2010/06/21

Notícias do Dia

O iOS4 chega hoje, e iPhone 4 está a chegar (com segredos?), matrículas electrónicas na Califórnia,e muito mais.

Actualização iOS4 hoje

Logo pelas 18h, milhões de utilizadores actualizarão os seus iPhones para a mais recente versão do sistema operativo do iPhone. Uma actualização que traz o "multitasking", as pastas, e muitas outras novidades aguardadas pelos utilizadores. Mas... amanhã ou depois já vos digo que tal está.


iPhone 4 no dia 24 com "segredos"?

De igual forma, faltam poucos dias para o lançamento oficial do novo iPhone. A Apple já começou a enviar as encomendas pelas transportadoras - com alguns clientes a poderem recebê-lo um dia antes da data de  lançamento. Mas, como é habitual  há sempre malucos para tudo, e há quem tenha decidido acampar à frente de uma loja já desde a 5ª feira passada, não se importando de esperar uma semana para ser o primeiro da fila para comprar um iPhone 4.

Já ficou também esclarecido que as videochamadas não gastam "minutos" dos planos de chamadas, e há quem suspeite que o iPhone 4 possa ter algum segredo não anunciado: uma vez que a Apple pediu à FCC para atrasar a publicação de informação e fotos do novo aparelho por 45 dias.

Há teorias para todos os gostos, desde a superfície traseira táctil a capacidades de leitura RFID, entre muitas outras...



Matrículas Electrónicas na Califórnia

Enquanto por cá se aposta em sistemas que irão entrar em funcionamento se sequer se saber se os chips electrónicos que vão possibilitar o seu pagamento vão ser aprovados ou não, nos EUA estão muito mais à frente. Quando eles dizem matrículas electrónicas, são mesmo matrículas estilo "ecrã" digital, que podem até passar publicidade quando os veículos estão parados! Oh oh!

Imaginem as possibilidade de tuning que isto representa! :)


Google Apanhou Emails e Passwords

A polémica em torno dos dados WiFi capturados pelos carros do Google que fazem o mapeamento do Streetview continua a dar que falar. Agora foi descoberto que esses dados incluiam também emails e passwords.
Ora... não quero estar a julgar se haveria ou não más intenções, mas... tratando-se de um sinal WiFi aberto significa que essas pessoas estão a disponibilizar os seus dados para *qualquer* pessoa nas redondezas.
Quando muito, este caso com o Google até servirá para sensibilizar as pessoas de que os seus dados estão bastante vulneráveis quando usam redes WiFi desprotegidas (e também quando usam qualquer hotspot público.)

Para quem utiliza o browser Firefox talvez não seja má ideia experimentar esta extensão: HTTPS Everywhere; que faz com que navegar na web se torne mais seguro.



OnLive nos Macs


Os Macs sempre se viram um pouco arredados do mercado dos videojogos de acção, mas com o OnLive para Mac tudo isso se torna irrelevante, uma vez que podem jogar qualquer jogo que desejem em qualquer plataforma  - como até já foi demonstrado no iPad -  (mesmo se para além da assinatura mensal tenham que pagar o preço "com desconto" dos jogos que pretenderem utilizar.)
No entanto, a maior restrição é que o serviço está apenas disponível - por agora - nos EUA.


O Software por trás do Facebook

Se se interessam pelas coisas que funcionam por trás dos sites que vêem nos vossos browsers, certamente já se terão interrogado sobre o que será necessário para tornar um site como o Facebook possível.
Se o vosso computador caseiro até poderia servir de servidor para umas dezenas ou centenas de acessos, o que implica ter um site com milhões de visitas diárias?

Pois bem, é só espreitarem este artigo e ficarem a conhecer coisas como o MemCached, Cassandra, Hadoop, Varnish, e outras coisas que tais.

5 comentários:

  1. E natural que o facetime nao utilize minutos, so funciona sobre wifi (que grande MERDA)! :o\

    Isto e o que me mete realmente nojo, temos a tecnologia mas os sacanas nao fazem as coisas como devem ser...

