2010/07/08

Android 2.2 no Nexus One


Foi pena não ter podido experimentar no HTC Desire, mas aqui estão algumas coisas que os utilizadores vão apreciar no novo Android 2.2 Froyo (que por esta altura já deverá ter chegado a todos os Nexus One.)

Update All
Finalmente acaba-se com a necessidade de actualizar dezenas de Apps uma a uma. Podem actualizar todas elas com um só toque - e só terão que tratar delas caso necessitem permissões diferentes das anteriormente definidas (para que uma App "camuflada" não possa posteriormente ganhar acesso a coisas que não devia através de um update.)
Nas Apps de confiança podem igualmente definir que as querem ter sempre automaticamente actualizadas; para que nem tenham que se preocupar com isso.


Apps no cartão SD

Já era algo que podia ser feito por quem "soubesse", mas com o 2.2 torna-se mais simples mover as Apps para o cartão SD libertando a memória interna do vosso Android.
No entanto, não deixa de ser uma coisa que ainda me parece muito "verde" e a necessitar de mais polimento.
É que, não podem instalar uma App directamente no cartão SD; precisam instalá-la para a memória interna e só depois movê-la para o cartão. E claro, caso queiram aceder aos vossos dados via USB, o Android perderá o acesso ao cartão SD, com essas Apps a deixarem de estar acessíveis...
Algo que me parece demasiado "complicado" para muita gente....


Hotspot WiFi

Para além do tethering, o Android 2.2 passa a contar também com a possibilidade de criarem o vosso próprio hotspot WiFi para partilharem a internet com outros dispositivos WiFi.
Mais uma excelente funcionalidade que irá fazer as delicias de quem tem Androids... e dos seus amigos com aparelhos WiFi desejosos de irem à net! :)


Home Screen


O home screen passa também a contar com o acesso rápido à internet e ao "telefone", a partir de qualquer ecrã. (Esta era outra das coisas que me "baralhava" nos Android... ter que andar a procurar em que ecrã tinha deixado o icon do browser.
Mais um "problema" que fica resolvido...

A caixa de pesquisa sofreu também melhoramentos, permitindo agora seleccionar que coisas querem pesquisar (só Apps, só contactos, etc) tornando-se bastante mais rápida.


Desempenho

Quanto ao desempenho do Javascript, este Android 2.2 faz "milagres" face ao 2.1 -  e faz também com que a Apple também tenha que se mexer bastante para optimizar o seu Safari Mobile... já que nos benchmarks mais habituais... leva uma cabazada!


Claro que também há que salientar a existência do Flash 10.1 que permite o acesso a conteúdos Flash... (o que embora faça com que as páginas web fiquem mais "pesadas", pode facilmente ser contrabalançado optando por carregar apenas os conteúdos flash que se desejem - e evitando, por exemplo, banners publicitários, etc.)


Notificações Push e Backups na "Cloud"

O Android 2.2 conta também com algumas mudanças bem interessantes no seu interior. Existem agora as mensagens Push, que dispensam a necessidade das Apps estarem a pedir informações regularmente (com as previsíveis melhorias a nível de autonomia, etc.)
Mas, estas notificaçoes - ou melhor dizendo, mensagens - push vão mais além do que simples "avisos".
Este serviço pode ser usado para praticamente "tudo" o que um developer desejar. Pode enviar uma mensagem que faça com que a sua App realize uma determinada função (requisitar o local onde estão, enviar um email, fazer o refresh a uma página web, etc.) sem que o utilizador tenha que se chatear com isso.

Existe também um novo serviço que permite que qualquer App possa efectuar backups na internet sem que o utilizador se preocupe. Em caso de roubo ou troca de equipamento, o processo de transferência para o novo dispositivo será assim facilitado.


Conclusão: uma excelente actualização do Android, que só nos deixa ainda mais curiosos com o que estará para vir com o Android 3.0! :)


Quem tem também motivos para estar contente com o sucesso do Android é a HTC, que no último trimestre viu as suas vendas subirem 63%.

12 comentários:

  1. instalá-la para a memória internet

    deve ser interna né?

    ResponderEliminar
  2. Corrigido (que seriam dos meus artigos sem estes typos disléxicos que vocês descobrem sempre... :)

    Mas olha que dá-lhe mais um anito ou dois... e efectivamente estaremos a instalar coisas para a "memória da internet"! ;)

    ResponderEliminar
  3. atao prepara te para ver td ainda mais facil mm sem 2.2:
    www.androidcentral.com/appbrain-introduces-fast-web-install-install-android-apps-over-web
    http://www.appbrain.com/app/com.appspot.swisscodemonkeys.apppusher
    daki a nada ja ponho o artigo no androidpt.com

    ResponderEliminar
  4. Aqui dois vídeos do Android 2.2 (com e sem Flash)

    http://www.viddler.com/simple_on_site/1633c528

    http://www.viddler.com/simple_on_site/1c9bc75c

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu no meu Magic já tenho o 2.1 :) Estou ansiosa para experimentar o 2.2

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Martta poder podes... so q n ta la grande coisa....
    mas amanha ja testo a nova alpha de cyanogenmod6 e digo te qq coisa... ja sabes q vai levar wipe :)
    mas ja tas habituada... e pensar q há 10 meses atras batias a pés juntos q n kerias root :DDDDD

    ResponderEliminar
  8. BUGabundo... isso é o que todos os noobs dizem :P

    ResponderEliminar
  9. Então eu estou como a Marta há 10 meses. :)

    Ainda estou com o meu Magic unrooted com 1.5 + HTC Sense. Mas as actualizações oficiais estão a demorar tanto (se é q alguma vez vão sair) que para a semana quero ver se meto o cyanogen nisto.

    ResponderEliminar
  10. «O home screen passa também a contar com o acesso rápido à internet e ao "telefone", a partir de qualquer ecrã.»
    Esta acho q é uma solução para um não-problema e perfeitamente dispensável. Afinal a tecla home serve para alguma coisa! :) (e alguns Androids como o HTC Magic até têm tecla para "telefone")

    Mas updates facilitados ou automáticos, instalar apps no cartão SD, e backups na "cloud" são bem vindos.

    ResponderEliminar
  11. Este Froyo está realmente "apetitoso" ;)

    Mas já vem aí mais um concorrente ao virar da esquina:
    "MeeGo Demolishes Android 2.2 in Javascript Test"

    http://carrypad.com/2010/07/08/meego-demolishes-android-2-2-in-javascript-test/

    ResponderEliminar
  12. Nelson ja sabes q podes contar com todo o know how da comunidade portuguesa de Android, bem como da wiki da CM:
    http://wiki.cyanogenmod.com

    ResponderEliminar