2010/07/20

Notícias do Dia

Mais um fabricante que descarta o Windows em detrimento do Android no seu Tablet, eBooks e XMDF, um novo motor de pesquisa, ainda a segurança... e até programas que já vão parar ao museu!


Asus abandona Windows no Eee Pad em favor do Android

Mais um fabricante que chega à conclusão que mais vale empregar o seu tempo a desenvolver coisas com futuro, do que a tentar reinventar a roda. A Asus abandonou a ideia de poder utilizar o Windows CE no seu Eee Pad, optando por usar o Android.

Eu bem os compreendo... não é que o Windows CE seja mau - na realidade é um dos melhores produtos da Microsoft, o único sistema operativo real-time da MS! - mas vai sempre dar ao mesmo; exceptuando os casos em que é utilizado sem interface, ou com um único interface bem definido... adaptá-lo para uma utilização completamente orientada para o toque torna-se num esforço inglório... Ainda mais quando o Android oferece esse mesmo interface, com um ritmo de desenvolvimento impossível de acompanhar por uma qualquer empresa sozinha.

Portanto... metam este Asus Eee Pad na lista... pois é coisa que queremos ter por cá o mais rapidamente possível! :)


Amazon já vende mais eBooks que Livros
Sinais dos tempos: a Amazon diz que a venda de livros electrónicos (eBooks) para o seu Kindle já ultrapassa o volume de vendas de livros físicos "de capa dura."
Embora muitos continuem a não trocar a experiência de folhear um livro de papel pela sua versão digital electrónica, o que é certo é que isto demonstra que muitos outros começam a valorizar a comodidade do acesso imediato, e da portabilidade fácil de toda a sua colecção numa pequena bolsa.


XMDF - Novo formato para Revistas Digitais?

Parece que é essa a ideia da Sharp, que acha que ser necessário um novo formato aberto vocacionado para a nova geração de publicações digitais que começam a surgir nos tablets. Com este XMDF, a Sharp diz ser possível integrar e expandir a experiência dos livros digitais... A mim parece-me que seria mais simples continuar a apostar na evolução do HTML...


Nokia Siemens compra Divisão Wireless da Motorola

Falando de gigantes que crescem ainda mais, a Nokia Siemens comprou a divisão wireless da Motorola. Não deixar de ser um pouco triste ver a Motorola, um dos "maiorais" desta área a despedir-se assim desta forma (embora vá continuar a manter as patentes, e o controlo sobre o sistema utilizado nos EUA.)


Blekko - Um novo motor de Pesquisa
Embora pareça loucura alguém aventurar-se no mercado da pesquisa online, onde o Google reina supremo sem aparente competição à altura, eis que um novo motor de busca está prestes a surgir: o Blekko.

Sabendo que não pode competir "directamente" com o Google, o Blekko aposta na facilidade do refinamento das pesquisas para atrair e cativar os seus próprios utilizadores.


Apple doa MacPaint para o Museu


O MacPaint, programa que certamente ainda trará muitas memórias a alguns leitores (imagino eu...) foi doado pela Apple para que passe a integrar o Museu da História dos Computadores.
É impressão minha, ou ter programas de computador a irem para um museu... faz-me sentir... velho? ;)


Sistemas Industriais nos Estados Unidos e Irão sob ataque do Worm Win32/Stuxnet

Olhem, bem a propósito da notícia que vos dei daquela falha de segurança nos Windows, segundo um press release do ESET, essa falha está a ser utilizada para atacar as estações de produção de energia e outras instalações industriais.
De acordo com o ESET Virus Lab, o worm já está activo há vários dias, especialmente nos Estados Unidos e Irão. Mais concretamente, cerca de 58% das infecções surgem nos Estados Unidos, enquanto 30% estão localizadas no Irão. Chegam também notícias de infecções na Rússia, sendo que este número pouco ultrapassa os 4%.

4 comentários:

  1. A comparacao com os livros de capa dura nao é justa. Quando se compra um livro de capa dura nao é para andar no bolso como um ebook. Qd as percentagens chegarem a esse ponto em relacao a *todo* o tipo de livros, entao sim é noticia. :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho medo que a história do XMDF tenha resultados do tipo DVD+R/DVD-R, Blu Ray/HD-DVD... E depois de um ser declarado vencedor, em que o consumidor pode dizer "agora é que eu vou comprar um leitor/gravador" já começam a aparecer os formatos substitutos.

    ResponderEliminar
  3. @Paulo Oliveira:
    Nem mais! O "nosso" mundo precisa de mais um formato de ficheiro!? O HTML 5 não serviria muito bem?

    Já quanto a compatibilidades, penso que estaremos salvaguardados até certo ponto, pois estamos a falar de software e não de hardware directamente... Normalmente, resolve-se com um update ao firmware, a não ser que a Sharp queira lançar o formato com hardware específico - mas então, aí não seria um "formato aberto" ;-)

    ResponderEliminar
  4. E já agora, transcrevo o meu comment ao artigo:
    "
    Posted on 07/21/10 at 17:17 by Antonio Rodrigues

    "the point here is to be capable to offer e-Books, every kind of e-Books like simple stuff you can find on a Kindle to a fully featured book experience with Video or Audio, style effects and so on not only to phones, iPad like devices, but also to a wider range of products including TVs, Set Top Box, Gaming devices either mobile or not."
    Wouldn't HTML 5 do it? Do we need *another* file format, just to do the very same thing? Hum... oh, wait! That one will come out and play... DRM! No?"

    ResponderEliminar