Com tantos milhões de iPhones (e brevemente iPads) por aí, há muita gente que já terá pensado: até tenho uma ideia que gostava de explorar... mas não sei fazer uma App para o iPhone/iPad.
Desenvolver para uma plataforma é muitas vezes sinónimo de centenas de horas de trabalho árduo, esforço e dedicação... Mas tenho boas notícias para vós: se já dominam relativamente bem o HTML, CSS e Javascript... podem muito bem meter mãos à obra e começarem a fazer Apps para o iPhone e iPad sem se chatearem com mais nada.
Como fazer uma App para iPhone ou iPad sem aprender Objective-C ou estar sujeito às políticas de aprovação da App Store da Apple?
(Ainda para mais com as novas políticas que proibem expressamente o uso de "frameworks" de conversão ou compiladores de terceiros, como aqueles que convertem de Flash para Apps do iPhone.)
É simples... dediquem-se às Web Apps, Apps que até podem parecer nativas mas que são feitas em HTML, CSS e Javascript.
Para quem quiser aprofundar o assunto e gostar de leitura tradicional, eis dois livros que poderão ser uma boa ajuda:
O altamente aconselhável:
E, para aqueles que quiserem espremer ao máximo o javascript:
É que, não tenham dúvidas... há mesmo muita, muita coisa, que pode ser feita desta forma (guardar dados no iPhone, Apps que correm mesmo sem ligação à net, aceder ao acelerómetro, GPS, vibração, via javascript e as novas funcionalidades HTML5) e até a própria Apple sabe que é este o futuro (os seus iAds são em HTML5 e oferecem interactividade total, para além de vídeo e outras coisas.)
Aliás, já viram o iPad User Guide (Guia do Utilizador do iPad)?
Pode parecer uma App nativa, mas este iPad User Guide é feito em HTML/CSS/Javascript puro!
Há muitos outros exemplos execelentes de Web Apps, como por exemplo o NextStop, e claro... basta olhar para os excelente serviços do Google: Gmail, Reader, Latitude, e todos os outros que demonstram o poder das Web Apps nos aparelhos da Apple (e não só.)
Show de bola! Amigo você não tem ideia do bem,que me fez e por favor me cobre um link em meu blog.
ResponderEliminarMuito obrigado de coração!