2010/06/15

Novos Mac Mini

Para além do início das pré-reservas do iPhone 4, a Apple tem também um pequeno novo brinquedo já disponível:

Mais rápido, com duas placas gráficas, mais eficiente... é assim que a Apple descreve o seu novo Mac Mini, que tem o habitual design "todo em alumínio" que já bem conhecemos (mas com uma tampa de acesso na parte inferior para facilitar o acesso e upgrades - até 8GB de Ram.)



Passam também a ter uma ficha HDMI, dispensando incómodos adaptadores, o que aliado à nova placa gráfica Nvidia GeForce 320M, irá permitir o seu uso como media center FullHD.

O novo Mac mini tem um CPU Intel Core 2 Duo a 2.4GHz ou 2.66GHz, disco de 320 ou 500GB, 4 portas USB, 1 porta Firewire 800, slot SD, bluetooth, Gigabit Ethernet, WiFi N, Mini DisplayPort, e HDMI (com adaptador para DVI incluido.)

Ah, e digam adeus ao transformador externo, que agora passa a estar integrado na caixa.

13 comentários:

  1. aralmeida15/6/10 11:10

    Voto já neste para o fundo de gadgets :D

    ResponderEliminar
  2. João Sousa15/6/10 12:59

    Se o antigo Mini e a Apple TV tivessem copulado, esta seria a cria.

    ResponderEliminar
  3. Realmente o João Sousa acertou na observação. Foi o que me pareceu também. Mas este mac mini está bastante interessante, apesar de o preço a $699 ser demasiado alto para aliciar interessados (com essa massa compra-se um portátil semelhante, e por pouco mais até o macBook branco resolve).
    Mas vá lá... tem de tudo o que é normal Apple mais: duas placas gráficas, leitor de cartões SD e saida HDMI.
    Boa jogada esta a do HDMI...

    Gostei mais até da versão Mac Mini server (que não aparece aqui no artigo), que desta vez usa discos a 7200rpm (antes eram os de 5400). fazia-me jeito...

    ResponderEliminar
  4. Demasiado caro

    ResponderEliminar
  5. Mais uma boa proposta para o fundo dos Gadgets.

    Mas é caro, realmente.... A Apple quer é ganhar dinheiro

    ResponderEliminar
  6. Mas este não substituirá a Apple TV ? Haverá ainda alguma novidade da Apple nesse sentido ?

    Pois acho que têm um preço muito alto para competir com o Google TV e com a Boxee Box.

    ResponderEliminar
  7. Certamente já andavam a trabalhar nisto há algum tempo, e é certo que não poderá competir com o Google TV/Apple TV/Boxee e demais media "hubs" que estão previstos chegar nos próximos tempos.

    Não é barato... (e eu continuo a preferir o meu Giada de 175€ :) ... mas para quem estiver disposto a pagar pelo "estilo", fica agora com este brinquedo disponível.

    ResponderEliminar
  8. João Sousa15/6/10 18:37

    Nasp: a Apple quer é ganhar dinheiro? Céus, não sabia que a Microsoft, Google ou HP eram organizações de caridade... :-)

    Mas comparando com o Mini de 499 euros que comprei há seis meses, concordo que o preço de 799 euros não esteja bem avaliado, mesmo contabilizando a queda do euro e a subida dos impostos. [799, a sério, Apple? Olhem ser o euro que ainda vale 1,2 dólares, não o contrário.] Infelizmente, parece que a Apple está sempre um bocado aos papéis quando se trata do Mini. E é pena, porque eu estou tremendamente satisfeito com o meu e considero-o uma excelente máquina.

    ResponderEliminar
  9. Carlos,

    É possível desenvolveres mais tópicos relacionados com Media Centers?

    Sobre o teu Giada por ex...

    Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
  10. Uma review a sério ao Giada anda prometida há muito, eu sei... O raio do tempo insiste em passar a voar!
    Deixa ver se isto acalma um pouco depois do HTC Desire e do iPhone 4... ufff... que esta semana e a seguinte vai ser de loucos!

    ResponderEliminar
  11. Duas placas gráficas? Só identifico uma placa gráfica nas especificações. Com 2x, penso que pretendem dizer (2x mais rápido).

    http://www.apple.com/pr/library/2010/06/15macmini.html

    ResponderEliminar
  12. @Ravage
    Estava convencido que utilizava a mesma técnica que nos MacBooks... uma integrada low power, e a Nvidia mais potente quando necessário...

    ResponderEliminar
  13. @ Ravage: Fui que fiz confusão. Realmente só tem uma só placa gráfica.

    @ Nasp: O Mac mini é um computador e não um Media center, apesar de agora até parecer. Por isso não é um substituto da AppleTV que custa bastante menos (€269) e sim é o que a Apple entende por Media Center.

    ResponderEliminar