2010/07/15

Apple vai Falar do iPhone 4 Amanhã



Pois é, as antenas do iPhone 4 continuam no centro das atenções, e há quem já tenha feito as contas ao eventual custo de uma recolha de todos os equipamentos: 1.5 mil milhões de dólares.
E considerando o volume de vendas, a cada semana que passe sem uma decisão estes valores estão sempre a subir ao ritmo de $200 milhões por semana.
O que é certo é que toda esta celeuma continua a dar que falar e a subir de tom; algo que já forçou a Apple a fazer algo inédito: a Apple irá realizar uma conferência de imprensa especial sobre o iPhone 4 amanhã.

Não esperem grandes novidades. O mais certo é a Apple continuar com a posição oficial já demonstrada; dizendo que a recepção do iPhone 4 é melhor que nunca (e na verdade é), e que a degradação do sinal é algo natural que acontece em todos os aparelhos (embora de forma mais/menos notória, e no caso do iPhone 4 exacerbada pelo toque na antena naquele ponto crítico.)

Na sua melhor tradição irá também continuar com o que já foi dito: quem não estiver satisfeito, que devolva o iPhone 4 sem qualquer penalização! (Gostava de saber quantos o fizeram....)


De qualquer forma, o Consumer Reports - responsável pelo último grande "burburinho", que até causou a quebra percentual nas acções da Apple - já veio também confirmar que, caso se use uma capa protectora, o "problema" desaparece.




Quanto à prometida actualização do iOS4.1... tal como se suponha, apresenta alterações meramente cosméticas que em nada alteram a verdadeira qualidade do sinal, e é ridículo que até tenham aumentado o tamanho das barras (lá se vai a "simetria".)


O que é certo é que até a Microsoft já chama ao iPhone 4 o "Vista" da Apple (e até acho que estão a ser simpáticos... se lhe chamassem o "Windows ME" da Apple - aí é que as coisas seriam graves! ;)


Pessoalmente, acho que tudo isto continua a assumir dimensões manifestamente exageradas; mas... vejamos o que a Apple terá a anunciar amanhã.

5 comentários:

  1. O aumento das barras é para não parecer tão mal o sinal baixo

    ResponderEliminar
  2. Isto ainda vai ficar na história da electrónica de consumo como o maior não problema de sempre. Cada vez mais me parece que o efeito da antena não é defeito, mas feito. Vejam o Samsung Galaxy a fazer exactamente o mesmo:
    http://www.youtube.com/watch?v=LROTHrTR92k

    ResponderEliminar
  3. The Wall Street Journal is reporting that a "person familiar with the matter" has told them that Apple will not be recalling the iPhone 4 and it's faulty antenna tomorrow.

    http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704682604575369311876558240.html?mod=WSJ_hps_MIDDLESecondNews

    ResponderEliminar
  4. João Sousa16/7/10 14:03

    Eh pá, o dia está-me a correr mal e esta treta faz-me passar ainda mais dos carretos. Se o dia me estivesse a correr bem, talvez me limitasse a encolher os ombros e a fazer um sorriso bonacheirão.

    A coisa começa a tornar-se kafkiana. Há vários elementos nesta história que começam a deitar cheiro a fossa. Ainda há pouco estava a falar com uma cliente no meu telemóvel não smartphone e, como estava numa zona de pouca rede, tinha que colocar os dedos em "pontas de bailarina" para que a conversa não caísse. E eu faço isto já inconscientemente, tal como o fiz para os meus telefones anteriores que tinham, cada um deles, truques para rede fraca. Quem, como eu, atravessa diariamente o Tejo e usa TMN, rapidamente os aprende.

    No caso do iPhone, pelo que tenho lido, temos um telefone que tem recepção melhor do que os modelos anteriores e que consegue fazer chamadas em locais onde os modelos anteriores não (pelo que li, precisamente porque a antena é exterior). Em condições de sinal fraco, tocar um determinado ponto causa a queda da chamada.

    Ora! Se a antena não estivesse à vista de toda a gente, com umas marcazinhas para servir de alvo, gostaria de ver o que o pessoal diria.

    Ao contrário do que o Axxantis afirma, não penso que isto seja um "não-problema". Isto tornou-se um verdadeiro problema. A questão da internet é que uma "treta", ao espalhar-se como fogo em palha seca, torna-se "verdade". Se suficiente gente repetir que há um problema, então há um problema, até porque "não sou eu que digo, é toda a gente na internet".

    NOTA1: se eu acho que a Apple deve encontrar forma de minorar a ocorrência, como uma qualquer substância isolante? Claro que sim. Mas espero que isto se torne, então, prática corrente na nossa relação com os fabricantes de telemóveis.

    NOTA2: se eu fosse fazer um prognóstico, diria que a Apple afirmará ser uma simples consequência desta concepção; que tal como os meus professores na faculdade diziam, qualquer opção técnica que se tome costuma ter prós e contras; que quem quiser devolver o produto, tem como sempre teve o período de 30(?) dias. E que vai oferecer as capas para os donos de iPhone que o requeiram (ou então, vai fazer nas suas lojas um qualquer revestimento de isolamento).

    NOTA3: o senhor da Microsoft, Kevin Turner, personificação do termo "douchebag", também merecia uns comentários (tal como também merecia uma omeleta na cara). Mas vou almoçar, dormir a sesta e, se estiver mais bem disposto, talvez me dedique ao assunto.

    ResponderEliminar
  5. @João

    Concordo completamente com tudo o que disseste.

    O que é certo é que dificilmente o iPhone conseguirá ver-se livre deste estigma.
    Já estou a ver que sempre que alguém andar com um iPhone numa capa virá logo alguém dizer: "Ah, pois... tens um iPhone 4 tem que ser!"
    Mesmo se o utilizador apenas pretende evitar riscos ou coisa que tal...

    São coisas que já se sabem... Anyway, cada um terá direito à sua opinião, e cabe igualmente a cada decidir se prefere seguir "as massas" feito carneirinho, ou se prefere analisar as coisas pela sua própria cabeça e chegar às suas próprias conclusões.

    ResponderEliminar