2010/06/24

Aceleração por Hardware no IE9

Enquanto a Microsoft se congratula por ter vendido 150 milhões de licenças do Windows 7, vai também preparando o seu futuro Internet Explorer 9 para o novo panorama web que se adivinha.
Para começar, o IE9 vai suportar as mais avançadas funcionalidades do HTML5, como o video e canvas - que até aqui estavam ausentes dos browsers da Microsoft - mas quer ir mais além, com a aceleração de gráficos 2D e 3D por hardware.





Daqui por uns tempos estamos a instalar drivers gráficos para os browers. ;P

9 comentários:

  1. por falar em browsees, e off topic, sabes dizer-me porque é que o webmail da zon é diferente no ie e no firefox ?

    ResponderEliminar
  2. heh...engracado como o gajo disse que, para fazer isto, tomaram partido das APIs do Windows, para interagir com o direct 3d e afins...

    ...isto significa que isto e, essencialmente, inutil para o publico em geral! (a nao ser que todos os browsers o facam em TODOS os sistemas operativos).

    Qual e o point de terem conseguido atingir velocidades muito boas SE so funcionarao assim no seu SO? E claro que isso e um selling point para eles e a verdade e que eles lideram o mercado dos PCs...mas...isto e mesmo evolucao (palpavel)?

    E quanto ao facto do Chrome "ter uma performance miseravel", certo...mas tambem corre em todos os sistemas operativos :oD

    Quero ver se eles vao fazer uma versao do ie 9 para o Mac e vai ter esta performance heh....

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  3. @Luis Miguel Silva

    Mas esta sempre foi a estratégia da M$ deixar os outros desenvolver, e qd o mercado esta preparado fazer algo diferente e pior que só funciona em windows. A M$ tem um marketing virado contra o consumidor.

    ResponderEliminar
  4. E a tal velha batalha (tipo discutir futebol, politica ou religiao).

    Eu compreendo a necessidade das empresas em usarem patentes e tentarem impingir a sua tecnologia (afinal, sao 1 negocio). Mas tambem compreendo perfeitamente como isso afecta o consumidor final / a humanidade!

    Carago..ja temos tanta tecnologia espectacular que pode ser colada junta SE estes gajos trabalhassem juntos a desenvolver protocolos genericos...

    E como um video que falava da ideia da Microsoft para a Cloud, onde seria possivel mudar INSTANTANEAMENTE de terminal, quando no carro o computador de bordo mostrava logo a agenda e outras cenas, etc etc etc...

    Nos ja temos a tecnologia para essas tretas todas a tomates...e preciso e uma empresa grande tomar o primeiro passo a produzir isso em massa para ver se pega (embora seja estupidamente arriscado)!

    ResponderEliminar
  5. Eu penso de que...o firefox e o chrome têm uma performance tão fraca porque querem.
    Resumindo, correr 3d no browser não é prioridade nenhuma e logo eles ainda não viram a necessidade de resolver isso.
    Quando for altura eles tratam do assunto.
    Pessoalmente não vejo porque haveria de precisar acelerar as minhas páginas web...sinceramente.

    ResponderEliminar
  6. @Paulo
    O email diferente nos IE e nos restantes browser deve-se a ser uma solução microsoft, que utiliza as funcionalidades "avançadas" e exclusivas (leia-se: não-standard) nos seus browsers - embora nada impedisse que o fizessem "bem" e de forma a que corresse nos restantes browsers.

    @Mori
    Este tipo de acelerações vai ser cada vez mais necessária à medida que o Javascript, WebGL, e outras tecnologias tornam o browser no novo "desktop". As páginas web há muito que deixaram de ser só "texto" e "imagens estáticas"... e por isso mesmo interessa aumentar o desempenho possível dentro delas.

    Acho que a questão é aumentar o desempenho *sem* que isso signifique utilizar extensões específicas, para que o futuro da web não se torne num campo minado, onde cada browser necessite das suas próprias optimizações e CSS/comandos exclusivos.

    ResponderEliminar
  7. Hmm, então Carlos, o que são agora as páginas? Quero eu dizer com isto que gostava de ver alguns exemplos, porque apesar de pensar que eles devem andar por aí, não tenho contacto com eles. Visito vários sites diariamente mas não vejo necessidade de aceleração 3D em nenhum deles.
    Estou honestamente curioso para aprender mais sobre a real necessidade de acelerar o 3D no browser.

    ResponderEliminar
  8. Então, uma página poderá muito bem ser o que muito bem calhar: desde jogos 3D como o Quake como qualquer outro ambiente gráfico que possas imaginar.

    ResponderEliminar
  9. ok, obrigado, o problema não é o browser mas do webmail.

    ResponderEliminar