2010/07/23

Notícias do Dia

A Internet a menos de um ano de ficar sem endereços livres, o WebOS 2.0 a caminho, bugs no iOS4, lucros da Apple e Nokia, e uma falha grave de segurança no Safari.


LG prepara OLEDs de 50"?


Parece que as TVs OLED de grandes dimensões afinal estão mesmo "prestes" a chegar... a LG está a investir numa fábrica de nova geração para 2012, que supostamente poderá fabricar painéis OLED de 50"!


Palm confirma WebOS 2.0

Era o que se suspeitava, mas agora veio directamente de alguém que tem obrigação de saber o que diz: Jon Rubinstein, ex-CEO da Palm, que diz que o WebOS 2.0 virá lá mais para o fim do ano. Óptimo! Cá estaremos para o ver em acção. :)


iOS4 com Bugs (também) no Bluetooth


Não é novidade... já por várias vezes disse que este iOS4 do iPhone (agora 4.0.1) mais parece uma versão beta. Os últimos relatos apontam para que haja também algum bug que faz com que o funcionamento com dispositivos Bluetooth possa ser problemático.


Apple líder de vendas... e na Insegurança também

A Apple teve um aumento de 77% nos lucros, graças às vendas de mais de 3 milhões de Macs, e mais de 3 milhões de iPads (para além de muitos mais milhões de iPhones e iPads.) E mais iPads não se vendem porque... não se conseguem fazer os suficientes para as encomendas!
(Aliás, não deixa de ser interessante ver o iPad a inflitrar-se um pouco por todo o lado... O que mostra o quanto as minhas "previsões" estavam correctas, e quanto aqueles que vaticinavam um "flop" estavam errados.)

Noutro aspecto menos positivo, a Apple passou a liderar a tabela de software com mais falhas de segurança.

E bem a propósito dessa insegurança...


Falha crítica no Safari expõe Dados do Utilizador

Se utilizam o Safari, desactivem a opção de preenchimento automático dos formulários, pois isso abre as portas a que um site malicioso possa ter acesso a todos os vossos dados.


Lucro da Nokia cai 40%

Enquanto umas companhias sobem... outras descem. A Nokia, inabalável gigante de outros tempos, tem tido quedas acentuadas nos lucros, que neste trimestre caíram 40%. (Mesmo assim, ainda são várias centenas de milhões de lucro.)



Internet a chegar ao fim da linha...

A este ritmo, falta menos de um ano até que os endereços possíveis pelo protocolo IPv4, se esgotem.
Muitas empresas começaram já a migração e adopção do novo protocolo IPv6, que promete acabar de vez com este tipo de problemas ao possibilitar um espaço de endereçamento milhões de vezes superior.
A bem ou a mal, o que é certo é que não haverá forma de evitar esta transição forçada... pois a internet continua a crescer... e não há como parar.

13 comentários:

  1. Pffuf...quem nao ve interesse no iPad sao pessoas que:
    a) nao tem dinheiro para comprar um e sao tipicos haters;
    b) nunca experimentaram o iOS :o)

    Quanto ah Apple estar a liderar a tabela de software com mais falhas, e normal..ah medida que a utilizacao aumenta, cada vez mais utilizadores vao encontrar falhas, researchers vao comecar a testar as apps e aumenta tambem a pressao dos developers para corrigirem cenas ah pressa ;o)

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  2. @Carlos Bluetooth n Blutooth
    @Miguel ja mexi em iPads varias vezes, e felizmente tenho dinheiro para forrar o meu quarto com caixas de ipads... mas n o compro! tao simples qt isso.
    sim o HW 'e bom (fora alguns promenores), mas n gosto nem do OS nem da politica da empresa!

    @carlos nokia a perder? aonde?!?
    http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1372013
    a olhar para estes numeros, ainda n e' este ano q perde

    ResponderEliminar
  3. @BUGabundo
    Tens lá o link para a fonte. E ninguém falou em ganhar ou perder, ou volumes. Foi o *lucro* que levou um rombo de 40% neste trimestre.

    ResponderEliminar
  4. Para o iPad continua a ser um iPad a nivel tecnologico/dispositivo. Agora a nivel de lucros para a Apple? Quem me dera ser o dono do iPad, ou melhor da marca Apple.

    Quanto à nokia quem quiser analisar os dados oficiais tem aqui: http://www.nokia.com/results/Nokia_results2010Q2e.pdf e tire as suas conclusões. Esta fonte é de certeza melhor que a que o Carlos encontrou :)

    ResponderEliminar
  5. lol até estava a achar estranho não estarem já aí os fans todos a mandar vir mas só agora reparei que a primeira fase do meu post não faz sentido. Cá vai a correcção.

