2010/04/30

Notícias do Dia

Grande retrocesso no campo dos Tablets na Microsoft e HP, enquanto a Apple soma e segue em todas as frentes (mesmo que eu me queira manter "afastado" das notícias da Apple - que culpa tenho que não haja volta a dar?)


Microsoft cancela Courier


Para muitos, este Courier era uma das grandes esperanças que poderia revolucionar a forma como interagimos com os computadores, mas afinal... parece que não passou mesmo de um estudo que não era para concretizar. A Microsoft cancelou o seu Tablet Courier.


HP cancela Slate

Os detractores do iPad (a review sai nos próximos dias, mantenham-se atentos! :) que aguardavam o HP Slate com ansiedade podem agora perder as esperanças de ver um Tablet da HP com Windows 7 a curto prazo. Não posso dizer que tenha sido má opção... o produto dificilmente iria "satisfazer" quem pretendesse uma verdadeira experiência touch, mesmo com os interfaces que a HP colocasse em cima do Windows 7. Um pouco como as falhas que apontei ao Eee PC Touch.
Espero que a HP rentabilize agora as potencialidades do Web OS conseguido pela sua aquisição da Palm, ou então... parece que será uma vitória já ganha pelo Adam da NotionInk e equivalentes...


Apple fecha Lala.com

A tão falada passagem do iTunes para a "cloud" ganha novamente alento com o anúncio de que o serviço adquirido pela Apple, o Lala.com irá fechar no final de Maio. Pessoalmente, e mesmo sendo um ávido utilizador do iPhone, nunca escondi que detesto o iTunes - sendo que só o utilizo de longe a longe, para fazer um backup do iPhone, ou para actualizar o firmware (ainda mais raro.) A passagem para um serviço "web" seria (para mim) uma grande vantagem... Haja esperança.


Apple passa a 1º nos EUA

É curioso recordar que há apenas três anos atrás, muitos se riam perante a possibilidade de a Apple lançar um telemóvel no apinhado mercado mundial onde "não havia lugar para mais ninguém". Três anos depois, a
Apple ultrapassa a Motorola e passa a ser o maior fabricante de telemóveis nos EUA.


Adobe Flash

Pode não correr no iPhone e ser indesejado pela Apple, pode estar destinado à obsolescência a médio/longo, mas o que é certo é que o Flash anda por aí, e nem tudo é mau. A Adobe diz já ter ultrapassado essas questões com a Apple, dedicando-se a melhorar o seu produto para as plataformas que o decidam suportar.
Portanto, se querem ver alguns bons exemplos, nada como visitarem este Flash Wall.

7 comentários:

  1. Convém dizer que a Motorola também está a passar por um período muito mau. Como diz o artigo: "Four years ago, when the Razr was still popular, Motorola sold 46.1 million phones in the first quarter."

    Agora vendeu 8.5 milhões contra os 8.8 milhões de iPhones da Apple.

    ResponderEliminar
  2. Antes existiram os iPod Killers e os iPhone Killers.
    Agora os iPad Killers nem nados mortos são.
    É mau.
    Para o desenvolvimento (concorrência) e até para os que compraram ou vão comprar o iPad. E até para os que gostam de fizer mal só por dizer (ou por ser Apple), que não poderão dizer (mesmo que não fosse verdade) "melhor" dos killers.
    Só espero que isso não "perturbe" o normal desenvolvimento de futuras revisões ao iPad.

    ResponderEliminar
  3. O iPad pelo menos para este ano não terá concorrentes, não é bom mas é a verdade.

    Esse HP Slate era muito mauzinho(felizmente a HP reconheceu a tempo), e todos os outros que vejo com o Powered by Atom + o Windows 7 são todos uma valente "treta".....só para enganar clientes.

    O Chrome OS ainda não saiu e quando sair partilhará tal como o Android o pouco tempo de mercado que têm quando pretende ser o concorrente mais serio do sistema operativo criado e pensado para o efeito "touch" da Apple que já têm mais de 3 anos!!!

    Um TabletPC nos proximos tempos só poderá dar iPad

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/5/10 01:52

    ahahahah cancelaram

    Pois...


    Eu já estava à espera da barracada ... o mercado a atingir tem que ter o preço para tal, mesmo assim não vão faltar outros mas estão condenados ... o iPad ainda estou para ver o que vai acontecer este só tem defeitos na minha opinião e é fraco em hardware nem a apps o safam pelas políticas da apple, nem o html5 que é demasiado pesado para um Gadject de 256MB. Vai vender mas não como fazem crer.

    @kincas
    "Antes existiram os iPod Killers e os iPhone Killers."

    Só se foi para a apple ;)

    Os gostos não se discutem.

    cumps

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/5/10 02:07

    @Carlos Martins

    Faz uma review com o html5 a correr. Se puderes no teu "curto tempo livre" testar separadamente 3 aplicaçôes.

    Exemplos:

    Um video a correr em html5

    Um joguito

    .Não sei o que dizer do html5 mas não estou a gostar por vários motivos.

    ResponderEliminar
  6. Os tablets não Apple estão a caír como tordos porque na verdade não eram tablets. Eram simplesmente computadores sem teclado, e tudo indica que não é isso que o mercado quer. Para computação tradicional temos os laptops e os desktops. Um tablet tem que se centrar sobretudo em funcionalidades de consumo de informação (informacão escrita, video, audio), comunicação e, acima de tudo, conveniência de uso. Um computador está lá para se fazer notar, já um dispositivo de consumo de conteúdos deve ser o mais "transparente" possível, deve contribuir para eliminar qualquer barreira existente entre o utilizador e o conteúdo propriamente dito. A Apple já o demonstrou com o Iphone e o Ipod Touch, e agora refinou esse conceito com o Ipad. E ao fazê-lo está a obrigar todos os concorrentes a repensarem os seus projectos desde a raíz. Se a HP perceber isto, e agora que adquiriu a Palm, julgo que terá já dentro de sua casa as ferramentas necessárias para aparecer com um bom produto.

    ResponderEliminar