2010/06/30

Notícias do Dia

Embora ande tudo ansioso com a chegada do iPhone 4 aqui ao blog, há outras coisas que merecem destaque hoje, como Tablets Android, discos de 3TB,

Cisco Cius

Poderá não ter um nome muito feliz, mas este Cius marca a chegada da Cisco ao mercado dos tablets Android.
No entanto, este tablet parece ser mais vocacionado para um dos mercados queridos da Cisco: a telepresença e teleconferência; com streaming de vídeo HD, conferências multiutilizador, e a possibilidade de criar, editar e partilhar conteúdos entre os vários intervenientes.
Ao contrário do iPad, que nem uma simples câmara VGA tem, este Cisco Cius conta com uma câmara frontal 720p HD capaz de capturar vídeo a 30fps.


YouTube Flash e HTML5

O Google, na categoria do YouTube, veio a público esclarecer algumas questões relacionadas com o HTML5 video e o Flash.
Resumindo, embora o HTML5 video seja a meta a atingir, há por agora ainda muitos requesitos que obrigam a que se continue a justificar o recurso ao Flash: desde a gestão do streaming, protecção de conteúdos, acesso a webcams e microfones, etc.

Antenas e iPhone 4

Os relatos sobre os problemas de recepção do iPhone 4 continuam a dar que falar. E certamente que o facto da Apple ter recentemente publicado a procura de engenheiros desta área faz com que mais gente suspeite do que se trata.

Mais um teste recente demonstra o duplo fenómeno relacionado com isto: a atenuação inerente de colocar uma mão como "obstáculo" (estando ou não a tocar no aparelho); e a perda de eficácia da antena ao ser tocada.

Em situações com boa cobertura e sinal de rede, não parece haver grandes problemas:


No entanto, quando o sinal está mais fraco: as diferenças fazem-se notar mais drasticamente:

A única coisa que faz falta para que este teste me "convencesse", seria comparar estes resultados com um iPhone 3G. Afinal, se se vier a demonstrar que o anterior modelo já tinha este "problema", e que o iPhone 4, mesmo com sinal reduzido se comportar melhor que o anterior... deixa de ser um "problema" assim tão grave como tem vindo a ser descrito, não?
Mas agora que tenho um iPhone 4 nas mãos, já posso fazer estas comparações eu mesmo! :)


Mapquest com cara lavada

É certo que a grande maioria instintivamente recorre ao Google Maps sempre que precisa encontrar alguma coisa "geográfica", mas isso não impede que outros serviços ofereçam os seus préstimos.
O Mapquest apresenta hoje o seu site rejuvenescido com algumas funcionalidades interessantes que poderão querer explorar: como mapas e rotas personalizadas que podem guardar, integração com os serviços sociais (Facebook, Twitter, etc.), entre outras.


Seagate lança disco Externo de 3TB

Era mesmo disto que eu precisava... uma dúzia deles s.f.f.
A Seagate apresentou o primeiro disco externo de 3TB.

E não pensem que no seu interior encontram 2 discos de 1.5TB... é mesmo um único disco de 3TB.
Este FreeAgent GoFlex Desk de 3TB tem no entanto algumas particularidades que vos poderão fazer repensar o vosso apetite: é que tal capacidade requer o uso de um sistema operativo de 64 bits para que possam aceder a mais de 2.1TB.

Portanto, antes de começarem a poupar os $250 pedidos.

Este disco vem com USB 2.0 (buh!) mas pode ser expandido para FireWire 800 ou USB 3.0.
Quanto a ver estes discos no interior de um computador... isso só será possível quando mais computadores tiverem trocado as velhas BIOS pelas mais modernas EFI.

4 comentários:

  1. agora falta a apple vender um acessório para captar melhor o sinal e está o problema resolvido. os clientes ficam com boa recepção e a apple com mais dinheiro :p

    ResponderEliminar
  2. "Procura-se engenheiros de antenas"

    Dá-se preferência a canhotos? :-)

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. Sobre a questão da Antena do IP4 a anandtech fez testes à antena e a outros aparelhos para comparar e compôs uma review muito interessante.
    O que salta imediatamente à vista é a forma como as barrinhas de sinal são mostradas e o que significam.

    Vejam em
    http://www.anandtech.com/show/3794/the-iphone-4-review/2

    ResponderEliminar