2010/05/06

Notícias do Dia

TomTom ganha uma voz de peso, rumores que o novo iPhone irá suportar gravação de vídeo HD, uma Universidade que diz que o Gmail não lhes serve, a Adobe começa a encarar a realidade do Flash/HTML5, uma falha no Facebook que permitir espreitar conversas indiscretas, e... uma ferramenta de telemarketing que nos vai complicar ainda mais a vida.

TomTom com Darth Vader 


O NDrive tem o Pinto da Costa e o Valentim Loureiro (já agora, se ligam a futebol - coisa que *eu não ligo* - aconselho-vos a espreitar o post do Mário nos Velhotes sobre a Liga Sagres :), o Ovi Maps da Nokia tem a tua própria voz, mas... lamento informar-vos que o TomTom superou tudo e todos... pois agora disponibiliza o Darth Vader para vos dar indicações!



C-3PO, Yoda e Han Solo estarão disponíveis brevemente... Mas o que eu queria ver era ver se alguém chegaria ao destino se fosse guiado pelo "bips" do R2-D2! :)



Novo iPhone com Vídeo HD?

Umas funções descobertas no SDK Beta do iPhone OS 4.0 levantam o véu sobre a possibilidade do próximo iPhone poder gravar vídeo HD a 720p.
Parece-me algo lógico e nada "complicado" de implementar (e com modelos como o Nokia N8 a darem que falar nesse campo, seria algo bem necessário para manter o iPhone ao nível dos equipamentos de "topo".)


Universidade diz que Gmail não lhes serve

Enquanto o Google actualiza a página mais conhecida da internet, o seu serviço de email sofre hoje um rude golpe, com a Universidade da California a optar por não implementar o Gmail nas suas instalações por considerar que não oferece garantias de privacidade suficientes.
(Refira-se no entanto, que muitas outras grandes instituições e Universidades têm usado o Gmail sem problema. A ténue linha entre a "confiança" e "privacidade" será um assunto cada vez mais discutido no futuro.)

Por falar em privacidade e segurança...

Falha no Facebook permitiu ver Chats em Tempo Real

O sonho de todos os stalkers, a possibilidade de espreitar os chats de outras pessoas em tempo real, aconteceu durante várias horas no Facebook (entretanto, essa falha já foi corrigida.)
O mais caricato é que o modo de utilizar essa falha passava exactamente por uma funcionalidade de controlo da privacidade... :)


Adobe pisca o olho ao HTML5

Aquilo que há muito vem sido dito não parece passar despercebido à Adobe. Com o seu Flash a ser cada vez mais "atacado", e com muitas das suas funcionalidades a serem implementadas nativamente via HTML5, a Adobe já veio dizer que irá fazer as "melhores ferramentas para o desenvolvimento em HTML5."

Um dos mais recentes desistentes do Flash é o Scribd, que passa agora a utilizar apenas HTML.



Computador Detecta Emoções ao Telefone

Parece que depois das escutas telefónicas que tanto têm dado que falar nos últimos tempo, em breve teremos que nos preocupar não só com o que dizemos, mas também "como" o dizemos.

Uma companhia desenvolveu um programa que permite detectar as emoções de uma pessoa apenas pela sua voz durante uma conversa telefónica. O software está a ser utilizado por call-centers, que assim passam a ter uma ferramenta que lhes permite melhor lidar com o cliente no outro lado da linha; mas a companhia está a estudar a possibilidade de usar o sistema para detectar problemas médicos, como Parkinsons, esquizofrenia, (e até cancro, dizem eles.)
Portanto, da próxima vez que tiverem que atender uma chamada para vos venderem alguma coisa, não mostrem piedade... que do lado de lá eles têm todas as ferramentas para se "aproveitarem" de vós.

3 comentários:

  1. Eu já tenho o Darth Vader, Yoda e mais uns quantos amiguinhos no TomTom há uns anos.
    Com o Yoda ainda nos arriscamos a fazer o caminho ao contrário ;)

    ResponderEliminar
  2. Bruno Fernandes6/5/10 20:20

    Quando um gajo manda um email para o sac da zon eles nem sabem quem somos (apesar de estar indicado como contacto prioritário).
    Continuam-me a telefonar de um qualquer 'sellcenter' pra impingir serviços que já tenho, apesar de ter lá tickado pra não usarem o contacto pra publicidade..
    E agora vão começar a usar ferramentas idênticas a um polígrafo pra interpretar o que lhes entender nas entrelinhas do meu discurso.
    E a piada é ser uma lâmina de 2 gumes, visto que já sabemos vai ser usado pelos supervisores pra subir os números de uma forma mais objectiva.. "tens de aumentar a simpatia pra 70% ou és despedido!" Isto tá bonito, sim sr..

    ResponderEliminar
  3. RD @waitforit: my 8 year old pointed out how confusing yoda's directions would be "mmmmmm a left you shall take at the next intersection.. yess"

    ResponderEliminar