A poucas semanas da chegada do iPad à Europa - e incluindo a nossa vizinha Espanha - ainda nada se sabe sobre a data da sua chegada oficial a Portugal.
Ora, para além de isso ir adiando a tal iniciativa de vos oferecer um iPad que a muitos interessa (faz-me também pensar na possibilidade de começarmos isto com outro gadget que vos interesse, de valor reduzido, que daria também para afinar o "sistema" :) fez-me pensar nos motivos de tal atraso.
O iPhone OS está mais que preparado para suportar a língua portuguesa, incluindo as funções de acessibilidade de leitura de texto e tudo, e não me parece que fosse esse o factor de atraso do iPad em chegar a Portugal.
Quanto ao factor disponibilidade, não me parece que isso seja credível considerando que em Julho já estão incluidos países como México, Holanda, Nova Zelândia, e Singapura.
O que me faz suspeitar do seguinte... será o real motivo de atraso... a demora em conseguir criar uma Book Store nacional?
É que, se no iPhone ainda vamos conseguindo sobreviver sem o acesso a muitos dos conteúdos exclusivos nos EUA (filmes, séries, eBooks, etc.) como se pode explicar que um iPad - que se adequa perfeitamente a eBook reader - não tenha sequer acesso à sua Book Store?
Se for este o caso, então parece-me que os portugueses interessados em ter um iPad, terão que recorrer a encher um pouco mais os cofres dos nossos vizinhos espanhóis - tal como já acontece no caso dos combustíveis (entre outras coisas).
Vamos lá ver que novos desenvolvimentos nos aguardam... senão, quando o iPad chegar a Portugal, a maioria dos interessados provavelmente já se terá "desenrascado" por outras vias...
2010/05/10
O Atraso do iPad em Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Concordo com a ideia de testares o mecanismo de donativos/ofertas com outro gadget, afinal não fazemos ideia de quanto tempo mais será preciso esperar pelo iPad...
ResponderEliminarSugestões sobre qual, são bem vindas... :)
ResponderEliminarDe preferência um recente, ou que chegue "confirmadamente" nas próximas semanas.
Que tal o A1 da TMN?
ResponderEliminarJá li algures que o iPad chegará a Portugal ao mesmo tempo que a Espanha e por uma razão muito simples: a Apple considera isto um mercado ibérico.
ResponderEliminarAcredito mais que se trate de um atraso das operadoras móveis que vão suportar o iPad 3G uma vez que vai ser lançado o Wi-Fi e 3G ao mesmo tempo. A iBook store não vai ser lançada em alguns dos países e como dizes já andamos há anos a sobreviver sem os filmes e séries de TV no iTunes, não era a questão dos iBooks que iria minar o lançamento em Portugal.
ResponderEliminarPor estranho que pareça trata-se mesmo do OS 3.2 que está presente no iPad nao tem a lingua portuguesa disponivel... dai o iPad só vir a estar disponivel em setembro!! no lançamento do 4.0 para iPad...
ResponderEliminarlembrem-se que o OS do iphone e do iPad podem aparentemente virem do mesmo SDK mas sao ligeiramente diferentes! e por umsuportar nao quer dizer que o outro suporta...
To Soão Sousa.
ResponderEliminarNo site "es" já se pode fazer a pré-encomenta ao contrário do site "pt".
Portanto essa do "mercado Ibérico" é uma treta e até imagino de onde isso "veio".
Kincas: li no Sapo.
ResponderEliminara verdade é que os tuga são sempre tratados como lixo.
ResponderEliminarBem, para quem estivere intessado, um iPad pode estar apenas a dias de distância. :)
ResponderEliminar