2010/05/17

Notícias do Dia

O 5º aniversário do YouTube, o falhanço da venda directa do Nexus One, o caso WiFi do Google Streetview, TVs OLEDs "a metro", e mais.


MPAA: Bombas Ok, DVDs piratas é que não!

A máfia Hollywoodesca (MPAA) que patrulha o mundo em busca de cópias ilegais mostra novamente a sua raça. Parece que para além de todos aqueles que ousem proferir a palavra "torrent", aponta agora armas contra... os seus próprios soldados. É isso mesmo: a MPAA está preocupada com os DVDs piratas que os soldados americanos têm comprado no Iraque!
Parece que afinal, arriscar as vidas diariamente para manter a "american way of life" já não é desculpa para poder ver uns filmezitos...


Google abandona Vendas do Nexus One

Parece que o Google chegou à conclusão de que não está vocacionado para ter um loja e/ou serviço directo ao consumidor. A venda directa do Nexus One (que fazia prever que mais modelos se seguissem) através de uma loja Google parece ter acabado em fracasso.
A partir de agora, o Nexus One irá ser vendido por intermédio de parcerias com os diversos operadores.


Google a espiar os WiFi?

O Google vê-se novamente envolvido em polémica quanto à privacidade das pessoas. Os seus veículos StreetView que percorrem as ruas captam, para além das imagens que vemos, informações sobre todas as redes WiFi ao seu alcance, utilizando-as como marcadores geolocalizados.
Ora, para além da sua identificação destas redes WiFi (SSID e MAC address) parece que o sistema captava igualmente pacotes de dados no caso das redes WiFi não protegidas.
O Google diz que esta captura de dados terá sido feita por engano, já que não tem qualquer utilidade para estes dados, que nunca os utilizou, e que os pretende eliminar sob a supervisão das entidades interessadas.
No entanto... certamente esta explicação poderá deixar alguns utilizadores um bocadinho mais desconfiados sobre o que este gigante poderá andar a fazer "nos bastidores"...


YouTube faz 5 anos


Parece que foi ontem... A "loucura" de alguém ousar pensar em permitir a qualquer pessoa disponibilizar vídeos para que todo o mundo pudesse ver.
Era um projecto magalómano, que todos criticavam e consideravam impossível. Seria "impossível" sustentar tal serviço.


No entanto, cinco anos depois, o YouTube continua vivo e de boa saúde, e cada vez melhor.
Em vez de vídeo de baixa resolução temos agora vídeos em alta-definição (e até em 3D), com reconhecimento de voz, e regularmente a oferecer novos serviços e inovações.
Diariamente, são exibidos 2 mil milhões de vídeos, e a cada  minuto que passa são adicionadas mais 24h de vídeo de conteúdos - fazendo com que fossem necessários mais de 1700 anos para que alguém os pudesse ver todos...


TVs OLED "a metro"

Parece que o sonho das TVs OLEDs impressas a metro está cada vez mais próximo de se concretizar. A Dupont diz que consegue imprimir um ecrã OLED de 50" em menos de 2 minutos.
Espero é que o seu custo possa também ser facilmente amortizável em igual período de tempo. :)

4 comentários:

  1. o Nexus n deixou de tar a venda... o modelo de negocio de o vender só online 'e q mudou, e passa a estar esse e futuros Google Phones à venda via circuito de retalho

    ResponderEliminar
  2. @BUGabundo

    "A partir de agora, o Nexus One irá ser vendido por intermédio de parcerias com os diversos operadores."

    ResponderEliminar
  3. Thats what i said...
    e o q tu escreveste foi:
    "Google *abandona* Vendas do Nexus One"

    ResponderEliminar
  4. E não estou a mentir: abandonou a venda ao público, tal como está explicado no parágrafo seguinte. :)

    ResponderEliminar