2010/05/22

Optimizar o Windows 7

Alguma vez sentiram que o vosso sistema fica mais lento após terem instalado alguns programas e ao fim de algumas semanas de uso?

Pois bem, não é "impressão" vossa - de facto fica mesmo mais lento, como analisado em detalhe pelo site techradar neste recomendado artigo sobre como optimizarem o vosso Windows 7.


De um sistema instalado de fresco, que arrancava em pouco mais de 20 segundos e que fica utilizável em menos de 30s - após a instalação de vários programas e utilização intensiva passou-se para uns bens diferentes 30 segundos de arranque, e uns inaceitáveis 140(!)seg até que ficasse utilizável!


Desfragmentação do Disco

Para os que suspeitassem que o problema estaria na fragmentaçao do disco, ficou demonstrado que o defrag do Windows pouco ou nada faz (os resultados mantiveram-se inalterados), enquanto um desfragmentador dedicado (Auslogics Disk Defrag) obteve resultados bem melhores (ou pelo menos, que se notassem.)

Mas mesmo assim, o tempo até que o sistema ficava pronto a utilizar continuava exaqerado (107s, dos originais 30s.)


Serviços Desnecessários


O passo que se seguir consiste em desactivar os serviços desnecessários que são carregados aquando do arranque do Windows - muitos deles podem/devem ser desactivados - enquanto outros podem dar uso ao novo modo de arranque "atrasado" que existe no Windows 7. Em vez do Windows ter que esperar por eles, pode apresentar um desktop funcional mais rapidamente, enquanto vai carregando estes serviços posteriormente.
Com estas alterações pouparam-se uns segundos no tempo de arranque, e o tempo que demorava até que o Windows ficasse utilizável passou de 107 para 81 segundos (quase meio-minuto a menos de "desespero" sempre que arrancassem este computador.)


Programas no Arranque

Depois dos serviços, o próximo alvo foram os programas que se "intrometem" no arranque do Windows. Praticamente todos os programas hoje em dia gostam de incluir alguma tralha nesta fase, desde verificadores de actualizações (que deveriam ser *obrigados* a utilizar o scheduler do Windows!) a muitos outros que gostam de deixar icons na vossa barra de notificações - e que na maior parte dos casos são raramente utilizados.
Após uma limpeza destes programas, o tempo baixou dos 81 para os 71 segundos - e igualmente importante, pouparam-se 100MB de Ram que estavam a ser ocupados com todo aquele "lixo."


Optimizar os Programas

Programas como o Internet Explorer, Firefox, Outlook, e muitos outros, podem sugerir ou aceitar a instalação de plugins adicionais - estes plugins podem ser interessantes, mas há que ter noção de que também "pesam" no sistema. A remoção de vários plugins no IE e Firefox permite poupar valiosos segundos do tempo de arranque e poupar memória.


Remover o Lixo

Depois de tudo isto era tempo de remover as coisas desnecessárias, algo que pode ser feito com o assistente do Windows, ou com um programa estilo CCleaner.
Após essa limpeza e nova desfragmentação, eis os resultados:

Tempo de arranque: originalmente nos 22 segundos, tinha passado para os 30s, e agora situava-se nos 24s.
Tempo de arranque até que o IE abrisse e carregasse a página do Google: 28s, 140(!)s, e agora uns mais aceitáveis 35 segundos.

A actividade do sistema tinha também baixado cerca de 30%, e poupou-se 300MB.



As vantagens de um SSD

Está mais que visto que o principal factor limitativo de um computador actual é o disco rígido, portanto... e que tal se optassemos por um SSD como disco de arranque, para instalação do Windows e programas mais utilizados?

A passagem de um disco rígido para um SSD de 80GB da Intel reduziu o tempo de arranque de 24 para 18 segundos.

Mais impressionante, e demonstrando as capacidades "multi-tasking" dos SSD, sem partes mecânicas a mexerem-se para trás e para diante, o tempo total para que o sistema ficasse utilizável foram reduzidas para uns meros 20 segundos - ou seja, logo após o sistema ter arrancado.


Ficam as dicas... :)

8 comentários:

  1. Resumindo:
    Gastando uma batelada de dinheiro em hardware mais rápido optimiza o computador :)

    Fazendo um "system restore" para o momento em que acabamos de instalar o windows, optimiza o computador. Ou seja, o windows sem nada é mais rápido, mas à medida que metemos software nele fica mais lento.
    Pra mim remover o software não é optimizar! E removê-lo do arranque é igual, eu se os tenho no arranque é porque quero cum caneco :)

    Conclusão: Para optimizar o seu computador...espere que o preço dos ssd's baixe e entretanto faça como eu e nunca desligue a máquina...são 3 segundos para o monitor ter imagem!!!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas!
    Mas cá por mim, prefiro a hibernação do sistema. Rouba bastantes mais segundos no arranque... ;)

    ResponderEliminar
  3. Carlos,

    Nao percebi a cena dos programas do arranque deverem ser obrigados a utilizar o scheduler do windows? Viste algum comentario / artigo a dizer que funcionam a tao baixo nivel que nao usam o scheduler do windows?

    E que, tecnicamente, nao faz sentido e nao e possivel :o)
    Os programas no arranque sao...programas! E, assim sendo, sao SEMPRE scheduled pelo sistema operativo.

    Podem e ter uma prioridade maior que os outros (quer por estarem a ser executados no processo de arranque, quer porque sao executados primeiro e, por alguma razao "obscura" o algoritmo de scheduling da prioridade baseado no "queue time" (o que nao deveria de acontecer para sistemas pessoais ja que a prioridade tem de ser dada ao processo que o utilizador esta a usar - embora seja um problema extremamente complexo porque o processo do utilizador pode depender de um servico em background heheh)...

