2010/04/07

AMD Eyefinity - Jogar com 6 monitores

Mais um teste que demonstra como é jogar com seis monitores, graças ao Eyefinity da AMD presente nas ATI Radeon HD 5870 Eyefinity 6 Edition.



A questão essencial continua a ser... as molduras dos monitores. Se para muitas aplicações em que o importante seja apenas a área disponível do ambiente de trabalho (e nesse caso, esta solução se torna excelente) para quem pretende disfrutar deste potencial para os jogos vídeos tem ainda que esperar por algo mais apelativo.

Para começar, para obter um desempenho satisfatório com 6 ecras de grande resolução (num total de 7,680x3,200!) será obrigatório ter pelo menos duas placas gráficas destas em Crossfire.
Depois, mesmo com o sistema de compensação das margens (que é afinado para simular a parte escondida da imagem) o ponto central da imagem no conjunto de seis monitores continua a ser exactamente na junção entre os dois monitores centrais - o que se torna bastante "desgradável."

Pelo lado positivo... imaginem só o número de linhas e colunas que poderão ver numa folha de cálculo com uma resolução destas! :)

4 comentários:

  1. Sinceramente nunca me chamou a atenção (para uso pessoal) este tipo de configuração.
    Pelo que se viu num outro teste, a moldura dos monitores pode afectar bastante ao jogar um FPS (por exemplo).
    Mas o caso seria diferente neste tipo de monitores: http://seamlessdisplay.com/products_radius320.htm
    :D

    ResponderEliminar
  2. Se eles aplicassem a mesma técnica a seis monitores... seria um espectáculo. :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente isso dava imenso jeito para as folhas de cálculo!

    ResponderEliminar
  4. Quem gosta de jogar FPS sabe que esta configuração é pouco prática.
    P.ex. no Modern Warfare 2, quando se faz zoom, o cursor não fica estático no centro do ecrã, o que faz com que possam acontecer duas situações: Oculta as molduras do monitor e o cursor não aparece por completo ou não oculta e o cursor saltita entre o monitor de cima e o de baixo.

    O bom deste sistema é que permite várias confirurações, por isso se calhar a melhor forma seria jogar com 3 monitores na vertical.

    Ah, e não esquecer que as portas são DisplayPort, por isso precisam de comprar adaptadores (embora eles já forneçam alguns na caixa). Se pretenderem jogar com resoluções mais altas (monitores acima de 24") precisam de adaptadores ainda mais especiais (e mais caros)

    ResponderEliminar