2010/04/22

Novela iPhone 4G - Fanboys e Hitler

Como já começa a ser habitual, aqui está o resumo do dia sobre os desenvolvimentos da novela do iPhone 4G roubado.

Enquanto uns prefeririam esquecer o assunto e "andar pra frente", deixando as alegações finais entre os respectivos (falta saber se a Apple vai apresentar um processo contra o site Gizmodo e/ou a pessoa que "encontrou" o iPhone) há alguns notáveis da net que se têm divertido a mandar mais lenha para a fogueira.


John Gruber (do Daring Fireball) não tem poupado acusações. Era uma pessoa que me parecia bastante equilibrada na forma como escrevia, e nota-se que ainda transparece algum desse equilíbrio nas suas fundamentações (e opiniões, todos temos direito a tê-las.) No entanto, nos seus últimos relatos, para além dos seus evidentes contactos directos com o inner circle da Apple, parece estar mais focado em divulgar a vontade/opinião de alguém "lá de dentro" que o está incentivar a cascar no Gizmodo e a não deixar esquecer o assunto, numa atitude que começa a roçar o "fanboyismo".
(Mas imagino que se alguém me pagasse $3500 US por semana, eu também não me importaria de falar do que me pedissem! ;)

Num dos seus últimos posts vai ao ponto de dar mais uma achega ao público, revelando que sabe decifrar o código da identificação do protótipo:
one of the barcodes attached to the unit read “N90_DVT_GE4X_0493”. According to several sources (of mine) familiar with the project, “N90” is Apple’s codename for the fourth-generation GSM iPhone, slated for release this June or July. “DVT” stands for “design verification test”, an Apple production milestone. The DVT milestone is very late in the game; based on this, I now believe that this unit very closely, if not exactly, resembles what Apple plans to release.
Ou seja, já vai preparando o mundo que o design vai mesmo ser parecido com o que se viu...
(Ou será desinformação ao serviço da casa-mãe?)


Não estou a dizer que o que se passou foi correcto ou não. Niguém está livre de cometer erros, todos têm os seus interesses e opiniões... Mas parece-me que seria tempo de acabar com "a letra" e passar às acções: se a Apple se sente tão lesada, que mande o assunto para os tribunais e pronto!
(E de preferência que acabasse de forma bem mais rápida que os nossos processos judiciais que nunca têm fim: Casa Pia, Apitos Dourados, Freeport, Maddie, etc. etc)


Quanto a mim, Hitler é que tem razão, vejam o seguinte vídeo (enquanto não é retirado! :)

Actualização: novos desenvolvimentos, com a chegada da polícia!

4 comentários:

  1. João Sousa22/4/10 13:46

    Caramba, no meio dos fundamentalistas que grassam por essa Internet, sejam pró-Apple, pró-Microsoft, pró-Linux ou pró-Google, e que como todas as militâncias acéfalas têm tendência a repugnar-me (e cada vez mais afastar-me desgostoso deste negócio), o texto do John Gruber parece-me, a uma leitura diagonal, bastante sensato.

    Salvaguardando as devidas distâncias, faço equivaler este episódio às nossas escutas domésticas. A Gizmodo pode invocar o interesse público, tal como os nossos jornais o fizeram. Esse interesse público pode justificar uma actuação à margem da lei - ou da ética, coisas nem sempre coincidentes. Simplesmente, acho que há uma mais do que ligeira diferença entre expor políticos potencialmente corruptos e exibir o protótipo de um telemóvel.

    ResponderEliminar
  2. @João

    Não é tão somente por este texto, mas pelo "histórico" desde o início deste incidente, os tweets e retweets que tem feito no twitter, etc.

    É como disse, de certa forma compreendo: se eu tivesse algum "amigo" a quem acontecesse alguma coisa, provavelmente também ficaria mais perturbado... Mas para alguém que eu via como "equilibrado", parece-me estar a ficar demasiado desiquilibrado.
    (Mas é apenas a minha opinião, e nestas coisas das leituras nem sempre é fácil perceber realmente o que alguém quis dizer ao escrever.)

    ResponderEliminar
  3. Quem ganha com isto? Todos menos o consumidor!
    Revistas cor-de-rosa hitech não obrigado!

    ResponderEliminar
  4. tenho um iphone que pertence a minha irma deixou entrar agua e agora nao funciona que posso fazer

    ResponderEliminar