    Em suma, estava so a tentar entender o que disseste porque nao me fez grande sentido?

    p.s. reparei que falavas sobre aplicacoes que ficam no arranque para verificar actualizacoes (ou seja, nao estavas a falar propriamente do processo de arranque mas sim de um processo que faz parte do arranque e fica em execucao) mas as minhas duvidas mantem-se!

    Abraco,
    Luis

    ResponderEliminar
  4. Pois eu como já não uso Windows e oiço maravilhas do 7, gostaria aqui de comentários isentos sobre como este se comporta ao fim de uns meses, mesmo correndo, cclenaner, doctors, etc. Foi uma das razões que me fez fartar do windows.

    ResponderEliminar
  5. Bruno Fernandes23/5/10 23:21

    eu tinha o 7 instalado desde dezembro mas pra despistes retirei o pagefile e quando tive que fazer uma pesquisa pra recuperar um file (não uso reciclagem) ele nunca mais recuperou.

    usava outros defrags mas esse auslogics até é porreiro. gostava era de conseguir reduzir o tempo de boot.. maior parte das sugestões eu já as usava, mas não consigo boots perto de 30s.. é mais 60s e o disco não é assim tão lento.. é um samsung 7200rpm que faz uns 80MB/s e até tenho uma Sandisk Cruzer de 4GB dedicada a ReadyBoost.

    Realmente, coisas como ter adobe reader/acrobat, open office, nokia server, java, google update etc etc simplesmente pra fazer updates que na minha opinião raramente são prioritários.. não convém nada mesmo.

    E pelos vistos convém ter um schedule dum (bom) defrag, 1x por semana.

    Há alguns serviços que não permitem estar delayed, mas muitos funcionam bem assim.

    Pra decidir os que desligo, tenho usado este site:
    http://www.blackviper.com/Windows_7/servicecfg.htm

    ResponderEliminar
  6. Ora bem...

    Vamos lá à dose industrial de respostas; por ordem de chegada. :)

    @Mori
    A questão das optimizações é mesmo... *optimizar*.
    Por muito que um sistema venha "optimizado" de início, há sempre alterações que podem ser feitas em função do que cada um necessita.

    Por exemplo, eu não tenho necessidade de imprimir ou ter bluetooth no computador; são serviços que posso muito bem desactivar.

    O meu computador passa a vida entre os modos "On" e "suspend" (S3 - "desligado"), e está sempre pronto a funcionar num par de segundos.
    Passam-se meses entre reboots (e apenas e só quando a isso sou obrigado, por causa de updates ou coisas do género.)

    Considero que o meu Windows está já perfeitamente opimizado. Confesso que não conhecia aquele "delayed start" dos serviços, e fui mudar alguns para esse modo.
    De qualquer forma; como tenho um RAM Disk de 4GB "persistente" (gravado para disco e reposto no arranque do sistema) - o processo de boot é sempre "lento"... ler 4GB demora sempre um bocado. :)
    (Mas como disse, é coisa que se aguenta bem pois é feita muito raramente.)


    @Luis

    A questão dos schedulers é que, em vez de ficar com dezenas de processos *permanentemente* em memória, cada um a fazer a verificação regular de actualizações do seu programa, deveriam apenas acrescentar-se ao scheduler do Windows (um único processo que já temos a correr no sistema) para que fossem chamados nos horários necessários e pronto, corriam e desapareciam.

    Tal como no Linux, quando queres fazer algo de forma regular, acrescentas a tarefa ao "cron", em vez de manteres um programa sempre activo a ver se chegou a hora de fazer qualquer coisa.

    É que, embora hoje em dia haja "recursos" a mais... levado ao exagero - com cada programa instalado a manter um processo de verificação de actualizações permentantemente em memória - poderias ter 60 ou 70 processos dedicados apenas a "actualizações".
    Se cada ocupar 2 ou 3MB de Ram (e já estou a ser simpático... há alguns que são um exagero absurdo) estamos a falar de centenas de MB desnecessariamente ocupados em permanência.


    @Nuno

    Não tenho razões de queixa do Windows 7, mas já o meu velhinho XP se aguentava com meses de "uptime". :)
    O 7 tem evoluções bastante interessantes e até ao momento tem-se revelado bastante estável.
    De qualquer forma, nem obriga a grandes "decisões", quem tiver que usar "windows" terá obrigatoriamente que utilizar o 7, já que o XP está em mais que fim de vida e o Vista foi um "7-beta"...


    @Bruno
    Eu há mais de 5 anos que desactivei o page file nos meus windows. No meu PC do XP tinha "apenas" 2GB de RAM e mesmo assim nunca deu problemas... no actual tenho 12GB Ram e portanto... muito menos problemas terei. (Desses 12, 4GB estão a ser usados como ram disk para ficheiros temporários, cache dos browsers, etc.)

    ResponderEliminar
  7. Carlos,

    Ahhh! Pensava que estavas a falar do scheduler do sistema operativo (que controla processos) e nao do scheduler "agendador de tarefas" (hmm, esta minha distincao nao foi la muito boa lolol)!

    De qualquer forma, ja percebi o que estavas a dizer e concordo completamente :o)

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  8. Quanto a pergunta sobre como e que o Windows 7 se porta depois de alguns meses em uso, estou a usar um (64 bits) desde Dezembro de 2009 sem qualquer problema (num quadcore com 6gb ram).

    p.s. nao uso ccleaners, anti virus nem nada dessas coisas :o)

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar