2010/05/21

Notícias do Dia

Notícias sobre o Android (incluindo instruções sobre como o instalar num iPhone 3G), o novo Google TV que pretende trazer o Google para as nossas salas, as questões de privacidade, ainda o Facebook, e uma rica prenda para todos os que queiram aumentar a capacidade dos seus backups via Time Machine.


Android no iPhone 3G

Lembram-se de vos ter falado da possibilidade de instalarem o Android num iPhone e iPhone 3G? Pois bem, aqui está um guia passo-a-passo para quem se quiser aventurar nesta "remodelação" do smartphone da Apple e instalar o Android num iPhone.
Fica o aviso de que esta experiência não é recomendada para uso efectivo - as funções de poupança e gestão de energia não estão ainda implementadas, fazendo com que o Android descarregue a bateria do iPhone em apenas 1h.


E por falar em Android...

Novo Android "Gingerbread" chega no final do ano

Enquanto muitos utilizadores Android sonham ainda em pôr as mãos no Android 2.2 "Froyo", o Google está já a trabalhar na próxima versão "Gingerbread", que irá trazer suporte nativo para o novo formato de vídeo  WebM do Google (e muitas outras novidades, certamente.)

No entanto, há que referir que o Google necessita de encontrar urgentemente forma de fazer com que estas actualiações constantes cheguem aos utilizadores. Muitos aparelhos continuam sem actualizações disponíveis para as versões 2.x; e o processo de actualização do firmware é - em alguns casos - bastante intrusivo e incómodo, obrigando ao backup manual de mensagens e fotos; e à posterior reinstalação de todas as Apps que se tinham no dispositivo.

Um forma uniformizada e simples de fazer estes updates em tempo útil torna-se cada vez mais um elemento "crítico", especialmente numa plataforma que tem sofrido constantes e rápidas evoluções como o Android.


Google TV

Quanto ao Google TV, a Sony já se prepara para integrar este sistema nos seus televisores, e a Logitech irá ter uma "box" com as mesmas funcionalidades (e sim, as boxes irão correr Apps Android e ter o Chrome como browser.)





Google equaciona Reconhecimento Facial

A tecnologia é muito bonita e permite coisas espectaculares... mas não deixa de ser necessário considerar as implicações que podem afectar a segurança e privacidade das pessoas. É esse dilema que o Google enfrenta: tem um serviço de reconhecimento facial pronto a arrancar mas as questões levantadas sobre a privacidade fazem com que isso tenha que ser analisado cuidadosamente.
O Google já integra serviços de reconhecimento de pessoas no seu Picasa; e é apenas uma questão de tempo que tal seja implementado nos seus serviços de reconhecimento de imagens (como o Google Goggles).
Afinal, quem não desejaria poder tirar uma foto a uma qualquer pessoa e poder identificá-la, ou imediatamente ter acesso ao seu perfil na net e email?
No entanto, é mais que certo que, se não for o Google a fazê-lo, outra qualquer empresa o fará....


Facebook volta aos Tribunais

Como se não bastassem as questões da privacidade dos seus utilizadores, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg vê-se agora -novamente- a braços com um processo judicial por parte dos seus colegas universitários que lhe tinham encomendado um serviço em tudo semelhante ao Facebook. Um projecto que Mark Zuckerberg foi "adiando" enquanto ia fazendo a sua própria versão do site... que se viria a chamar Facebook.
O caso já tinha chegado aos tribunais, mas aparentemente não terá ficado definitivamente resolvido - e com situações curiosas como: o Facebook ter ficado com poder para despedir os advogados que os acusavam... (Ainda bem que eu não fui para Direito, que estas coisas são demasiado complicadas para mim... :)

E mesmo assim, novas questões sobre a privacidade continuam  a aparecer a cada dia que passa: uma das mais recentes, que dados sobre os utilizadores estariam a ser passados para quem tem anúncios nas páginas.


Drobo FS compatível com Time Machine


Fãs do Time Machine da Apple e dos Drobo? Pois bem, agora podem ter o melhor dos dois mundos, já que o Drobo FS ganhou finalmente suporte nativo para o Time Machine.
Agora é mesmo só ligar um à rede e... ganhar espaço quase ilimitado e à prova de falhas de discos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)