    Para mim o iPad é um flop a nivel tecnologico/dispositivo. Agora a nível de vendas para a Apple? Quem me dera ser o dono do iPad, ou melhor da marca Apple. É que podia ficar a dormir à sombra da baneira, colar o simbolo da maça nas bananas que esta desse e vender. :) PS: gostei desta ultima frase :p

    ResponderEliminar
  6. @Luis Miguel Silva

    "nao tem dinheiro para comprar um e sao tipicos haters"

    Esse comentario é TOTALMENTE desnecessário... nunca vi ninguem a ser rude simplesmente por ser pobre como nunca vi ninguem a ser simpatico so por ser rico.

    Posso nao ter dinheiro para comprar um iPad, mas também nao sou um 'hater'...

    ResponderEliminar
  7. Ainda discordo da necessidade de um IPad. E especialmente desse que tem apenas 256 de Ram.

    Ficará obsoleto rapidamente, para mim, não dura mais de 6 meses. Especialmente se a própria Apple lançar um sucessor com 512 ou logo 1Gb de RAM. E não adiantará um upgrade do SO.

    Logicamente eles continuam vendendo, especialmente por estarem chegando ao outros países somente agora. Sempre haverá os fans da Apple em qualquer país.

    Não deixo de dar os parabéns para a Empresa Apple em si, por seu marketing excelente, conseguindo vender esse produto encaixotado para a população genérica.

    ResponderEliminar
  8. Bugabundo: uma coisa e forrar a caixas, outra coisa e forrar a iPads! hehehe ;oD

    Mas agora mais a serio, a minha resposta e para ti mas especialmente para o Anonimo...

    Nao sei porque e que a carapuca vos serviu meus amigos?

    Pelo que vejo, a maior parte das pessoas que fala mal e MESMO por achar que o aparelho e caro e entao toca a descascar nele que e para justificar a impossibilidade de o terem...

    Ja agora, qualquer gajo pode ter um...vivemos numa era onde os creditos sao do mais comum :o) lol.

    De qualquer forma, essa e a minha experiencia no que toca ao iPhone / iPad.
    Tambem andei a evitar comprar um e, embora nao falasse especialmente mal, dizia "bah, e limitado, vamos estar a pagar a marca...e mais nao sei o que"...

    Ate ao dia em que o Carlos Martins me esteve a mostrar como ele funcionava...ai sim, mudei de ideias.

    Nunca fui gajo de gastar mais de 500 euros num telemovel, EXCEPTUANDO o meu anterior ao iPhone, um HTC TynTN II porque achei que me ajudaria no meu trabalho...

    Fiquei estupidamente desiludido e choro o dinheiro que gastei nele...

    Quanto ao iphone, estou satisfeitissimo com ele desde o dia em que o comprei! Nunca tive um telemovel que me tenha permitido ser tao produtivo (mas e claro que o facto deles terem associado planos de dados com "flat rates" a esses telemoveis tambem ajudou pra caracas)..

    p.s. estou-me pouco cagando para se voces tem dinheiro para comprar um ou nao :oP desde que sejam felizes e nao chateiem ninguem, isso e que eu quero ;o)

    ResponderEliminar
  9. Quanto à liderança da Apple na tabela das falhas de segurança gosto de ver que não se tratam de falhas no sistema operativo, mas essencialmente no Safari e nos third party Adobe Flash, Reader e Java. ;)

    ResponderEliminar
  10. @Luis Miguel Silva

    Enquanto estudante nao me posso meter em creditos, mal tenho dinheiro para as propinas...

    Quanto ao preço nem acho que fuja muito ao "padrão", é um pouco mais caro mas nem é muita diferença. O que mais me indignou foi o facto de chamar hater a toda a gente que nao tem um. Nao tenho porque nao posso, porém nao ando a falar mal de um produto que ate me ia ser bastante util ;)

    ResponderEliminar
  11. @Luis

    Mas olha que, tal como o iPhone te impressionou quando to demonstrei... não invalida que daqui por uns tempos te mostre um Android e fiques impressionado novamente. :)

    O Galaxy S, por exemplo, foi o primeiro que... caso tivesse que comprar o "primeiro" smartphone... já ficaria a hesitar entre os dois.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Anonimo,

    Tens razao, a minha frase saiu um pouco ao lado :o)
    Deveria ter dito que, "na minha opiniao, a MAIOR PARTE das pessoas"..bla bla bla :o)

    p.s. tambem nao te estava a aconselhar creditos amigo, acho que devemos sempre evita-los ;o)

    Hugz!
    Luis

    ResponderEliminar
  13. Carlos:

    Sem duvida nenhuma! E ca estou ha espera desse dia!
    Queremos e evolucao que beneficie o consumidor final!

    Neste momento, continuo a achar que o iPhone e o que mais me enche as medidas!

    Acho que foi altamente porco da Apple nao lancar o iPad com os 512mb ram e camera mas pronto...sao as regras de negocio deles :o)

    Eu ca estarei para avaliar se vale a pena gastar dinheiro numa segunda ou terceira edicao [ou se irei para outro aparelho qualquer] ;o)

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar