para além de ter "roubado" código, a empresa em questão chegou ao ponto de obrigar o programador a pagar as suas despesas com advogados (que ele teve que fazer!) e de tentar virar o caso completamente, acusando-o (o próprio programador) de ter roubado o código que eles lhe tinham roubado.
Verdadeiramente assustador e tenebroso, mas que - por fim - resultou numa grande vitória para o campo do open-source. A empresa foi condenada a pagar $100,000 USD ao programador, perdeu duas patentes, entre outras coisas.
Infelizmente, tudo isto demorou anos e muitos milhares de dólares e de grandes "dores de cabeça", e o único ponto positivo é que ao contrário do habitual, este caso foi tornado público... podendo agora servir de "referência" para outros casos semelhantes.
2010/03/06
A Vitoria dos Comboios Open-Source
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)