2010/04/02

Nokia N97 - Publicidade vs Realidade

Já sabem que não tenho por hábito vir "falar mal" só por "falar mal". No entanto, há coisas que me irritam, e não é pelo facto de serem da marca X ou Y, mas sim pelos abusos que considero serem (e que me fazem "falar mal" frequentemente de coisas como as políticas da App Store da Apple, etc.)

Desta vez temos um exemplo perfeito de um produto anunciado como sendo uma coisa, mas que depois é "despachado" para os clientes sem cumprir com o que prometeu. Ou seja, o chamado gato por lebre.


Vejam o seguinte vídeo que compara as funcionalidades anunciadas do Nokia N97 com o que na realidade se obtém:

12 comentários:

  1. Já à muito tempo que desisti da Nokia como fabricante de telemóveis... Tive N de nokias, desde 3210 ao N90 e acabei por desistir quando mandei o N90 para reparação e ficaram 5 meses sem me devolver o telemóvel que supostamente seria um topo de gama quando foi para reparação.

    Actualmente saltei para Sony Ericsson, tive um W910i e nunca tive 1 única razão de queixa sobre o mesmo, agora tenho um X1 e o único motivo de queixa é o teclado que está constantemente a ter problemas de teclas que perdem a sensibilidade....

    Comprem Nokia... :) Alguém tem que pagar a factura da luz aos gajos na Finlândia! :)

    ResponderEliminar
  2. Por estas e por outras é que o N95, que apesar dos seus defeitos foi o melhor nokia que tive até hoje, foi o ultimo Nokia que comprei. Estou á espera do novo iphone para largar a marca de vez.

    ResponderEliminar
  3. tenho o n900 que tem um hardware similar, as transições são fluidas, não sei sobre o n97 nunca perdi tempo a testar mas desconfio que algo de estranho se passa com esse telemóvel que o gajo ta a uzar. (sybian até é mais poupada nos recursos que linuz (maemo/meego))

    Quanto ao browser, pelo menos o n900 é bastante superior ao iphone o ecra bastante maior ajuda posso ler um site com 800 pixels de largura.
    o scroling é completamente smooth assim como o zoom in zoom out.

    Carlos quando quiseres eu mostro-te.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ver este video, tenho experimentado o N900, e devo dizer que, se não fosse o preço exorbitante na fnac (unico sitio que vi à venda) já o teria comprado...

    Porque apesar de não ter um UI perfeito, as suas capacidades mais que compemsam essa falta de fluidez que ficamos habituados desde o iPhone...

    ResponderEliminar
  5. http://www.youtube.com/watch?v=I-o8Aq7AKqg&feature=related eu so digo que sempre deram as transisoes :S

    ResponderEliminar
  6. Em referência ao video deixado pelo Ruben M., e para um utilizador diário de iphones, é curioso verificar que aquilo que nos poderia parecer perfeitamente aceitável caso não houvesse termo de comparação, acaba por parecer meio tosco e trôpego, porque estamos sempre à espera de ver uma fluidez semelhante à do Iphone, que é algo que pura e simplesmente não sudece no N97. Contudo, visto isoladamente, acho que o N97 até tem uma fluidez bastante aceitável.

    ResponderEliminar
  7. O mesmo se passou com a treta que é o Nokia N82 (que dei à minha mulher há uns dois anos atrás) que nem é sequer colocado nestes termos de comparação.
    Não serve para quase nada do que se prepõe... net é para esquecer, gestão de acesso por wi-fi uma vergonha, e-mails um remedeio fraquissimo, e por aí fora... Quando o iPhone 3G sai e o adquiri, a diferença entre ambos era brutal mesmo. O Nokia foi uma promessa de marketing apenas... tal como são todos os modelos da marca.
    iPhone, Androids... são superiores e a razão é o software operativo.
    Nokia é marca que nunca mais verá o meu dinheiro...

    Ahh... a bateria do N82 já viciou ó tempo (e supostamente não deveria). O meu iphone com também 2 anos... sem problemas nenhuns. Foi um bom investimento. Com jeito ainda vai substituir o N82 da minha mulher (talvez quando já houver um iPhone 4º geração).

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/4/10 18:07

    e o melhor? HTC ?

    ResponderEliminar
  9. Aqui sempre tive Nokia e sem problemas. E até vejo os jogos da bola no meu E51 enquanto que no iPod Touch não há nada para ninguem. Estava à espera que o iPod touch fizesse com que pensasse em iPohne mas nada disso.

    ResponderEliminar
  10. PS: Porque é que quando é da Nokia é tudo muito mau e ficas muito irritado, mas quando a Apple colocou a publicidade com iPad a abrir sites que tinham flash não houve assim tantos problemas :S

    ResponderEliminar
  11. Bruno Fernandes3/4/10 00:00

    Comprei o 5800 quando saiu e não estou insatisfeito, apesar de sofrer de alguns problemas que o autor do video se queixa. Eles no ultimo update introduziram kinetic scrool mas de resto, poucas melhorias. E o pior é que nunca deu tombos e agora perde contacto com a bateria quando faço pressão no canto da tecla fisica verde ou simplesmente a correr ou com a vibração do carro. A única solução pra voltar a ligar é tirar a bateria e pra isso a palheta até dá jeito heh
    Agora se vou ter de esperar meses pra ser arranjado, vou ter chatices.. só deixo lá o telemóvel com garantia expressa de demorar menos de um mês, se tiver de ser troca, como aposto que é. E mesmo assim vou ter de comprar outro que já não tenho nenhum com wifi e bem preciso.. cuido bem dele e não durou 1 ano em condições, e o meu k750 ainda funciona, enfim..

    ResponderEliminar
  12. @ metRo - Não deveria ser para mim o que disse mas enfiando a carapuça digo que eu estou muito escaldado com a marca Nokia. Nas minhas mãos passaram alguns. Os antigos de há 10 anos atrás eram máquina excelentes e de guerra. Os dos últimos anos, a única coisa que está nos aparelhos é apenas a marca e as letras. Nokia é uma marca que existe actualmente apenas a lutar perante o nível bem mais evoluído das outras marcas concorrentes.
    Ah... e bastou a Apple fazer um único modelo para se ter assistido à revolução mundial que aconteceu. Mas é a minha maneira de ver...

    Obs: Parabéns pelo seu (vosso) podcast e pela revista. Lá vou divulgando também...

    ResponderEliminar