    E como o Skype, porque raio nao tem video no iphone / ipad?! Mesmo que o ipad nao tenha camera, eu quero ver as outras pessoas! :o\ bahhh!

    Ja agora, quanto ao OnLive, ja testei e esta aprovado :o)

    A cena dos precos e que e mais marada...
    Tens de pagar pelo servico para aceder a ele (embora os gajos tenham oferecido os 12 primeiros meses a mim [e a outros - embora o estejam a fazer as pinguinhas], o que me faz pensar que TALVEZ oferecam isto "gratuitamente" no futuro...ja que os jogos sao muito caros)!

    Mediante o tipo de jogo, podemos comprar um passe para 3 ou 5 dias (OU comprar o jogo para o jogarmos sempre que quisermos.

    Hmm..acho que vou escrever um post sobre isso :o)

    Eu queria fazer uma review em video mas nao tive oportunidade durante o fim de semana (e agora durante a semana esquece) :o\

    Hugz,
    Luis Miguel

    ResponderEliminar
  2. Agradece essas limitações aí à tua querida AT&T, que anda sempre atascada e a puxar para trás! ;P

    E por culpa deles, o resto do mundo tem que andar à velocidade da carroça...
    Já que não há outra explicação para que não permitam o facetime via 3G (tal como não permitiam o Skype via 3G, coisa só alterada muito recentemente), e os tethering, que felizmente já tinhamos por cá enquanto por aí ainda estava bloqueado.

    Quanto ao OnLive sim, já vi que é assinatura + preço dos jogos; e ainda por cima só te garantem que o jogo permanece lá durante 3 anos a contar da data da sua entrada no serviço: ou seja, ninguém te garante que possas jogar os jogos "comprados", daqui por 5 anos...
    De qualquer forma, é um começo... e muitas dessas esquisitices serão imposições das editoras dos jogos. À medida que isto for evoluindo, é de esperar que as coisas mudem... para melhor!
    (Ainda há-de chegar o dia que sao os editores a implorar a estes serviços para que aceitem os seus jogos, em vez de ser ao contrário ;)

    ResponderEliminar
  3. Pronto, ja fiz um pequeno review ao gajo. Aqui fica:
    http://mygpslostitself.blogspot.com/2010/06/onlive-pequeno-review.html

    Feel free para copiar a informacao integralmente para o teu blog se quiseres :o) [e/ou adapta-la].

    ResponderEliminar
  4. Realmente e uma mafia do caracas esta merda com a AT&T. Apanharam uma mina de ouro com o contrato de exclusividade com a Apple... (mas tambem ja ouvi boatos que a Verizon nao quis nada com a Apple na altura em que eles andavam a procura de um partner...ahah).

    No outro dia fiquei chocado ao descobrir que empresas com a Sprint tem uma cobertura inferior a AT&T ou Verizon e, se estiveres numa zona sem cobertura, PAGAS ROAMING - mesmo que estejas dentro do Estado onde resides!!! (pelo menos foi essa a informacao que apanhei ao ver o mapa de cobertura deles).

    Isto e mesmo PARVO! :o\

    Por isso e que o iPhone tem aquela opcao de nao permitir dados em zonas de roaming! (nao e, propriamente, para o Estrangeiro)!

    Ja agora, quanto a AT&T e ao iPad, ouvi dizer que a Apple nao aceitou aplicacoes de sites de video / streaming como o Hulu porque estes nao tem opcao de baixar o bitrate quanto acedidos por 3G! Ou seja, mais uma imposicao da AT&T que obriga os gajos a baixarem a qualidade para nao lhes lixar largura de banda...enfim!

    Se eu estou numa zona com boa cobertura e tenho trafego ilimitado, quero, obviamente, ver videos com qualidade! Mas pronto...

    A qualidade de sites como o Netflix ou a ABC tambem nao e assim tao ma, e aceitavel :o)

    Hugz,
    Luis Miguel

    ResponderEliminar
  5. Aceito claro... já vou repostar o teu post do OnLive no "Amiga Speaking" amanhã! thanks! :)

    ResponderEliminar